sábado, 19 de maio de 2012

Sérgio Pegoraro

Antônio Pegoraro, piloto e principal responsável pela construção do Autódromo de Tarumã, quando competia, isso lá na década de 50 e 60, levava em seus carros o número 17. Ao menos é com este que ele ainda hoje é lembrado.

E foi este número que seu filho, Sérgio Pegoraro, escolheu para estampar seu carro no ano de 1981, quando disputou e venceu o Torneio Carro do Povo de Passat.

Sérgio era a resposta do último Desafio, que a turma não teve maiores dificuldades para identificar. Por inúmeras vezes ele foi citado por aqui, mas faltava um post dedicado a este grande piloto.

 A influência do pai foi determinante para que os filhos seguissem seus passos no automobilismo, e assim, Sérgio, juntamente com o irmão Cezar, deu início à sua carreira no kart, tão logo o Kartódromo de Tarumã fora inaugurado, em 1966. Naquele ano ele foi Campeão e Vice (para o "Bocão", é claro, lembra ele), pois naquela época era comum participar de mais de uma categoria.

Sua estreia nos carros foi em 1969, em Curitiba. No ano seguinte cursou a escola de pilotagem do Pedro Victor De Lamare. Neste mesmo ano competiu com um VW 1600 e participou da prova inaugural do Autódromo de Tarumã.

Em 1971 fez parte da Equipe Renner na Fórmula Ford, que tinha os três Pegoraro no time. Depois disso acabou deixando as pistas de lado para cuidar da família e dos negócios, pois como ele mesmo cita, na época ninguém ganhava grana neste esporte.

Mas a velocidade acabou falando mais alto e ele retornou às competições em 1979, na Divisão 1 - Passat, com um carro preparado pelo Henrique Iwers. No ano seguinte montou uma equipe com o campeão da temporada passada, Raffaele Rosito. Para 1981, montou um forte time com Paulo Hoerlle, com a preparação do Ivan e patrocínio da Cautol e Ipiranga. Os grandes adversários da temporada foram o seu irmão Cezar e seu companheiro Anor Friedrich, que competiam pela equipe Carro do Povo. Ao chegarem na última prova do campeonato, em Tarumã, apenas Sérgio e Cezar lutavam pelo título. O final foi dramático, já que na segunda bateria os irmãos que brigavam pela ponta tiveram problemas. Primeiro "Bocão" teve um pneu furado e quando Sérgio, a apenas duas voltas do fim, já comemorava, viu seu carro quebrar. Pensando que tudo estava perdido, descobriu que com a soma dos tempos havia se tornado Campeão com o irmão sendo o Vice.

Com o fim do Torneio Carro do Povo, os Passats foram parar na categoria Hot Car, categoria que viu os irmãos Pegoraro correndo pela mesma equipe novamente. A equipe Cautol, Predilar, Mobil Super tinha a preparação de Clóvis de Moraes e os belos Passats #37 e #38. A temporada foi, a exemplo do ano anterior, amplamente dominada pelos dois e definida nos detalhes, a favor de "Bocão".

Depois de mais uma parada, Sérgio acabou participando, a convite de Renato Conill, de algumas provas, entre 1985 e 86, no Brasileiro de Marcas e no Campeonato Regional de Turismo. Neste último, pilotando um Uno, venceu a prova 500 km de Guaporé, debaixo de chuva. Essa foi sua última prova.

De lá para cá, como ele mesmo disse, muitas "quase" voltas e muita TV. Rsrsrsrsrs

Abaixo, uma série de imagens, mostrando Sérgio desde o kart, passando pela Fórmula Ford, Torneio Passat, Hot Car e Brasileiro de Marcas. Por fim, um registro deste de que vos escreve com Sérgio, "Bocão", Leonel Friedrich e Luiz Fernando Cruz, feito no aniversário de 40 anos do Tarumã, em 2010.

Agradeço ao Sérgio pelas informações e pela atenção.









Fonte das imagens: arquivos Cezar Pegoraro, Délcio Dornelles, Renato Pastro, revista Auto Esporte, revista Pódium Graphic e aquivo pessoal.

2 comentários:

Roberto Giordani disse...

Tecer elogios ao talento e a pilotagem do nosso confrade Jurássico Sérgio, seria chover no molhado, pois são por demais reconhecidos seus méritos. Cabe somente fazer um adendo a estes méritos: este adendo chama-se seriedade, marca esta muito sensível no comportamento do Sérgio nas pistas, fazendo desta virtude um fator muito positivo na sua história de piloto.
Parabéns Sanco, por dedicar este post a quem realmente merece.

Roberto Giordani. disse...

Reparem na última foto nas comemorações dos 40 anos de Tarumã. Só tem "fera"... e muitos outros que por lá estiveram.
Foi um prazer ter convivido nas pistas do passado com diversos deles. Em homenagem a estes e muitos outros ícones do automobilismo daquela fase, os Jurássicos farão para breve o lançamento do Livro contando seus feitos e seus históricos.