domingo, 12 de fevereiro de 2012

Desafio da Semana

Quem, onde, quando?


Mãos à obra!

12 comentários:

Roberto Giordani. disse...

Bom dia de domingo a todos amigos do Blog do Sanco. A pista é Cavalhada - Pedra Redonda na leve subida que segue logo após a curva da praça da Tristeza. Reparem que o piso central da pista era de cimento e as laterais de paralepípedos irregulares.
O Ano possivelmente 1956 ou 1957, pois o DKW #76 com motor 900 cc. do Seu Iwers estava novinho ainda.
Os dois primeiros carros do grid parecem ser Simca Aronde ou Simca8.
Os pilotos que utilizaram estas viaturas naquela época foram Aldo Costa, Daniel Winck, Gabriel Cuciarelli.

luizborgmann disse...

Está certo o Giordani, que por ali passou muitas vezes na pilotagem e conhece bem o local. Gabriel Cuchiarelli (Gabrielauto) está no #112 e ao lado, no #80, o piloto olha para Cuchiarelli ao vê-lo abrir na dianteira. Poderiam ser Simca 8? No #80 seria o Aldo Costa, que competiu com a marca apesar de não estar com o tradicional numeral que usou posteriormente. Atrás, já pressionando, o DKW de Karl Iwers. É a subida da Tristeza, e o asfalto mencionado por Giordani permaneceu inalterado por décadas. Aquele prédio na foto, lá atrás, existe até hoje. Creio que é final dos anos 1950.
luiz borgmann

Carlos Belleza disse...

Somente estes dois poderiam ser tão precisos, parabens mestres Giordani e Borgmann.
Abração
Catô

Carlos Alberto Petry disse...

Apenas a guisa de curiosidade. em duas ocasiões houveram corridas dentro da cidade de Taquara, na primeira delas correram vaios arros com "patrocínio" da Pepsi-Cola, e um único sem qualquer reclame publicitário, era um Simca 8 pilotado pelo Aldo Costa, o vencidor da prova, isto na preeliminar e na prova de fundo, a principal, novamente o vencedor foi o Aldo Costa, com um Fuca, cujo não tenho certeza se era Porsche ou se era apenas com equipamento Okrasa, mas naquela ocasião no Fuca o Aldo utilizou o numeral 112 e se não foi este foi o 114, o Fuca era bordeaux. A corroborar ou negar minha memória, invoco meu amigo Chico de Taquara.

Anônimo disse...

Muito boa a foto. A primeira vez que que vejo uma largada com música. Do lado esquerdo da foto aparece um maestro e dá para visualizar também um cidadão, ao que parece, tocando saxofone. Naquele prédio que o Borgmann cita em seu comentário, localizava-se a filial Tristeza da Casa Carvalho e ao lado direito em frente a faixa da Shell, havia um posto Sagol( Sociedade Abastecedora de Gasolina e Óleos), e que posteriomente passou a pertencer à Comercial Farroupilha. abs

Martim Kim

Roberto Giordani. disse...

Olá amigos :
Obrigado amigo Catô pelo carinho de tuas palavras.
Lembrei de mais um piloto de Simca Aronde ou 8 daquela época : era Breno Martins; não sei se estaria ali naquele dia. O nome correto do Winck era Carlos Daniel Winck.
Petry : esta corrida que mencionas os sucessos do Aldo Costa foi em 1960, prova esta que foi a minha estréia oficial em corridas e que milagrosamente consegui entrar em 3º na categoria até 1300 cc. com uma Fusqueta de 30 HP quando muito( que o Esbroglio não leia isto). O Aldo andou com o motor Porsche S90 do Aroldo Dreux e foi o vencedor da Categoria Esporte Livre. Pela manhã daquele dia foi disputada a Encosta da Serra com a vitória do Azmuz.
Acredito que tenha sido assim caso meu "bestunto" de quase 75 anos de idade não falhe.
Um grande e forte abraço a todos.

Clovis Irigoyen disse...

Caros Senhores.
Certíssima a localização geaográfica que os relatos traduzem sobre a foto.
Subida da Av. Venceslatu Escobar em frente ao antigo Cinema Gioconda, que ficava a direita da foto. Ao lado esquerdo no térreo do dito prédio de dois pisos localizado na esquinda da rua Alm. Câmara tinha antes da Casas Carvalho, um restaurente que ao fundo deste tinha uma porta que dava acesso a uma barbearia.
E o posto que pertencia a Sagol na verdade se localizava no local onde foi construída a Igreja N. Sra. das Graças, mais abaixo na esquina da Wenceslau com Otto Niemeyer, e que em razão da edificação da igreja, no ano de 1960, foi transferido para a esquina da Wenceslau com a rua Antonio Tessera. Sim, é o Posto Ipiranga com o nome de Ipiranguinha que existe até hoje. Fora tais questões o que sobressai é o fato que o blog está aos poucos fazendo uma verdadeira coletânea de registros sobre o automobilismo gaúcho. É possível que ainda existam mais registros fragmentados em gavetas, caixas em fundo de armários e outros locais que sequer se possa imaginar. E que com a publicidade deste blog certamente serão aos poucos publicados
Aguardemos.....
Abraços

Francisco disse...

Resposta para o Beto!
A única lembrança que tenho desta prova; eu estava assistindo na Sebastião Amoretti com a Guilherme Laamp, e o fusca vencedor tinha uma cor de cobre.
Mas segundo seu Roberto Giordano, foi a prova de estréia dele, será que não tem fotos da prova para matar nossa curiosidade?
Chico de Taquara.

Anônimo disse...

Fiz uma breve pesquisa e identifiquei as marcas e modelos de alguns carros. Na frente à esquerda #114 é um Simca 8 1200, ano 50 ou 51, e à direita é difícil dizer pois está com a frente descaracterizada como uma carretera, segue atrás o DKW F91, 896 cc, ano 53 ou 54 de Karl Iwers. Atrás do DKW á esquerda um Simca 8 1100, do final dos anos 40, e à direita, meio encoberto pelo DKW, outro Sinca 8 1200, ano 50/51.
A Simca francesa produziu o modelo 8 sob licença da Fiat de 1939 até 1951,o carro é uma cópia idêntica do Fiat 508 C fabricado na Itália.
Eu acredito que esta categoria que aparece na foto seja até 1200 cc,
pois não vejo nenhum Citroen que tinha versões 1300,1550 e 1900cc,
que eventualmente aparece em fotos de corridas realizadas em Porto Alegre.
Martim Kim

luizborgmann disse...

Boas as observações técnicas do amigo Martim Kim em relação aos carros e respectivas cilindradas. Não visualizou, porém, lá atrás, encoberto e aparecendo sómente o párabrisa, um raro Renault 4CV, com cilindrada inferior a 1 litro, patriarca dos nossos Dauphine e Gordini. É de estranhar a não aparição nesta competição de alguns Austin A-40, o que pode ter ocorrido em provas subsequentes, cuja cilindrada me parece estar nos 1200 cm3.
luiz borgmann

Roberto Giordani. disse...

Caros amigos do Blog :
Se era mesmo um Renault 4CV, o apelidado de "rabo quente" era do piloto Luiz Lazzarini.
O simpático carrinho tinha tão somente 750 cc de cilindrada, mas também pesava somente 600 quilos que depois de "aliviado" deveria ficar com 500 quilos e até se misturava com a turma da frente.
Era importado pela empresa CIREI S/A. que tinha uma linha de montagem também da Dodge : os pavilhões do enorme prédio ficavam na Av. Assis Brasil um pouco antes onde hoje está sendo construido um monumental Shopping do Bourbon Zafari.
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Caro Chico de Taquara : infelizmente não possuo qualquer foto daquela corrida, pois na verdade apareci e disputei meio escondido da minha família, apesar de já ter mais de 21 anos e a fusquéta ser de minha propriedade. Para as famílias naquela época correr de automóvel era coisa de demente e "queria se matar". Perdoem os psiquiatras, mas na época um deles deu uma entrevista dizendo que corredores de automóvel tinham "tendências suicidas"....esta nem Freud explicaria.
Um grande abraço a todos.

Humberto Corradi disse...

Foto maravilhosa!

Valeu