sábado, 10 de dezembro de 2011

Em ritmo de 12 Horas

Dia desses recebi um e-mail do Ricardo Lazzarotto, que disse que havia se encontrado num post, no tempo em que corria nos Ciclomotores, em 1989. Ele pilotava a motinho #16, que aparece em uma das fotos.

Ricardo contou também que seu pai, Milton havia competido algumas vezes no Tarumã e em provas de arrancadas. Logo associei o nome à pessoa e veio à mente o Milton Lazzarotto, que fez dupla com o "Castrinho" nas 12 Horas de Tarumã de 1973. Pouco depois, recebi do Ricardo várias imagens daquela prova.

Já havia contado um pouco sobre a participação da dupla aqui mesmo, quando o "Castrinho" me enviou alguns registros da prova.

Eles chegaram em 4° lugar na categoria até 1300 cc. Uma matéria de jornal da época, que fez a cobertura da prova, conta que depois de muitos problemas surgidos com o Fusca #87 nas primeiras horas da prova, "Castrinho" descontou o tempo perdido na hora da neblina. Segundo ele, naquela hora em que todos estavam baixando o ritmo de velocidade, ele, sendo motorista de caminhão, não teve problemas.

Falando com o próprio "Castrinho" nesses últimos dias, ele lembrou de mais alguns detalhes da prova: "esta foi a minha primeira 12 Horas e corremos com o Fuca 1300 de rua do finado amigo Milton Lazarotto, placas BD-3849. Colocamos umas portas, capôs e paralamas velhos e uma mecânica resistente com preparação do Lauricio, sob o comando da genialidade do Milton, que era meu Manager como Novato, e a ajuda de todos os amigos automobilistas de Canoas. Na largada da corrida quebrou o parabrisas com uma pedra que saltou do 46 do Lauro Dorneles ou do 47 do "Janjão" e brigamos muito tempo da corrida com os cacos que trancavam os pedais. Chegamos em 4º lugar na categoria e tivemos uma excelente performance na cerração da madrugada quando fomos ultrapassados apenas pelo líder Reginatto e pelo Mestre Cláudio Mueller no JK."

As fotos são muito bacanas e mostram detalhes do público lotando o autódromo mesmo na parte da manhã. Outro detalhe que finalmente consegui identificar é a inscrição que ficava entre as curvas 3 e descida do Tala Larga: "1120 Continental - O som nosso de cada dia."








Bom, hoje é dia de mais uma 12 Horas. Convido a todos para acompanharem a programação da prova que inicia às 19:00 com a corrida da Classic. Entre todos os participantes, uma dupla que vai se emocionar e emocionar Tarumã fazendo a preliminar com o DKW #88, que tanto sucesso fez em sua época.

A largada das 12 Horas será à meia noite e vocês podem conferir o desenrolar dela pelo site da Cronomap.

Estarei no Tarumã e depois da prova contarei aqui no blog o que rolou por lá.

Boa prova a todos, fé em Deus e pé na tábua!

Fonte das imagens: arquivo Ricardo Lazzarotto.

3 comentários:

luizborgmann disse...

O radiador do Ford Corcel #96 do Ervino Presser Einsfeld (será?) é à prova de temperaturas do deserto.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Sim,era o carro do Ervino. Este carro foi feito pela bino, aos tempos do Grecco, trazido pelo Ismael Chaves Barcelos e, posteriormente adquirido pelo Ervino. O radiador era parte do kit que a bino entregava na preparação do concel 1440. Este carro foi ainda do Arlindo Marx e do Carlinhos de Andrade, que correu com ele em provas de novato.
Paulo Schütz























s

Anônimo disse...

Não encontro nada de resultados de 2011. Saudades do velositeRS...