segunda-feira, 14 de junho de 2010

Autódromo de Tarumã será inaugurado em setembro

Era o que dizia a matéria do Jornal do Brasil do dia 5 de Agosto de 1970, enviada pelo Mario Estivalet. Era a previsão: 20 de Setembro de 70, mas acabou sendo adiada, por pouco tempo, é verdade. Interessante o texto e algumas informações como as angulações de curva, por exemplo. Vale a pena ler tudo. Vejam também que a regra da FIA (não sei se é válida ainda) dizia que o circuito podia abrigar no máximo um carro a cada 100 metros, ou seja, no máximo 30. Quem foi ao Tarumã ontem, viu mais do que o dobro num mesmo grid. Inédito e incrível. Pena não ter podido assistir.


Fonte da imagem: Jornal do Brasil - arquivo Mario Estivalet.

3 comentários:

Pedro Fetter disse...

Nossa, pretensão até de receber a F1. Audácia do pessoal... hoje em dia pra querer isso tem que chamar o Tilke e ter muito puteiro em volta do terreno.

Esse estado tá precisando é de uma Nordschleife da vida, pista de 10km ou mais, que Tarumã e Velopark logo não dão mais conta desses grids incríveis.

Carlos Alberto Petry disse...

A história de Tarumã, passa por alguns episódios, que deveriam ser resgatados dos alfarrabios epoeirados para não serem esquecidos. Outro dia referi o nome original do autódromo. Mas tem mais, o circuito inaugurado em 69, foi mais um belo exemplo do provisório/definitivo. Explico, o traçado inaugurado, era apenas uma parte de Tarumã. Imagine: saindo da curva do laço, e antes do tala, onde tem uma "perninha" para a direita, a pista deveria seguir reto subindo, contornar o reestaurante (como se fosse uma curva que acompanhava o traçado da curva dois); Depos de contronar o restaurante, apontva em direção ao kartódromo, contornando e voltando para tomar a esquerda em decida em direção a curva do tala, onde retomaria a pista hoje existente, com o que o tala ficaria um "S". Existiam mapas (croquis) deste traçado na época da inauguração.

Waldo Costa disse...

oi leandro, aqui é o waldo que fazia engenharia mecanica na ufgrs, e fui da equipe tche do baja... cara, nao sei se tu sabe que eu fui pra arquitetura, e agora to me preparando pro trabalho final de graduação. Para o meu projeto eu pensei em fazer uma modernização do autodromo de tarumã ou um projeto de autodromo para alguma cidade do interior. Estou mais afim de fazer essa modernização de tarumã, repensar e melhorar a estrutura para o público, acessos, edificações de apoio... bom, estou fazendo uma pesquisa sobre autodromos gaúchos, nacionais e internacionais pra ver o que poderia ser feito e pra isso fiz um blog ( http://estagiariodearquitetura.blogspot.com/ ). Falei com o cadu ( o sucatinha ) e vou tentar conversar logo com o pessoal do autodromo. O trabalho é para o ano que vem mas ja to começando a pesquisa pq é um assunto que eu gosto... vou dar uma pesquisada aqui no teu blog tb, e quando estiver no desenvolvimento do trabalho vou querer uns palpites teus tb! abraço! Waldo Costa