sábado, 27 de abril de 2013

Copa Fiat, 1979

E o meu amigo Paulo Schutz matou mais uma charada. A imagem do último Desafio era mesmo de Cascavel e mostrava alguns Fiats 147 antes das provas que fariam a abertura do Campeonato Brasil Sul de Fiat em 1979. Da esquerda para a direita apareciam o #47 de "Janjão" Freire, o #35 de Antônio Fornari, o #9 de Paulo Hoerlle e o #10 de Walter Soldan.

A prova foi disputada no dia 8 de Abril e contou com a participação de pilotos dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. A Fiat havia dividido seus campeonatos por regiões e havia ainda torneios sendo disputados no Brasil Norte, Brasil Centro e Rio-São Paulo, além é claro, do Brasileiro, disputado em oito etapas. Naquela prova de Cascavel foram apenas 13 os participantes, em razão do atraso na entrega dos motores 1300 cc, a grande novidade para 1979, substituindo os 1050 cc utilizados em 1978.

Quem levou a melhor na corrida foi a equipe Jardim Itália que colocou seus dois carros nos dois primeiros lugares. "Janjão" foi o vitorioso, seguido de Renato Conill.

"Janjão" comentou que o fato de a equipe ter participado da prova de abertura do Campeonato Brasileiro em Jacarepaguá auxiliou muito na adaptação com o novo motor, sendo esse o fator determinante para um bom desempenho em Cascavel. A vitória foi obtida não sem antes haver uma forte disputa com seu adversário da equipe Glitz, Walter Soldan (vencedor em Jacarepaguá), que não lhe deu folga em nenhuma das três baterias, só se retirando da corrida após um pneu furado. A conversa entre os dois após a prova foi só de desculpas, por causa do "empurrão" de Soldan na reta e a consequente "fechada" de "Janjão" em seu adversário. "Janjão" venceu a primeira e a terceira bateria e Soldan venceu a segunda, demonstrando que o duelo de 1978 seria repetido.
 
Apesar dos dois primeiros lugares da equipe Jardim Itália na primeira prova, o campeonato Brasil Sul, assim como o Gaúcho, não teve um domínio de uma ou outra equipe e foi disputado palmo a palmo por estes dois grandes pilotos. Soldan acabou conquistando os títulos nos dois torneios, derrotando Janjão apenas na última prova, em Guaporé. Além disso, Soldan sagrou-se também Campeão Brasileiro, vencendo cinco das oito provas disputadas, registrando também seis melhores voltas.

E alguém pode perguntar: quem foi o vice no Brasileiro? "Janjão" Freire, provando que independente do campeonato, o duelo Soldan x "Janjão" entrava para a história por conta de suas acirradas e inesquecíveis disputas.

O resultado da prova foi o seguinte:
1º #47 - "Janjão" Freire - Jardim Itália
2º #48 - Renato Conill - Jardim Itália
3º #09 - Paulo Hoerlle - Glitz
4º #18 - Gastão Weigert - Florença
5º #17 - Emilio Pederneiras - Soloquímica
6º #06 - Henrique João Damo - Glitz
7º #11 - Luiz Scarpin - Auto Paraná
8º #20 - Pedro Muffato - Festugato
9º #19 - Ricardo Voigt - CVL
10º #10 - Walter Soldan - Glitz

Alguns outros nomes que participaram naquele ano:

João Carlos Farneda
Ricardo Trein
Ernani Dietrich
Evaldo Quadrado
Bruno Schramm
João Paulo Philereno
Ademir Fesdumenti
Luiz Carlos Ribas
Moacir Ughini
Valdir Favarin
Douglas Goldabaum
Roberto Lahude
Carlos Alberto Fornari
 
Abaixo mais um registro da prova de Cascavel e na sequência, imagens de Soldan e "Janjão" em 1979.
 




 
Fonte das imagens: arquivo Gastão Weigert, revista Quatro Rodas e Anuário Fiat.

Um comentário:

Ibraim Gonçalves disse...

Meu amigos o melhor que pode ser feito é nos deliciarmos com estes comentário e fotos deste jovem jurássico, que relembra o nosso passado com um entusiasmo extraordinário, que o Jovem Leandro Sanco continue a nos brindar com estas maravilhas do nosso também maravilhoso passado, continua Sanco, muito obrigado.
Ibraim