sábado, 26 de maio de 2012

O Nome do Kartismo Gaúcho

O último Desafio foi fácil. Se o assunto é kart e o número é 35, imediatamente lembramos da família Fornari e daquele que nessa modalidade mais se destacou, Carlos Alberto, ou simplesmente "Neco".

Envolvido com as corridas desde pequeno, já que seu pai Breno e seu irmão Antônio Miguel eram assíduos participantes das competições, "Neco" seguiu os passos da família e soube, com muito talento, levar o #35 ao alto do pódio por inúmeras vezes.

"Neco" competiu no kart numa época em que boa parte dos melhores pilotos em atividade no Rio Grande do Sul se alternavam entre os autódromos e os kartódromos, como nos campeonatos Gaúcho e Citadino de 1981. Se havia alguma dúvida em relação ao talento do piloto, esta se desfez em uma prova no ano seguinte, em Tarumã, quando da realização da prova do Panamericano de Kart. "Neco" disputou o título palmo a palmo com Ayrton Senna, que na época já trilhava seu caminho para a Fórmula 1, correndo na Europa. Quem assistiu aquela prova, lembra que "Neco" não venceu por mínimos detalhes, mas o segundo lugar teve sabor de vitória.

Ainda em 1982, dividiu o volante do Fiat 147 do irmão "Neni" na vitória da categoria na prova 6 Horas de Guaporé.

Além de piloto, começou a destacar-se, ainda nos anos 80, como preparador e formador de novos pilotos, com sua equipe, a Kartsul. Em paralelo competia no kart, na Fórmula Ford e em categorias de turismo como o Campeonato Regional de Turismo. Nesta última, foi um dos pilotos mais rápidos, responsável por inúmeras pole positions entre os anos de 1988 e 89.

Em 1993 teve a oportunidade de competir novamente ao lado do irmão no Campeonato Gaúcho de Marcas, com um Escort, sempre levando o tradicional #35 consigo.

De lá para cá foram inúmeras participações como piloto, especialmente em provas longas, como 12 Horas de Tarumã, e muitas vitórias de seus pilotos representando a Kartsul.

Desde 2010 é o Diretor de Kart da Federação Gaúcha de Automobilismo, dando vida à modalidade que o projetou como grande profissional. Mesmo não atuando regularmente na pilotagem, creio que se alguém perguntar qual é hoje o maior nome da kartismo aqui no estado, ninguém terá dificuldades em responder: "Neco" Fornari.

Abaixo alguns registros da carreira de "Neco" nas competições.











Fonte das imagens: arquivo Antônio Miguel Fornari, Giancarlo Gasparotto, Mário Guglielmi, jornal Esporte Motor, Zero Hora e arquivo pessoal.

2 comentários:

enio wermuth disse...

parabens ao Neco e familia, sou testemunha desde a epoca que corria de Kart, como tambem na preparaço...regional de turismo etc...etc...pois filho de peixe, homenagem ao saudoso Breno e ao 35que tantas alegrias deu ao povo Gaucho

fernando Nana disse...

VELHO NECO parceraço corremos algumas provas juntos 500km 12 H e outras,voce fasia os motores de kart mais bala q vi ,dUDA rOSA cRISTINA rOSITO TODOS FORAN CAPEÕES COM MMOTORES DO NECO,EO PEGA COM O SENA EN TARUMÃ,NO SULAMERICANO.ABRAÇO A TODOS