quinta-feira, 6 de novembro de 2008

"Diko"

Descobri que esse cara, agachado ao lado do Ronaldo Nique em 1980, era o próprio Derli Stefani, o "Diko", baita preparador de Chevettes que esse estado viu seus carros vencer várias provas durante muitos anos. Tinha prometido publicar a imagem dele e aí está. Não sei por onde ele anda. Há muito tempo ele tinha uma oficina na Protásio Alves, perto da antiga Gaúcha Car e Jardim Itália, mas depois não soube mais dele. O pessoal que por aqui passa deve saber .


Aproveito então para fechar a conta daquele baita álbum que me fora emprestado pelo Ronaldo Nique. Aprendi muitas coisas sobre aquela fase da Copa Chevette, que desde o princípio do Blog estava tentando descobrir. Para mim, era um período meio nebuloso, pois não lembrava quando tinha iniciado e encerrado. Jamais poderia imaginar uma imagem como essa abaixo: um grid com mais de 20 Chevettes, em 1982. Das provas que eu me lembro, os grids eram sempre discretos.


Aí vão as saideiras...


As duas primeiras são de 1980, na Estreantes. Depois uma de 1982 e as três últimas de 83. O Fiat vermelho #18 era do Carlos Alberto Petry, aquele mesmo que venceu as 12 Horas de Goiânia com a dupla Hoerlle/Fornari, que recentemente falei aqui. Mais abaixo o Chevette branco #8 atrás do Nique era o Darci Benini. O outro Fiat preto #51 eu não sei. Essas duas são de uma prova do Gaúcho de Marcas. Por último, um registro raro. Vou deixar para vocês adivinharem quem são os dois caras da direita nesse pódium em Guaporé.

Valeu, Nique!

Fonte das imagens: arquivo Ronaldo Nique.

5 comentários:

roger disse...

Ganso de barbada!!!(último a direita)
Lembro desta figura com um fusca Bordô pegando menininha no Rosário e depois de Dodjinho Azul metalico...ali acabaram os rachas e o cara foi prá pista!

Paulo Schütz disse...

De fato, o João "Ganso" Santana, ainda de posse de seus cabelos.
Encontrei o Diko, há alguns meses, próximo à oficina da Protásio, onde ele morava, inclusive. Ele me disse que estava de mudança para Florianópolis.

Anônimo disse...

Simplesmente formidável a sua página. Me veio boas lembranças dos automóveis das décadas de 70 e 80. Um grande abraço. www.maninhodesenhos.blogspot.com

Leandro Sanco disse...

Ninguém identificou o "Manivela"?

joao luis careca disse...

no torneio chevette de 81 o nique fez todas as poles e ganhou todas as baterias e quem preparava para ele naquele ano e tambem para o ganso era o tadeu matuzalem