quinta-feira, 24 de junho de 2010

Carenagens, asas e pneus

Nas imagens de ontem o "Chico" Feoli aparece com seu Bino de 1975 vestindo uma carenagem diferente, um pouco mais alta na região do cockpit. Pelo que consta a tal carenagem começou a ser utilizada a partir daquele ano. Na imagem enviada pelo Fernando Onófrio (#11), que corria com o "Chico" (#12) na equipe Telefunken, é possível ver claramente a diferença.


Mas outras coisas me chamaram a atenção na imagem com os carros na carreta. O Fernando Vacaria ainda não utilizava asa traseira. Será que dava muita diferença? Pelo visto o uso não era obrigatório. Tanto o Fernando quanto o "Chico" passam por aqui e podem contar os detalhes.

Outro ponto é o tipo e a marca dos pneus: slick da Firestone. Viram? Agora vejam os dois registros abaixo.



O primeiro, em Brasília, mostra os slicks da Goodyear e o segundo mostra pneus de rua. Será que essa última era um treino? Ou as provas do Gaúcho eram com pneus de rua? Não sei... fiquei mais enbananado ainda quando voltei para 1974 e encontrei o carro do "Chico" com duas configurações diferentes na mesma pista de Tarumã. É só olhar para ver.



Haja tempo para tanto set-up...

Fonte das imagens: arquivos Fernando Onófrio e Francisco Feoli.

Um comentário:

luiz borgmann disse...

Na foto 4 aparece o escapamento que o Giordani se refere (tubos de mesmo comprimento posicionados acima do motor, e não embaixo ou lateral, como de praxe) que foi elaborado pelo Horst Dierks. Este sistema também foi adotado por outros carros de F-Ford na mesma época, e em um deles aparece com toda clareza, cuja foto enviei ao Leandro Sanco para veiculação. Alguns anos mais tarde, no Campeonato Regional Passat, fooram utilizados tubos de escape que subiam lateralmente até quase a linha de cintura do carro, tudo isso levando em conta a aritmética diâmetro x comprimento, que geravam alguns hps a mais, embora o comprimento fosse exagerado e sujeito a qwuebras frequentes devido ao sistema de fixação x torção.
luiz borgmann