sábado, 27 de julho de 2013

40 Anos de Automobilismo

No último Desafio publiquei uma das imagens que foram divulgadas quando da lembrança da primeira corrida de kart realizada na cidade de Passo Fundo. O assunto foi tema de uma ótima matéria divulgada na região em novembro do ano passado e que agora, transcrevo aqui. Assim contou o Diário da Manhã:
 
Quatro décadas decorreram desde as primeiras corridas de kart em Passo Fundo. É de comemorar esse feito iniciado com o campeonato citadino de 1972, e, que tem gerado incontáveis campeões, até em nível nacional, para a cidade. E, no mês de novembro, são celebrados os 40 anos do primeiro campeonato, ainda realizado nas ruas.

Passo Fundo é terra de grandes pilotos, e no Kart, também uma das pioneiras no interior do Estado. Suas lideranças e pilotos deflagraram e organizaram as primeiras corridas em cidades como Cruz Alta, Lages, Vacaria, Erexim, Getulio Vargas e outras da região.




(Em 1972, provas eram realizadas nas ruas da cidade / FOTOS ARQUIVO PESSOAL/ PAULO TREVISAN E MARCO DAMIAN)

No Brasil o Kart surgiu em 1959/60 originário de uma ideia dos norte-americanos que estavam usando motores de cortadores de grama e de motosserras. Com a proibição das corridas de carros nas ruas no RS em 1968 (a última prova foi em Passo Fundo, pelo campeonato gaúcho) a única alternativa era correr no Autódromo de Tarumã, inaugurado, em 1970. Portanto, a solução para os pilotos passo-fundenses foi o kart.

Ocorreram reuniões no Bar do Turis Hotel, e os boatos insistentes de que, em 1972, teria corridas na cidade. Aonde, ninguém sabia. A primeira compra foi de dois chassis Mini (apelidados de banheiras) usados por Moacir Cabeda e Hercules Borges em 1971. Em seguida, Paulo Afonso Trevisan e João Carlos Klaus trouxeram os Maxi Mini, juntamente com Mauro Machado, Roberto Tasca, Sergio e Hélio Ughini, Paulo Tagliari, e logo após, tantos outros.

Os treinos começaram em pistas e locais improvisados no trevo da TransBrasiliana, no pequeno trecho de asfalto em direção à Xangri-lá, mas especialmente na pátio fechado da CESA que era cedido por Alberto Tagliari, então diretor, para uso dos kartistas nos finais de semana. Juntava-se a juventude no local e o número de karts não baixava de 10, treinando até detonar os pneus e seus motores. O conhecimento técnico era mínimo. Um detalhe que desconheciam era que para o motor pegar e funcionar, se deveria correr com a traseira levantada e não arrastando as rodas no chão. Detalhes primários e para os quais os mecânicos e ajudantes ignoravam no inicio. Muitos já eram acostumados a empurrar DKW, que, com motor envenenado, exigia muita força para pegar. O grid chegaria a mais de 20 unidades no primeiro campeonato, em 1972. Vários correriam em duplas porque as provas eram categoria única e geralmente de 3 a 4 baterias por prova. Importante salientar, que alguns deles eram filhos de pilotos das antigas carreteras e pelo menos oito tinham experiência e disputavam corridas no campeonato Gaúcho com Simca, Gordini, DKW, Opala, ou seja, o kart foi um desaguadouro natural dos pilotos, filhos de pilotos e jovens aspirantes.


 



























(Paulo Trevisan à esquerda, Mauro Machado no centro e João Carlos Klaus à direita / FOTOS ARQUIVO PESSOAL/ PAULO TREVISAN E MARCO DAMIAN)
 
Primeira prova cheia de atrações
Na primeira prova em 05/06/1972, após transferirem data anterior, porque estava sendo comprados novos chassis, uma surpresa, a chuva! Ninguém era acostumado com isso e nem existiam pneus de chuva. Então nas “ensaboadas” Avenida General Neto e Rua Independência aconteceu a prova inicial, com largada lançada dos 15 karts, na frente do bar Oásis. Após, dobrava a direita na Rua Independência e fazia um retorno de volta a General Neto e, assim, contornava os canteiros dos coqueiros, defronte a Catedral. Ocorreram acidentes, e, nem os sacos de areia improvisados, evitaram algumas lesões. Na soma das quatro baterias, com 12 minutos cada, o vitorioso foi Hercules Borges com 22 pontos. Após, Paulo Tagliari que disputou a ponta ferozmente, Ison Iaione, Paulo Trevisan e João Carlos Klaus, Roberto Tasca, Celso Menegaz. Portanto, o primeiro vencedor em corridas de kart em Passo Fundo foi Hércules Borges. A melhor volta, indicada pela cronometragem registrada pela equipe de Paulo Roberto Magro, foi feita pelo piloto Paulo Tagliari. Por uma questão histórica é importante registrar os pilotos que participaram dessa prova inaugural: Paulo Tagliari, Mauro Machado, Ivanio Bernardon, Ernani Rigon, Sergio e Helio Ughini, Paulo Trevisan, João Carlos Klaus, Joaquim Albuquerque (de Carazinho), José Schroeder, Antonio Carlos Oltramari, Caetano Borella, Moacir Cabeda, Hercules Borges, Roberto Tasca, Nilton Bertão, Ison Iaione, Nereu Grazziotin, Edson Bertão, Guilherme Wolff (os três últimos receberam os karts na semana anterior). Grande destaque era a junção e formação de excelentes preparadores, como Carlos “Aio” Ortiz, João Finardi, Alexandre Tagliari que também viriam a ser grandes pilotos, e a quem o nosso Kartismo muito deve. Outros se integrariam em seguida, como Fernando e Gilberto Cogo, Busato, Arnaldo Fontanella, Neri Lago, Cesar Ghighi, Job Iaione Filho, Luiz Carlos Tizatto, Nilson Grazziotin e Ivan Tissot. E agregados nesse entusiasmo, MoscaTissot, Canfield, DalPont, Marson, Helbling, Carlos Martins e tantos outros.

Paulo Trevisan levou a segunda prova
A segunda prova no trevo da perimetral para Porto Alegre, com largada dada por Italo Bertão, foi vencida por Paulo Trevisan e João Carlos Klaus e em segundo lugar Mauro Machado que formara uma equipe bem estruturada com saudoso preparador Alexandre Tagliari. Mauro já usava capacete personalizado e macacão de piloto de verdade, já que a maioria dos macacões era de postos de combustível e até fardamento de frigorífico.

Terceira prova: Hélio Ughini vencedor
A terceira prova foi no mesmo trevo e Paulo Trevisan e João Carlos Klaus, mesmo tendo vencido duas das quatro baterias, ficaram em segundo na geral, perdendo para Hélio Ughini, que viria a se tornar um grande expoente do kartismo de Passo Fundo até os inicio dos anos 90. Aliás, desses pilotos pioneiros vários seriam campeões gaúchos nos anos 70/80. O destaque foi Roberto Tasca, bicampeão gaúcho pela famosa equipe Semag de Porto Alegre. Hélio Ughini e João Carlos Klaus também viriam a ser campeões estaduais.
 
Sérgio Ughini venceu a quarta prova
A quarta prova, datada do mês de novembro, retornou para o centro da cidade, com largada na Avenida General Neto, em frente da Garagem São José. Passava defronte a antiga Ford, hoje Banco Sicredi, e contornava o posto de combustível, na esquina com Rua General Osório. Corriam para retorno no meio da quadra e faziam em alta velocidade a esquina da antiga Casa Rayon. Foram pegas sensacionais entre Sergio Ughini, Hercules Borges e Paulo Trevisan, cada um vencendo uma bateria, ficando como fita azul final, Sergio Ughini. O público era imenso e significava realmente um acontecimento na cidade. A imprensa noticiava os preparativos e fartamente os resultados, e o radialista Meirelles Duarte sempre esteve presente e apoiando, como até hoje, faz por gosto pelo kartismo.




(Momento da largada de uma das provas de quatro décadas atrás / FOTOS ARQUIVO PESSOAL/ PAULO TREVISAN E MARCO DAMIAN)

Sem campeão
As oito corridas, do primeiro campeonato não definiram o campeão, pois o regulamento não era claro e houve muitos vencedores, em cada prova e em cada bateria. Mas, uma coisa importante aconteceu. A Associação Automobilística de Passo Fundo-AAPF (hoje Kart Clube de Passo Fundo e voto na FGA) já começava a falar e discutir a necessidade de construir um kartódromo. A primeira reunião oficial, conforme Paulo Trevisan, que guardou todo o material de época, aconteceu no Bar dos Bresolin (o famoso Roda Viva) ao lado do Clube Caixeiral.

O Kartódromo da Roselândia
A doação da área, na Roselândia, foi feita pelo proprietário, senhor Irady Laimer. As máquinas que aplainaram o terreno pertenciam ao senhor Lander Machado, e o combustível das máquinas, fornecido gratuitamente pelo piloto de carretera e entusiasta do kart, Ítalo Bertão. Assim, o empenho de apaixonados pelo automobilismo fez nascer a primeira pista, ainda de forma precária, lá pelos anos de 1975/1976.

Mas as maiores exigências do esporte só possibilitaram a inauguração oficial do atual kartódromo, em 1979. Nas décadas seguintes o kartódromo teve grandes apoiadores, como o prefeito Fernando Machado Carrion, com o asfaltamento, e, antes, do Prefeito Edu Villa de Azambuja. Nas décadas seguintes, das empresas Stédile, Bertol e outras, entusiastas do esporte.

O kartismo, como outros esportes, segue convivendo com momentos de grandeza e de crise. No geral, nunca mais recebeu apoio do poder público, mesmo que o kartódromo seja um patrimônio valioso para a comunidade. Este esporte é um formador de caráter e personalidade sadia e competitiva dos jovens, como os frequentadores o sabem. Muita água rolou na pista e fora dela, mas aí são outras inúmeras histórias.

Tudo nasceu lá em 1972 e por essa razão na prova final do Campeonato Gaúcho que acontecerá em novembro/2012, serão exibidos os velhos e valorosos karts dos primórdios desse esporte em Passo Fundo, pertencentes ao Museu do Automobilismo Brasileiro. Quem sabe para algumas voltas na pista? Com chuva ou sem chuva? O mais importante será o registro da memória daqueles que participaram desse feito.
 
Grande registro da história do kartismo em Passo Fundo. Com certeza muitas dessas informações foram provenientes dos arquivos do guardião da memória do automobilismo brasileiro, o meu amigo, Paulo Trevisan.
 
Fonte das imagens: Diário da Manhã - Passo Fundo, acervo Paulo Trevisan e Marco Damian.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela lembrança Sanco.O Historiador Damian conhece e divulgou muito o inicio do kart em PFundo. No final de 1971 começamos a treinar e eu estava com Maxi Mini,e tínhamos mais de 20 karts aqui.Essa prova da foto sendo empurrado foi a 4ª prova,e a com largada tipo LeMans a 2ª num trevo da entrada da cidade.A 1ªprova foi num dia de chuva.No final de 72 eu fui embora para PAlegre por questões profissionais.Eu pesava apenas 55kg e fui o primeiro a usar pinhão de 9 dentes(comprei do saudoso Schmidt).Apenas para registro PFundo deflagrou as primeiras provas de Kart em Cruz Alta,Lages,Erechim,Getúlio Vargas e várias outras cidades.Com kart em 77 disputei o gaucho e depois no inicio dos 90 uns regionais. PAULO TREVISAN

Marcelo Cé disse...

Lembro da Inaguração do kartodromo de passo fundo em 1979, fiz minha primeira corrida de kart na categoria estreante. Gostaria de saber onde encontro fotos da corrida.