O carro me parece ser um Manta VW, piloto, talvez, Valdir Favarin. Interessante, ao lado, Bica de Votnamis,Protótipo com motor Chrysler. Era uma prova de Divisão 4.
Boa noite Sanco!! Estive hoje em Tarumã para assistir as provas da Copa Petrobrás. Os carros tudo bem até que estava aceitável, mas a Fórmula 3 Sulamericana...que decadência;06 carros na pista e 06 manetas pilotanto. Difícil foi explicar para o meu filho de 16 anos que eu já tinha visto aquela mesma categoria com mais de 20 carros e pilotos como Leonel,Bocão,Feoli,Scarrazzini,Croceri,Maldonado,Guerra,etc,etc,etc... Não sei se ele vai querer ir novamente. Estou começando a entender porque não temos mais nenhuma promessa chegando na Fórmula 1. Que saudade...
O Márcio Leitão tinha como consultor aerodinâmico um construtor de planadores (cujo nome esqueci) de Curitiba. As vezes se usa um componente inadequado (o retrovisor) por ser o único disponível.
Comandante Pastro, sei que, originalmente, o carro do Bica Votnamis tinha o motor Chevrolet Corvete, mas tenho a vaga lembrança de que tenha usado outro motor para enquadrar o carro na Divisão 4. Não é algo de que eu tenha convicção.
Mestre Schütz! Nos meus alfarrábios o carioca Bica Votnamis somente participou do Brasileiro da Divisão 4 nesta bateria única em Tarumã de 15 voltas. Abandonou na sétima volta e não mais retornou aos autódromos brasileiros. Todos os dados referem-se ao Protótipo com motor Chevrolet sem mencionar a cilindrada.
Mas não carioca, era romeno de nascimento e, nos últimos tempos de vida, pelo que sei, morou no estado, um tempo na capital e, no final, creio, em Cidreira.
Olá amigos, A respeito da polêmica em relação à motorização do protótipo de Bica Votnamis, há uma foto (aqui no blog, use a relação lateral) onde aparece o protótipo de Bica, também em 1975. Sobre o capô, me parece haver 8 cornetas, o que se supõe 4 carburadores weber duplos, e que caracterizaria uma admissão de motorização V8. Não sei se a foto seria da mesma prova. Gostaria também de colocar à disposição dos interessados o arquivo com a transmissão da prova Antoninho Burlamaqui de 23/01/1966 onde é narrada a prova vencida por Vitório Andreatta com a mesma carretera Chevrolet Corvette a qual liderava as Mil Milhas quando teve a pane na caixa de direção no mesmo ano de 1966, abandonando. A narração, inclusive, dá o 2° lugar a Luiz Fernando Costa (Simca Chambord), enquanto os registros oficiais dão o 2° lugar a Breno Fornari. Vale lembrar, ainda, que Bica Votnamis participa nesta corrida com um Chevrolet Corvette Stingray. (Solicitar arquivo para luizborgmann@gmail.com).
O piloto Mauro Luis Turcatel nesta foto a bordo do Manta-Volkswagen obteve os seguintes resultados no Campeonato Brasileiro de Construtores -Divisão 4 de 1975:
2ª Etapa de Tarumã obteve o 6º lugar na geral e 3ºlugar na Classe A (até 2.000cm³).
3° Etapa Brasilia, 12º lugar na geral e 8º lugar na Classe A com o mesmo carro.
4°etapa Goiânia,5º lugar na geral e 2° lugar na Classe B (acima de 2.000cm³) com Manta Chrysler.
5º Etapa Cascavel, 6º lugar na geral e 3º lugar na Classe B com Manta Chyrsler
6° etapa Interlagos, 8° lugar na geral e 4º lugar na Classe B com Manta Chyrsler
Essa é fàcil pois eu estava lá. O piloto é Mauro Luiz Turcatel o fera ai depé é o grande mecanico Mario Kloeckner, o carro é uma manta com motor VW 1800 cujo bloco esta remendado com durepox pois havia saido uma biela pra fora.PS "pra fora éfoda " mas vale a redundância para enfatizar as loucuras.
17 comentários:
O carro me parece ser um Manta VW, piloto, talvez, Valdir Favarin. Interessante, ao lado, Bica de Votnamis,Protótipo com motor Chrysler. Era uma prova de Divisão 4.
Sim Paulo o carro é um Manta e o piloto não sei parece ser paranaense e aí deve ser o Valdir.
Note o retrovisor!
Para a época o Manta (Projeto de Märcio Leitão) era uma carenagem bem aerodinâmica, salvo como anotado o retrovisor.
Luiz
Bem se alguém me pergunta-se eu diria que se trata do piloto Mauro Luis Turcatel com um Manta Volkswagen.
O Mestre Schütz flagrou bem o lendário Bica Votnamis mas se enganou na motorização do protótipo que era Chevrolet.
Abraços
Renato Pastro
Boa noite Sanco!!
Estive hoje em Tarumã para assistir as provas da Copa Petrobrás.
Os carros tudo bem até que estava aceitável, mas a Fórmula 3 Sulamericana...que decadência;06 carros na pista e 06 manetas pilotanto.
Difícil foi explicar para o meu filho de 16 anos que eu já tinha visto aquela mesma categoria com mais de 20 carros e pilotos como Leonel,Bocão,Feoli,Scarrazzini,Croceri,Maldonado,Guerra,etc,etc,etc...
Não sei se ele vai querer ir novamente.
Estou começando a entender porque não temos mais nenhuma promessa chegando na Fórmula 1.
Que saudade...
O Márcio Leitão tinha como consultor aerodinâmico um construtor de planadores (cujo nome esqueci) de Curitiba. As vezes se usa um componente inadequado (o retrovisor) por ser o único disponível.
Este construtor de planadores de Curitiba deve ser o Engenheiro João Carlos Pessoa Boscardin da Industria Paranaense de Estruturas - IPE.
Renato Pastro
Comandante Pastro, sei que, originalmente, o carro do Bica Votnamis tinha o motor Chevrolet Corvete, mas tenho a vaga lembrança de que tenha usado outro motor para enquadrar o carro na Divisão 4. Não é algo de que eu tenha convicção.
Mestre Schütz! Nos meus alfarrábios o carioca Bica Votnamis somente participou do Brasileiro da Divisão 4 nesta bateria única em Tarumã de 15 voltas.
Abandonou na sétima volta e não mais retornou aos autódromos brasileiros.
Todos os dados referem-se ao Protótipo com motor Chevrolet sem mencionar a cilindrada.
Pastro
Mas não carioca, era romeno de nascimento e, nos últimos tempos de vida, pelo que sei, morou no estado, um tempo na capital e, no final, creio, em Cidreira.
Seria o Luizinho Moura Brito de Curitiba?
Olá amigos,
A respeito da polêmica em relação à motorização do protótipo de Bica Votnamis, há uma foto (aqui no blog, use a relação lateral) onde aparece o protótipo de Bica, também em 1975. Sobre o capô, me parece haver 8 cornetas, o que se supõe 4 carburadores weber duplos, e que caracterizaria uma admissão de motorização V8. Não sei se a foto seria da mesma prova.
Gostaria também de colocar à disposição dos interessados o arquivo com a transmissão da prova Antoninho Burlamaqui de 23/01/1966 onde é narrada a prova vencida por Vitório Andreatta com a mesma carretera Chevrolet Corvette a qual liderava as Mil Milhas quando teve a pane na caixa de direção no mesmo ano de 1966, abandonando. A narração, inclusive, dá o 2° lugar a Luiz Fernando Costa (Simca Chambord), enquanto os registros oficiais dão o 2° lugar a Breno Fornari. Vale lembrar, ainda, que Bica Votnamis participa nesta corrida com um Chevrolet Corvette Stingray. (Solicitar arquivo para luizborgmann@gmail.com).
Interessante notar que o carro da foto teve a seguinte motorização durante o Campeonato:
Estreou na 2ºetapa de Tarumã com o Volkswagen.
Na 3º etapa Brasilia: Volkswagen.
Nas três ultimas etapas Goiânia, Cascavel e Interlagos correu com o motor Chrysler.
Em tempo, o mestre Schütz falou certo que o Bica era romeno, eu falei em carioca pois a Federação dele era a do RJ.
Renato Pastro
Essa Manta nunca usou motor Chyrsler tanto porque era da classe A, usou sim motor Alfa-Romeu
Ronaldo
O piloto Mauro Luis Turcatel nesta foto a bordo do Manta-Volkswagen obteve os seguintes resultados no Campeonato Brasileiro de Construtores -Divisão 4 de 1975:
2ª Etapa de Tarumã obteve o 6º lugar na geral e 3ºlugar na Classe A (até 2.000cm³).
3° Etapa Brasilia, 12º lugar na geral e 8º lugar na Classe A com o mesmo carro.
4°etapa Goiânia,5º lugar na geral e 2° lugar na Classe B (acima de 2.000cm³) com Manta Chrysler.
5º Etapa Cascavel, 6º lugar na geral e 3º lugar na Classe B com Manta Chyrsler
6° etapa Interlagos, 8° lugar na geral e 4º lugar na Classe B com Manta Chyrsler
Renato Pastro
Essa é fàcil pois eu estava lá. O piloto é Mauro Luiz Turcatel o fera ai depé é o grande mecanico Mario Kloeckner, o carro é uma manta com motor VW 1800 cujo bloco esta remendado com durepox pois havia saido uma biela pra fora.PS "pra fora éfoda " mas vale a redundância para enfatizar as loucuras.
Boa Noite tenho carro manta numero 103,alguém tem ideia de que era o piloto
Postar um comentário