segunda-feira, 16 de maio de 2011

Esse carro vai ser meu

Continuando com a história do Ayrton Brum nas pistas, hoje ele nos conta sobre seu retorno, no final de 1992.

"Com o anúncio na mão liguei para o João Silva em Montenegro, isso no final do mês de Outubro de 92. Ele me falou que estava liderando o campeonato com o Speed 11 e que dia 02 de Novembro teria uma prova em Tarumã e mais uma outra em Dezembro, também em Tarumã.

Dia dos Finados de 92, lá fui eu ao Tarumã e ao olhar o Fusca, já olhava com olhos de "ESSE CARRO VAI SER MEU", faceiro como uma criança, sentado no bando do carro.

Nessa prova o João andava disputando as primeiras posições e na Curva do Laço, levou uma "fechada" de dois carros, rodando e caindo para o fim do grid. Chegou ao box com a porta do piloto amassada e eu olhando o carro ainda falei a ele: "agora amassado" tens que baixar o preço.......e rimos juntos.

Na mesma semana fui até Montenegro e busquei meu "sonho".

Em Dezembro o João me liga e me diz: Brum, preciso do teu carro emprestado, pois tenho a última corrida e me faltam três pontos para sair Campeão. Te devolvo o Fusca como Campeão e com o número 1 de Campeão para correres o ano de 93 e te deixo um cheque com o valor do carro, caso aconteça alguma coisa com ele. De imediato respondi: MAS NEM PENSAR, não quero dinheiro nenhum, eu não quero é perder o meu carro, depois que eu vi o que fizeram contigo em Tarumã, imagina o que irão fazer com você e com meu carro na última prova!

Acho que foi a maior sacanagem que já fiz para alguém no automobilismo, pois o João pegou um outro carro emprestado, não conseguiu os três pontos, sofreu com o carro e ficou com o Vice Campeão.

Para o ano seguinte o João me indicou um preparador, o João Mascarello, de Viamão, que foi o meu primeiro preparador. Foi um ano de muito aprendizado, pois eu tinha certeza que agora sim eu tinha um carro, um grande preparador com nome nos Fuscas e muita experiência. Tudo agora era comigo. Tinha muito o que aprender e treinar. E aprender sozinho, pois eu tinha CIÚME de meu carro, e não deixava ninguém sentar o traseiro nele.

Na época o grid dos Fuscas era de 38 carros, chegando no ano de 95 a 42 carros.

Com muito treino na quinta corrida consegui meu primeiro troféu, que foi um décimo lugar, conquistado na última volta com uma ultrapassagem na Curva do Laço (o Fusca 35 desgarrou e eu o ultrapassei por dentro)".

Abaixo é possível ver o resultado da corrida na qual o Brum foi comprar o carro do João Silva. Nas imagens seguintes, aparece o carro com as cores originais. O preparador "Paulinho" Ferreira aparece numa delas, agachado, calibrando os pneus.





Fonte das imagens: arquivo Ayrton Brum.

7 comentários:

Aloisio disse...

Achei a estória muito extensa!...,
Que tal transformar em livro?...

Aloisio

Anônimo disse...

Muito boa!!! Essas carreras realmente nos marcam e nos deixam boas lembranças...

Só quem tem HISTÓRIA (com H) pode conta-la, ainda que extensa.

abs velozes Wermuthinho

Anônimo disse...

Aloisio.

Realmente concordo com vc, até falei para o Sanco que estava achando extenso.
A ideia do livro é um sonho, e vc sabe que sonhos são para serem realizados.
Só me falta alguem que entenda do assunto para me ajudar a escreve-lo.

Agradeço o comentario

abraço

Francis Henrique Trennepohl disse...

Eu conheço cada milímetro desse carro...

Brum disse...

FRANCIS....

SOMENTE CORRI UMA 12 HORAS COM ESSE CARRO QUE FOI A DE 1998.
ESSE CARRO TA ME DEVENDO, OU EU DEVENDO A ELE UMA VITORIA NAS 12 HORAS......

UM GRANDE ABRAÇO

Anônimo disse...

essa ultima corrida do joao da silva eu me lembro bem, sempre torci pra ele pq achava o n.11 muito bonito, mas sacanearam ele legal na pista, os caras colocaram uns 5 fuscas "mARCANDO ELE'e o seu carro nao era dos melhores mesmo,

Brum disse...

olá Amigo

Você realmente lembra muito bem.
Foi exatamente como vc relatou, tinha uma turma de uns 5 carros que no laço,forçaram o Joao Silva a rodar e chegaram a bater na porta dele.

As corres do SPEED 11 quando comprei do João era essa Branca, apenas o Patrocinio da Porta que euy troquei.

Um grande abraço, e obrigado por participar.