segunda-feira, 6 de junho de 2011

Henrique Iwers

Triste notícia recebida no dia de hoje. Faleceu pela manhã o piloto Henrique Iwers. Em 2008, Iwers foi o piloto homenageado da prova 12 Horas de Tarumã. Reproduzo abaixo parte do texto publicado na imprensa naquela época.

"O piloto homenageado na edição desse ano das 12 Horas de Tarumã será Henrique Iwers, que competiu de DKW desde o final da década de 50 até os anos 70. - Achei o máximo essa homenagem. Normalmente as pessoas ficam esquecidas com o passar do tempo e esse reconhecimento hoje é muito bom para nós – afirmou. As participações nas corridas estavam no sangue na família. O pai, Karl Iwers era um dos grandes nomes do automobilismo da época ao lado de Breno Fornari e Catharino Andreatta. Além do envolvimento com as competições, o pai, Karl Iwers comandou a concessionária que antes de ser ligada à Volkswagen era exclusiva dos modelos DKW. A família Iwers estava também na inauguração do Autódromo de Tarumã. O pai Karl Iwers, foi um dos incentivadores da construção da pista, em Viamão, no ano de 1970. Em seu currículo, Henrique Iwers saiu vitorioso da XIIª Prova Antoninho Burlamaqui (Porto Alegre – Capão da Canoa-RS), em 1966, no DKW número 9, completando o trecho em 1h e 01 minuto. No mesmo ano, foi o 3º colocado no VI 500Km de Porto Alegre na Volta Redonda. Além disso, participou na década de 60 das Mil Milhas de Interlagos e das 24 Horas de Interlagos. Henrique e seu pai, Karl Iwers, eram conhecidos como uns dos melhores preparadores da DKW e corriam em dupla, sempre com o número 9. Jan Balder, seu sogro e cunhado, participou com ele das “12 Horas de Porto Alegre”, prova em que chegaram na 6ª colocação".

Há poucas semanas, Iwers foi igualmente homenageado pelo grupo dos Jurássicos, da qual fazia parte.




Fonte da imagem: livro Tarumã - Uma História de Velocidade (Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Paulo Torino), jornal Zero Hora e arquivo Francisco Feoli.

10 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

Meus sentimentos à família Iwers.
Com certeza os deuses da velocidade o receberam de portas abertas e será mais um pra acelerar lá em cima...

Anônimo disse...

Perdemos um gênio do nosso automobilismo. Piloto de ponta que sabia andar redondo e com absoluto dominio técnico do que estava tocando.Desde seu pai Karl, que começara a correr com DKW já em 1938,detinham um conhecimento inigualável dessa instigante marca e mecânica. Henrique foi fazer curso de pilotagem na Alemanha, trabalhavam seus motores em dinamômetro próprio,davam bafo na equipe de fábrica no Brasil.Tanto que em divulgação oficial sairam pai e filho com os pilotos oficiais.Conversas técnicas com ele eram intermináveis e apaixonantes.Grande perda,uma lástima,e reforço aqui minhas condolências a seus familiares. Os amigos e entusiastas também jamais o esquecerão.PAULO A. TREVISAN

Rui Amaral Jr disse...

A familia e ao amigo Jan minhas condolências.

Rui

Carlos Alberto Petry disse...

O que fazer, quando muito se tem a dizer, e as palavras somem. Estou emocionado, foi-se o meu primeiro e inesquecível ídolo, e emdosso todas as palavras do Trevisan, bem como tudo que for dito sobre o exemplo e hopmem e piloto que o Henrique sempre foi. à família meus sentimentos.

Zuio disse...

Perdemos um amigo, um parceiro e um ídolo. Com certeza Heinz, estarás sempre presente em nossos pensamentos.
Olhando para o alto veremos diversas nuvens - estas sempre representarão a fumaça do DKW 9 seguindo rumo ao céu.
Vai com Deus amigão
Zuio

fernando Nana disse...

Meus sentimentos a familia Iwers,se foi um amigo que era fantastico como preparador,seus motores eran inquebraveis , talves acelere e faça motores la en cima , tudo de bom meu amigo.

Roberto Giordani. disse...

Já não existem mais frases ou palavras para destacar o quanto foi grande e importante nosso amigo Heinz no esporte que amamos e principalmente o nosso grande amor que foram os DKW's.
Desejo entretanto, deixar aqui registrado um dos maiores méritos da família Iwers que foi o desafio e o destemor em enfrentar os mais poderosos.
Houveram duas corridas épicas, ambas vencidas pelo Heinz, onde no longínquo ano de 1963, na Prova de Inauguração da Rodovia do Café, que largava de Curitiba/Apucarana/Curitiba, onde enfrentou e venceu a já tão poderosa equipe da Vemag constituída de viaturas Sedan como era o nº 9 do Heinz. O segundo grande feito foi nas 6 Horas de El Pinar, no Uruguai, onde enfrentou bravamente e venceu os 1093 preparados pelo Berta e de inhapa alguns preparados pelo Antello.
Falo com toda convicção, pois estava presente em ambas.
Foram corridas épicas, memoráveis..... Este foi o Heinz que conhecemos e aprendemos a respeitar e o admirar.
E, mesmo neste momento de tristeza e consternação, diríamos : ide, caro amigo, e não esqueça de portar junto as tuas ferramentas, pois no lugar merecido que irás, encontrarás nosso querido "Seu Iwers", teu honrado pai, e juntos, poderão continuar a preparação imbatível dos 2 tempos dos DKW's."
Para finalizar, diria :
" Os homens passam, suas obras permanecem"!

Anônimo disse...

Foi um piloto que deixou seu nome junto com seu pai , escrito na historia do automobilismo gaucho e brasileiro
Fui torcedor ferrenho do DKW nº 9 nas provas que assisti na pedra redonda e cavalhada
O duelo com a carreteira do vitorio nos 500 km da pedra redonda foi fantastico
meus sentimentos a todos da familia Iwers
Ronaldo Nique

Anônimo disse...

Belas lembranças do Giordani e do Nique, lembro bem a disputa com o Vitório, crio que seja esta a melhor maneira de homenagear Henrique Iwers, neste momento. Minha solidariedade à femília.

Paulo Schütz

Larissa Iwers disse...

Agradeço a todos as manifestações de carinho em nome da família. Nos emociona muito as palavras dos amigos q conviveram com ele e também daqueles que acompanharam a carreira de meu pai. Ele deixa uma grande saudade em nossos corações. LARISSA IWERS