segunda-feira, 20 de junho de 2011

Guaporé, 1977

O meu amigo Paulo Rotta encontrou dia desses, acho que foi lá no Velopark, o Rommel Pretto, ele mesmo, grande bota da década de 70. Papo vem, papo vai, surgiu o assunto da prova de Fórmula Ford em Guaporé, 1977, quando um acidente na largada, envolvendo Rommel, acabou vitimando o diretor da prova Ivo Telmo Schmidt. O Rommel gostaria de saber se alguém teria imagens dessa prova. Se alguém tiver, entre em contato com o blog.



Fonte das imagens: arquivo Luiz Borgmann.

Errata: meus amigos "Caranguejo" e Mestre Schutz me puxaram a orelha avisando que a corrida em questão foi disputada em 1978 e não 77. O acidente foi na chegada, quando o Rommel Pretto e o "Xandy" Negrão se enroscaram quando disputavam a segunda posição. O Ivo Telmo Schmidt, que não era o diretor da prova, foi atingido fraturando as duas pernas. Foi levado de avião para Porto Alegre, mas não resistiu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só uma correção, o acidente se deu na chegada.O Telmo era da Federação, à época, mas creio que não era o diretor da prova, estava com outros dirigentes do outro lado da pista, juntamente com o diretor que, como era costume, daria a bandeirada na beira da pista. Esta foi a primeira prova em que participei como parte da equipe de pista, juntamente com o Luiz Caetano Antinolfi.
Paulo Schütz

luizborgmann disse...

O briefing nos monopostos sempre era claro quanto à proximidade lateral dos carros, evitando o contato e o engate entre as rodas: a roda de um deles se encaixa no entre-eixos do outro. Como as velocidades são diversas, ocorre o atrito entre pneus, e inevitavelmente o resultado é desastroso, um deles é arremessado via plataforma de lançamento. Os FF da época ainda não eram os efeito-asa, estes que utilizavam carenagens laterais e impossibilitavam os encaixes de rodas. O contato ocorreu metros antes da linha de chegada, e o posicionamento das autoridades era similar ao da foto deste post, também em Guaporé. Me parece que foi assim que ocorreu. Todos sabem que o automobilismo envolve riscos, os de dentro e os de fora da pista.
luiz borgmann

ibraim Gonçalves disse...

Sanco, o acidente lamentavelmente foi publicado na reportagem da Folha da Tarde, uma foto horivel
saiu, tu achas nos arquivos da Folha da Tarde.
Ibraim Gonçalves