quinta-feira, 27 de novembro de 2008

VI Baja Sul

O VI Baja Sul, competição promovida pela SAE Brasil e patrocinada pela Dana, agitou o final de semana de um bando de estudantes de engenharia do sul do Brasil. Do Paraná para baixo, estavam inscritas 17 equipes, mas 15 compareceram para as provas que foram disputadas dentro da Dana, em Gravataí.

Ao todo 200 estudantes, além de professores e todo o pessoal da organização, onde me incluo, fizeram um belo espetáculo em todos os sentidos. No final tudo deu certo. Problemas aconteceram, mas tudo foi contornado rapidamente, sem prejudicar o cronograma. Os 15 veículos avaliados apresentaram um ótimo nível. Na opinião dos juízes, as equipes da região sul têm apresentado uma sensível melhora nestes últimos anos. Alguns resultados já foram mostrados nas últimas competições nacionais, que acontecem sempre no início do ano, em Piracicaba - SP.

A competição regional é disputada em apenas dois dias, enquanto que na nacional são quatro. Por aqui, foram avaliados os projetos, através de uma apresentação oral,...


...a segurança do baja, bem como o conforto do piloto,...


...duas provas dinâmicas de rampa e slalon...


...e o tão aguardado enduro de resistência, disputado em duas baterias de 1h cada.


O campeão desse ano foi inédito. Acabando com a hegemonia das equipes da Universidade Federal de Santa Catarina, a equipe "Bombaja A", carro #8, da Universidade Federal de Santa Maria, fez a festa. O título foi conquistado na base da regularidade. Eles não venceram nenhuma prova. No enduro, prova que mais pontos contribui na pontuação geral, concluíram apenas na quarta posição. O segundo lugar na geral chegou muito próximo. Marcando 627,66 pontos, contra 630,55 da campeã, a equipe "Sinuelo - FAHOR", carro #14, da Faculdade Horizontina, também foi bastante regular, deixando alguns favoritos para trás. Em terceiro chegou a equipe "TUPY UFSC Uiraçu", carro #7, de Florianópolis com 605,28.

As imagens falam muito mais do que palavras, então fiquem com elas. Observem que foi difícil manter as quatro rodas sempre no chão e também se manter limpo durante a prova.
A equipe campeã comemorou com um tradicional banho de lama.
Parabéns a todos!

Fotos: Marcos Massa

13 comentários:

Anônimo disse...

Show de bola!!
Parabéns a gurizada medonha de Santa Maria!

Unknown disse...

Parabéns à todas as equipes participantes!
Parabéns à todos o organizadores, juízes e "apoios"!!!
E parabéns ao Massa pelas fotos! Espetaculares!!
Abraço à todos!!
David

Mauricio Morais disse...

Que barato!!

Anônimo disse...

é isso aí galera, novamente tivemos um evento perfeito! Muito bem organizado, devemos muito desta organização ao empenho e dedicação do Leandro,temos apenas que agradecer a ele e a todas as pessoas que fazem este evento acontecer!!!
bah as fotos do Marcos Massa como conseguimos ver todas???

abraço
Luiz Sergio Sena
equipe chimango-UCS

Leandro Sanco disse...

Grande Sérgio! Se não fosse aquele motor de vocês...e mesmo assim andou bem!

Sobre as fotos vamos dar um jeito. Mantenha contato.

Abração

Anônimo disse...

Saudades do Baja...
Hhueheuhee
PElo jeito a Furg nem correu no Baja Sul...

Leandro Sanco disse...

Régis, a FURG teve algumas dificuldades com a suspensão dianteira no sábado e se não fosse a ajuda de outras equipes não teriam participado do enduro. Mas no fim das contas eles participaram sim.

Anônimo disse...

Pessoal de Floripa teve azar então?
Ouvi dizer que eles venceram todas as provas, procede?

O que importa é quem ganhou, parabéns pra gauchada tche!

Leandro Sanco disse...

Olá "anônimo" (por favor coloquem ao menos um nome)!

O pessoal da UFSC estava bastante competitivo. Realmente eles venceram todas as provas. A Uiraçu venceu no Conforto, Apresentação de Projeto e Enduro. A Ilhéu venceu o Slalon e a Rampa.

A equipe de Santa Maria provou que o que conta é a regularidade, pois eles não venceram nenhuma prova.

Anônimo disse...

Valeu Sanco!

Se o baja da furg continua com o mesmo sistema da época em que desenhei o chassi menor, só que soldado na estrutura, continuarão tendo dificuldades, não sei por onde e nem como, mas terão de projetar uma mais resistente e com os ângulos certos...lá em 2001 a suspensão dianteira usava uma bandeija que retirava todo o conjunto dianteiro, foi testado e estava uma beleza...só que em SP montaram ela ao contrário...resumindo...virou um cabrito o bajinha...fora que levou tudo que é cone no slalom heuheuhe

Anônimo disse...

Olá! Sou de Santa Maria, estava lá como apoio!!
reparou a foto da apresentação de relatórios???
lá está o incansável Gibran!!

Leandro Sanco disse...

Ainda bem que não foi o Gibran que deu entrevista ao Jornal do Almoço, senão seria mais ou menos assim: MEU NO-ME É GI-BRAN, SOU A-LU-NO DA U-NI-VER-SI-DA-DE FE-DE-RAL DE...

Hehehehe...

Anônimo disse...

grande Leandro!!!

tem alguma noticia de como conseguimos as fotos do dana 2008??? e aí vai no baja em piracicaba???

abraço

Luiz Sergio Jr
equipe chimango