sábado, 13 de julho de 2013

Campeonato Brasileiro de Viaturas Turismo, Tarumã, 1973

Acertou quem identificou a imagem do último Desafio como sendo da prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Viaturas Turismo - Divisão 3, disputada em Tarumã, no dia 20 de Maio de 1973. Os faróis em alguns carros pode ter confundido alguns blogueiros, pensando ser uma prova de 12 Horas, mas explicarei a seguir a razão para que estivessem instalados.
 
35 carros se apresentaram para a prova. 23 na Classe A, até 1600 cc, quatro na B, entre 1601 e 3000 cc e oito na C, entre 3001 e 6000 cc.
 
A pole position ficou com o Opala #84 do paulista Pedro Victor De Lamare, com o tempo de 1min20s65. Apesar da diferença de "cavalaria", o gaúcho Fernando Esbroglio com o Fusca #1 obteve o excelente tempo de 1min22s66, alinhando na terceira posição, indicando seu favoritismo tanto em sua classe quanto no geral.
 
Dada a largada da primeira bateria, De Lamare disparou sendo acompanhado apenas por Edson Graczyk, com Opala, Esbroglio, "Dado" Andrade, também com Opala e Fausto Dabbur com Fusca. Na 8ª volta Esbroglio acabou abandonando por problemas mecânicos. Os problemas também perseguiram boa parte dos Opalas da Classe C. De Lamare quebrou e "Dado" venceu, mesmo sem freio e as três primeiras marchas. Graczyk fechou em segundo com Dabbur em terceiro.
 
A segunda bateria foi disputada no início da noite, por isso os faróis instalados nos carros. Quem assumiu a pilotagem do Opala #68 de "Dado" Andrade foi Pedro Carneiro Pereira, mas os problemas acabaram fazendo com que largasse dos boxes. Mesmo com uma boa recuperação nas primeiras voltas, acabou quebrando na quinta volta.
 
Quem liderou boa parte da bateria foi Julio Tedesco, se revezando com Graczyk, até que ambos abandonassem. Com praticamente todos os Opalas fora da disputa, o Fuscas dominaram, com Vitor Mottin vencendo a segunda bateria e Bruno D'Almeida em segundo. Dabbur administrou sua vantagem da primeira bateria e mesmo terminando a segunda na quinta posição, venceu na soma das duas baterias.
 
O resultado final foi o seguinte:
Classe A:
1º Fausto Dabbur - Fusca - 84 voltas
2º Lino Reginatto - Fusca - 83 v
3º Sá Carvalho - Fusca - 82 v
 
Classe B:
1º Fernando Rangel - FNM - 75 v
2º Evaldo Vita - Opala - 67 v
3º Luis Fernando Costa - FNM - 63 v
 
Classe C:
1º Roberto Alves - Opala - 84 v
2º Julio Tedesco - Opala - 62 v
3º Pedro Victor De Lamare - Opala - 58 v
 
Abaixo dois registros daquela prova. O primeiro mostrando o vencedor Fausto Dabbur e mais abaixo o Opala #68, vencedor da primeira bateria.
 


Fonte das imagens: revista Quatro Rodas.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Roberto Alves seria de Floripa? Seria o comentarista de futebol da RBS?
Abs
Júlio

Carlos Belleza disse...

Pessoal! Passei por aqui só para comentar sobre os tempos que estes carros viravam naquela época! O De Lamare, já tinha baixado 2' do tempo que fez nas 12 horas de 1971! O Esbróglio, meu amigo, virou um "temporal" neste dia! Os opalas tinham mais de 400 HP, os fuscas, penso que tinham mais de 120, é isso?
O Ribeiro, de Fiat 1.6, já virou 1' e 18" na última classificação do Marcas. Os "fuscas" de hoje, viram como o grande Esbróglio naquela época. Só que agora a preparação é mínima e os pneus são radiais! Para quem esteve na pista nas duas épocas, fico bastante impressionado! Assisti esta prova, lembro bem!
Era isso. Sanco, parabéns pelo aniversario do blog!
Abração. Catô