quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Asmuz e as 12 Horas

No dia da última 12 Horas de Tarumã, o meu amigo Luiz Borgmann nos deu a grata satisfação de assinar uma matéria no jornal Zero Hora, contando um pouco mais sobre a história de José Asmuz. Acabei esquecendo de publicar antes, mas confiram aí.


Valeu, Borg!

12 comentários:

João Cesar Santos disse...

Essa carretera do Asmuz ficou exposta no finado Museu da Ulbra por alguns anos, alguém sabe o paradeiro atual dela? Na minha humilde opinão o lugar ideal para ela ficar exposta seria o Museu do Automobilismo Brasileiro, em companhia com as Carreteras dos Andreatta, Bertuol/Menegaz e outras igualmente importantes para o automobilismo gaúcho...

Francisco disse...

Outro dia conversando, O Beto confirmou o que muitos Taquarenses aficionados por automobilismo da minha geração já falavam.
O piloto Jose Asmuz comprou a carreteira que era do seu Erni Muller.
Quem sabe através do teu blog nos conseguimos confirmar se a carreteira numero 32 e a mesma do seu Erni falecido há três anos.
Chico de Taquara:

João Cesar Santos disse...

Francisco, no documentario a História do Automobismo Brasileiro o Bird Clemente afirma que comprou a carretera do Asmuz, tirou o motor e colocou no seu Galaxie. Outra fonte confiavel me disse que o Bird levou somente o motor para São Paulo pois a carretera o Asmuz já tinha prometido de presentear o seu preparador que esqueci o nome agora, peço ajuda aos "universitários"...

Carlos Alberto Petry disse...

Se a combalida memória não me trai o preparador do Asmuz era Homero Zani.

luizborgmann disse...

Olá amigos, devido à reportagem acabei recebendo do amigo José Asmuz um grande acervo fotográfico de toda a sua carreira,inclusive com os carros de turismo, que estarei preparando para apresentá-las posteriormente. Há alguns anos, quando cursava um pós na Ulbra, visitei o Museu pouco antes de seu fechamento e lá fotografei a célebre carretera #32 em alguns ângulos que mostravam que ela tinha sido aposentada e mantida em idênticas condições à sua última aparição nas pistas, o desgaste da pintura, nenhuma espécie de upgrade para melhoria no aspecto, inclusive com a inscrição "breve no autódromo" e, no parabrisa, o nome do preparador, Homero Zani. Sabemos também que a carretera do Asmuz, pilotada por ele próprio, esteve em Tarumã há alguns anos atrás, em uma edição das 12 Horas, quando, antes da prova, ele fez um giro na pista, chegando com o motor fumaceando, pois a mecânica estava parada há muitos anos. Entretanto, há poucos dias, enviei ao Sr.José Asmuz um material impresso das Mil Milhas de 1962 em que ele participou (com a última vitória da gauchada naquela prova, com Orlando Menegaz e Italo Bertão), também questionando a ele a respeito do destino da carretera #32. Também questionei a respeito da reportagem do Speed e Bird Clemente, então perguntei a ele se esta carretera era reserva ou réplica da verdadeira. Também sabemos que a carretera estava exposta no Museu da Ulbra, não de propriedade desta, mas a título de empréstimo. De fonte muito próxima, ainda sujeito a confirmação do proprietário, a informação de que a carretera simplesmente sumiu, desapareceu, mesmo com mandado de busca e apreensão não foi mais encontrada. Estou aguardando para enviar o material através da filha do Sr.Asmuz, e ainda buscar material com os mecânicos de Asmuz, Homero Zani e Antonio Tergolina. Segundo contam, Zani era mecânico dos Andreatta e foi contratado por Asmuz. Já Tergolina pilotou carreteras eventualmente, e teria aprendido a técnica de preparação com Homero Zani. Me parece que Tergolina já é falecido, que, segundo o Dado de Andrade, grande piloto paranaense de Opala Div.3 nos anos 70, Tergolina era conhecido como "Toninho Mutreta", que depois da época das carreteras, foi ser mecânico da maior oficina Ferrari nos Estados Unidos. Lá, posteriormente, foi contratado por Richard Petty, grande piloto da NASCAR, onde Tergolina foi Crew Chief - mecânico chefe da equipe Petty e pentacampeão de equipe. Pode ser? Quem souber dados adicionais ou possa confirmar a veracidade dos fatos, fico grato.
Atenciosamente,
luiz borgmann

Francisco disse...

Na verdade a carreteira 32, não esta mais com o piloto Jose Asmuz?
Chico de Taquara.

Francisco disse...

Como foi postada junta, a resposta foi dada antes da pergunta.
Chico.

João Cesar Santos disse...

Luiz, foi exatamente nessas condições que eu vi a ford 32 lá no museu da ulbra. Se realmente for confirmada a noticia do "desaparecimento" da Carretera do Asmuz, será uma perda irreparável para a história do automobilismo gaúcho.

luizborgmann disse...

Olá João Cesar Santos e Chico de Taquara: Muito bacana os relatos de vocês, espero que tenhamos mais comentários dos internautas e que possam elucidar os fatos. A propósito, na matéria do canal Speed em que aparece a entrevista com Bird Clemente, este diz que devido a insatisfação do piloto José Asmuz com a baixa competitividade de sua carretera #32, vendeu-a ao Bird, este instalando o motor em um Ford Galaxie de uso diário. Isto já é no final dos anos 60, e até prova em contrário, a carretera de Asmuz ainda continha o V8 8BA flat head (cabeça chata, ou cabeça plana) como eram chamados os motores Ford V8 válvulas no bloco, superdesenvolvidos mas com alta tendência ao superaquecimento, não própriamente adequados ao uso urbano. Será que realmente o Bird comprou só o motor? Porque, neste caso, onde ficou a carcaça do Ford 1940? Vale lembrar que na Argentina, à época, as carreteras já haviam tornado obsoletos os flathead e adotado os V8 Corvette, Thunderbirds e Ford F-600 (Y), como por exemplo os campeões Gálvez, e no Brasil já se utilizavam alguns, como exemplo a carretera ex-José Cury, posteriormente e derradeiramente utilizada por Catarino Andreatta.
luiz borgmann

João Cesar Santos disse...

Luiz, conforme material distribuído no II Encontro das Carreteras, promovido pelo Paulo Trevisan (alo Paulo, aparece aqui!!!) a Ford #32 do Asmuz tinha um v8 272, a #6 do Julio v8 292, a 4# do Vitório originalmente era um 272 (ou 292) atualmente tá com um 302. Chevy/Corvette do Catharino (ex-camilo) v8 283. E se não me engano o Asmuz era um dos principais adversários do Catharino aqui no RS, então não acredito que ainda corresse com o velho 8BA.

fernando Nana disse...

Ola a todos,a carretera do Asmus tinha u v8 272 com tres holey duplo,ganhou Pelotas POA com media 180 e algo ,o Catarino vinha liderando com a corvete , carretera q foui do Rui Soza e pegou un cachorro na ponte do Camaquã,nas reta o cesna não acompanhava ela , abraço a todos.

Roberto Giordani. disse...

Alô pessoal !
O Tergolina realmente já é falecido. Vou perguntar ao Henrique Mutti Jr, que viveu junto ao Tergolina durante muito tempo nos Estados Unidos a respeito destas dúvidas todas. Vou solcitar que responda pelo Blog. OK?
Roberto Giordani.