sábado, 18 de maio de 2013

Renato Schipper

Pois vejam essa: há algumas semanas, o Airton Diehl formou mais uma turma de novos pilotos em sua escola, a Escola Gaúcha de Pilotos. Entre os alunos, o Rafael Schipper, de Passo Fundo, que tem o gosto pela velocidade herdado do pai, o Renato Schipper, que competiu nos anos 60 em circuitos de rua e arrancada. Eis que o Rafael entregou ao Airton uma série de fotografias da época, mostrando o Renato em atividade. E foi através do Airton que o material chegou até o blog.

Publiquei a primeira no último domingo, no Desafio da Semana. O Paulo Schutz ficou "na moita", já que ele sabia a fonte. O Mestre Borg chegou a arriscar o nome do Rui Menegaz, mas a dupla que aparecia ao lado do Simca #74 era mesmo o Renato Schipper e seu mecânico Valter Fortes.

Bom, de acordo com os resultados levantados pelo Guardião Paulo Trevisan, Schipper iniciou nas competições em 1964, numa prova reservada para Estreantes em Passo Fundo. Obteve o quarto lugar com seu Dauphine #56. E é esse carro que apresento hoje. Ao longo da semana, publicarei mais registros do arquivo dos Schipper.



 
 

Desde já, agradeço ao Rafael e ao Airton Diehl pelo envio do material.
Fonte das imagens: arquivo Rafael Schipper.

2 comentários:

luizborgmann disse...

Olá amigos,
Essa pegou a todos, foi difícil mesmo, talvez não para o amigo Trevisan, que tem uma mala cheia de informações. Mas observando as fotos, o patrocinador Frigorifico Damo, de Frederico Westphalen, teve participação ativa, quem sabe ao lado da pista já estaria o Henrique João Damo? Também o patrocinador Irmãos Rebechi já teria a ver com o Antoninho e o Nereu?
Um abraço
luiz borgmann

Anônimo disse...

Na correria não consegui comentar s/o Renato Schipper ao lado do Rui Menegaz com a Simca #74 deste último. EnvieiSanco duas fotos da Simca #95 do Schipper(cor amarela nunca esqueci)com a qual ele fez sozinho os 300km de PFundo em set/68;e correu em Lages com o Luiz Tombini. A estréia dele foi nesse Dauphine mesmo em 64. Em 66 fez uma prova que eu saiba de 1093. Grande BATALHADOR e sei do quão entusiasta é o filho.Ele foi da geração entre os pilotos de carretera e nacionais.Os Rebechi tiveram o 1ºSupermercado em PFundo e êta família ligada as corridas, até hoje.Como diz o Borgmann acho que o Damo já estava no meio porque nas arrancadas de 70/73 já era muito forte.Vou tentar achar uma foto do Schipper no meio de outras feras(Vitorio, Bertão,etc)
PAULO TREVISAN