sábado, 20 de julho de 2013

Ricardo Bazei

Mais uma vez, o Mestre Schutz (que também atende pelo apelido de "Gordo Pequeno", não é mesmo, Lambe-Lambe?) matou a charada. No kart #78, vinha o piloto de Gramado, Ricardo Bazei, durante disputa de prova do Campeonato Gaúcho de Kart de 1984, em Tarumã, ano em que ele se tornou campeão. Atrás dele, um guri que no ano seguinte se tornaria a revelação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, Serge Buchrieser.

Me contou o André Pasquale, outro grande kartista daquela época, uma história interessante sobre o número do kart do Ricardo. Ele disse que em 1980 comprou um kart usado do João Alfredo Ferreira, o "Baguncinha", piloto de Gramado, mas que mora em Novo Hamburgo. O "Baguncinha" havia sido Campeão Gaúcho com aquele kart que utilizava o número 78. Com o mesmo chassi e número, o André repetiu a dose e foi Campeão Gaúcho em 1981. Depois disso, o Ricardo, com o #78 foi Campeão Gaúcho em 1984. Para fechar a história, o filho do André, Franco, usou este número para ser Campeão Gaúcho de Kart em 2012. Como disse o André, realmente um número que dá sorte aos pilotos de Gramado.

Ricardo teve passagens esporádicas pelo automobilismo, quase sempre competindo no kart. Com o também gramadense Mauro Caberlon, participou da prova 6 Horas de Guaporé de 1986, válida pelo Campeonato Regional de Turismo. Abaixo é possível ver algumas passagens de sua carreira nas pistas. Muita gente conhecida aí em baixo.

Ao que consta sua última prova oficial foi em uma prova de kart endurance, também com Mauro Caberlon e Paulo Volk.
 



 
 


 
Fonte das imagens: arquivo Ricardo Bazei - fotos Vilsom Barbosa, www.inema.com.br

Nenhum comentário: