terça-feira, 25 de outubro de 2011

Torcida animada

Hoje fecho a publicação dos achados do Nelson Ely Filho, que já apareceu por aqui pilotando DKW e seu Opala Divisão 3 de arrancada.

Em 1972 Tarumã recebia a segunda edição das 12 Horas realizadas no circuito de Viamão. Entre os 34 inscritos estava o único exemplar de um Aero Willys que participou com regularidade de provas automobilísticas no Brasil. Para dividí-lo na pilotagem, o proprietário Sady Abê chamou Ely.

Abaixo estão alguns registros daquela prova, todos feitos já na parte da manhã. Além do #86, aparecem vários Fuscas como o #8 dos irmãos Reginatto, o #14 do "Sapinho" e do "Janjão" Freire, o #12 de Ricardo Trein e Rico Harbich e o #7 de Arnaldo Fossá e Victor Steyer, que fazia sua estreia nas competições. "Janjão" acabou capotando o #14 no Tala Larga, mesmo assim conseguiu retornar à prova.

Belas fotos, feitas pelo "Pé-Friu". Notem a quantidade de barracas no Tala e no Laço e a animação da turma mesmo após horas de prova.

Valeu, Nelson!





Fonte das imagens: arquivo Nelson Ely Filho.

7 comentários:

Clóvis Irigoyen disse...

Lembro-me dessa prova.
O Sady devia ter algo contra a reta, saía da nove, entrava nos boxes, parava um pouco, e retornava naturalmente na saída dos boxes e direto na "Um". Mas se recusava passar pela reta, (rsrsrsr).
E ninguém me contou, meninos eu vi!
Sobre as barracas recordo que Tarumã ficava lotado nas "12h". Anos "70", muita churrasqueira a noite toda, bebidas, rock, fumaça!... Bah.....

Anônimo disse...

Buenas!
Uma vez fomos ver as 12h com um Citroen do André Knack lá de Sapiranga. Barraca, carne, carvão, e muita bebida. Nem ví a largada, depois de uns tragos de "Black Lable". Só acordava quando passava um DKW de Taquara com o seu ruído caracteristico. Minha tia nem lavava as roupas, jogava fora. Belos tempos.
Pedrão-SMO

Anônimo disse...

Bah que fotos bem tri!!tem uma turminha bem animada nas telas!!hehe,12 horas sempre sinal de festa!!

marcelo vieira

luizborgmann disse...

Eu estava lá. A participação do Aero em prova longa foi uma audácia da Mecânica Sadi, porém bem vista pela torcida. Me parece que nesta prova o Aero utilizava o motor 3 litros do Itamarati com dupla carburação, ou era mais desenvolvido? Agora, em relação ao consumo, a equipe de reabastecimento deve ter levado um caminhão tanque, mas só o Ely ou o Sadi podem dizer a respeito.
luiz borgmann

Carlos Giacomello disse...

Pelo que eu sei, este Aero Willys ainda existe.

Anônimo disse...

Este Aero pelo que sei foi destruido em uma pandacada ente a 1 e a 2 se bem me lembro com um JK(Claudio Mulller ou Bokão). O Sadi recebeu do filho uma replica dete carro e em uma tarde de sábado de 12 horas estava pronta para andar.
Com relaçao ao consumo normal para um 6 cilindros 3000 +-160 CV diferencial longo 4 marchas.
Eng. da Madrugada

Paulo Schütz disse...

O scidente com o Sadi, entre a 1 e a 2, foi com o Simca, carro que sucedeu o Aero, com o qual voltou a competir após o acidente. Detalhe daquelas doze horas,pelo que lembro é que o motor do Aero foi reformado durante a prova.