quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tarumã em festa

A noite de ontem foi especial. O aniversário do Autódromo Internacional de Tarumã, mais uma vez, não passou em branco. A ideia lançada no ano passado repetiu-se nesse ano, com um atrativo diferente. Se não tivemos a presença de boa parte dos personagens e ídolos que escreveram a história do autódromo como no ano passado, sobrou adrenalina aos que estiveram por lá.

Lembro que no ano passado, durante uma reunião dos Jurássicos surgiu o assunto do aniversário de 40 anos do nosso tão querido autódromo. Após uma rápida mobilização e pouco mais de uma semana depois, naquele memorável 8 de novembro de 2010, cerca de 150 amantes do automobilismo, incluindo pilotos, dirigentes, preparadores, jornalistas e fãs lotaram o restaurante Tala Larga para fazer daquele um dia histórico.

Ontem o parabéns foi cantado novamente, mas antes dele, o que se ouviu foi o som do potente motor de uma Ferrari F430 que levou na carona quem por lá esteve presente para dar uma volta pelos 3016 metros. Guiada por seu proprietário, o piloto Fernando Poeta, Presidente do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, a turma pode se divertir, além de ter a pista disponível para entrar com seus próprios carros.

Antes de encerrar as atividades na pista, um acontecimento poderia ter passado desapercebido, não fosse a dupla que estava a bordo daquele carro vermelho. Uma das maiores rivalidades que o automobilismo gaúcho já viu entrara junto para algumas voltas de fortes emoções. Com Walter Soldan na pilotagem e "Janjão" Freire na carona, todas atenções se voltaram para a pista. O "Paulinho" Hoerlle lembrava que na época da rivalidade, as equipes Glitz e Jardim Itália não podiam nem se olhar. O "Neco Viola", estava surpreso e me disse para não esquecer de registrar aquele acontecimento improvável em épocas passadas. Quem imaginaria que adversários ferrenhos que chegaram a disputar na justiça um título de 1978, agora estavam alí num total clima de amizade e camaradagem. Só um evento como o de ontem para proporcionar esse momento.

Já no restaurante, os discursos carregados de emoção do próprio Soldan, do Fernando Poeta, do Roberto Giordani e do João Sant'Anna foram seguidos pelas palavras de um convidado muito especial, o piloto Dante Carlan, que será o homenageado da próxima 12 Horas de Tarumã, no dia 10 de dezembro. Carlan, hoje com 90 anos de idade, com muita saúde e energia, me dizia depois que pediu ao João para conseguir a ele um carro de corrida para dar umas voltas antes da prova. Disse que ainda é "braço" e que se alguém emparelhar do lado dele, não vai dar mole. Grande, Carlan! Grande, Tarumã!

Foi bom ter estado lá ontem.

4 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

Muito legal Leandro, pena que é tão longe...
Vida longa ao Tarumã!
Abraços empoeirados

Paulo Schütz disse...

Foi uma bela festa, e o momento em que o Janjão se apresentou para sentar ao lado do antigo rival foi muito especial.
A rivalidade dos dois foi uma das maiores do nosso automobilismo, rendeu grandes espetáculos, afinal, ambos grandes pilotos, lembrando o que disse nosso piloto presidente Fernando Poeta: "não existe ex-piloto". Quem sabe não vemos a dupla reunida em um mesmo carro?

Anônimo disse...

Gostaria de poder ter ido, mas compromissos profissionais me impediram. Sanco, na medida do possível, coloca outras fotos dessa festa maravilhosa!!
Valeu. Abraço a todos.

Mauro Corso

Niltão Amaral disse...

Putz, estraguei a foto! :(

To saindo pra Tarumã, ver a final do Marcas/Fusca/Formula!