sábado, 24 de agosto de 2013

Tio Lupi

Já desisti de fazer piadinhas com os Desafios, dizendo que agora ninguém vai acertar, que fulano duvida que acertem, que isso e aquilo. Depois do último Desafio, não duvido mais da capacidade da turma (pra lá de qualificada) que por aqui passa. Os últimos Desafios tem sido verdadeiras aulas sobre a história do automobilismo aqui no estado.

Bom, deixando de lado a rasgação de seda, vamos ao que interessa. O carro recebendo a bandeirada era um Simca 8 de 1100 cc, pilotado por Lupicínio Gomes Vieira, que venceu a prova disputada no circuito montado no Parque Farroupilha, a querida "Redenção" dos porto-alegrenses. Não tenho a informação se a prova foi em 1952 ou em 1953, mas Lupicínio venceu ambas, com Gabriel Cucchiarelli sempre na segunda posição. A pérola me foi enviada pelo kartista Dirk Werk, que por sua vez, a recebeu de um amigo, o Nelson, filho de Lupicínio. O Tio Lupi, como o Dirk o chamava, além dos carros, pilotou aviões e helicópteros. O Nelson atualmente - provavelmente influenciado pelo pai - é mecânico de helicópteros.

Numa rápida pesquisa ao precioso acervo do Guardião da Memória do Automobilismo Brasileiro, o meu amigo Paulo Trevisan, pude encontrar alguns registros da participação do Tio Lupi nas competições. Vamos lá:
III Circuito da Pedra Redonda - Outubro de 1951 - 1º lugar na categoria Força Limitada até 1300 cc.
1º GP de Porto Alegre - Julho de 1952 - 1º lugar na categoria até 1200 cc.
III Circuito Parque Farroupilha - Setembro de 1952 - 1º lugar na categoria até 1200 cc.
Circuito da Metrópole - Caxias do Sul - Novembro de 1952 - 1º lugar na categoria Força Livre.
IV Circuito Parque Farroupilha - Junho de 1953 - 1º lugar na categoria até 1200 cc.
Circuito Cinquentenário do Grêmio - Outubro de 1953 - 2º lugar na categoria até 1200 cc.
IV Circuito da Pedra Redonda - Dezembro de 1953 - 1º lugar na categoria até 1200 cc.
Prova Dr. Ernani Behs - Agosto de 1954 - 1º lugar na categoria Preparada até 1300 cc.

Bom, é só olhar a imagem abaixo e ver que a coleção de troféus do orgulhoso piloto comprova o que os números acima registraram.



 É, o Tio Lupi era dos bons...

Fonte das imagens: arquivo Nelson Vieira - enviado por Dirk Werk.

3 comentários:

Roberto Giordani. disse...

Parabéns ao Sanco, ao Dirk e àqueles que somaram opiniões para o excepcional brilho deste desafio.
O automobilismo do passado é rico na sua essência pela diversidade de marcas de viaturas, pilotos e um ponto fundamental : a paixão que gerava naqueles que apreciavam o esporte. Ao se falar em passado não significa somente a 40 ou 50 ou 60 anos passados, se repararem bem as provas da década passada já são lembradas com carinho especial. Por estes motivos, tenho uma especial admiração e um enorme respeito por aqueles que labutam para que este passado não seja esquecido, e em assim o fazendo, criam em paralelo uma mentalidade de respeito e crescente paixão pelo esporte,
Tenham todos um ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Parabéns ao Sanco e a todos os participantes do Blog...é muito importante rever as histórias do nosso automobilismo e lembrarmonos de continuar fazendo esta história.
grande abraço
Dirk Werk

R. Fernando disse...

Parabéns a todos... isto faz parte da história! Naquele tempo sim era glamour voar, hoje não tão glamouroso!