quinta-feira, 24 de junho de 2010

Carenagens, asas e pneus

Nas imagens de ontem o "Chico" Feoli aparece com seu Bino de 1975 vestindo uma carenagem diferente, um pouco mais alta na região do cockpit. Pelo que consta a tal carenagem começou a ser utilizada a partir daquele ano. Na imagem enviada pelo Fernando Onófrio (#11), que corria com o "Chico" (#12) na equipe Telefunken, é possível ver claramente a diferença.


Mas outras coisas me chamaram a atenção na imagem com os carros na carreta. O Fernando Vacaria ainda não utilizava asa traseira. Será que dava muita diferença? Pelo visto o uso não era obrigatório. Tanto o Fernando quanto o "Chico" passam por aqui e podem contar os detalhes.

Outro ponto é o tipo e a marca dos pneus: slick da Firestone. Viram? Agora vejam os dois registros abaixo.



O primeiro, em Brasília, mostra os slicks da Goodyear e o segundo mostra pneus de rua. Será que essa última era um treino? Ou as provas do Gaúcho eram com pneus de rua? Não sei... fiquei mais enbananado ainda quando voltei para 1974 e encontrei o carro do "Chico" com duas configurações diferentes na mesma pista de Tarumã. É só olhar para ver.



Haja tempo para tanto set-up...

Fonte das imagens: arquivos Fernando Onófrio e Francisco Feoli.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ainda em 75

Pela primeira vez vejo esse carro em cores. Francisco Feoli e seu Fórmula Ford #12 da Telefunken, que tantas vezes apareceu por aqui em tons de preto e cinza, pintou na semana passada lá no blog do amigo Carlos de Paula, quando ele nos contou a história do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford de 1975. "Chico" ficou com o vice-campeonato, atrás apenas de outro gaúcho, Clóvis de Moraes. Confiram a história contada em todos os seus detalhes lá.




Valeu, Carlos!

Fonte das imagens: arquivo Carlos de Paula.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Há 35 anos

Aos poucos o blog do amigo Ronaldo Nique começa a mostrar raras e belas imagens de sua passagem pelas pistas. Há poucos dias nos presenteou com um vídeo da prova onde conquistou sua primeira vitória em Tarumã, no distante 1975. Legal demais. Gostei da trilha, Nique!




Fonte das imagens: arquivo Ronaldo Nique.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fórmula Vee saindo do papel (!!!!)

Texto retirado na íntegra lá do blog do amigo Mestre Joca, que nos traz uma excelente notícia.

"Alguns aqui hão de lembrar: em novembro passado começamos uma discussão aqui no blog sobre a criação de uma categoria barata e de manutenção acessível. Após algumas deliberações, achamos que o caminho seria ressuscitar a Fórmula Ve, baseando-se num chassi simples e mecânica original, procurando aproveitar o máximo possível peças de série.

Daí em diante, muita água rolou. Alguns aderiram de primeira hora, muitos desacreditaram. Da turma inicial nasceu um projeto que infelizmente não conseguimos levar adiante pelos múltiplos compromissos pesssoais dos integrantes do grupo. Mas a ideia continuava ali viva, latente.

E para que não se perdesse toda aquela empolgação inicial, o Roberto Zullino me convidou para continuarmos tocando juntos o projeto, nem que fosse só por diversão. Por uma questão de ética, abrimos mão do projeto inicial pois não nos pertencia. Começava ali nossa romaria em busca de outro projeto.

Resolvemos trabalhar "à mineira", isto é, sem nenhuma divulgação do que estávamos fazendo, mesmo sendo cobrados todo o tempo pelo andamento do Fórmula Vê. Iniciava-se ali uma longa pesquisa e troca de e-mails com fabricantes de chassis, pilotos e equipes da Austrália, Reino Unido e EUA.

E aos poucos as linhas gerais do projeto foram se definindo e algumas ideias iniciais foram sendo abandonadas pela inexequibilidade ou pelo alto custo. Nesta fase tivemos uma ajuda valiosa do engenheiro curitibano Edison Enriconi, ex-construtor de Fórmula VW 1300, pelas suas preciosas dicas, alicerçadas em anos de construção de monopostos com chassis tubulares.

Com tudo alinhavado, era chegado o momento de colocar em prática. Entra no circuito o Régis Cava que bancou toda a parte de desenvolvimento inicial do projeto, o Abrão em cuja fábrica de gaiolas de competição em Santa Bárbara do Oeste começamos a soldar os tubos e o Nilton da Impact Racing, responsável pela carenagem e peças em fibra de vidro.

Começava ali, de fato, a nascer o Fórmula Vee. Não há como negar que foram meses de um amplo aprendizado. Cada um entrando com a sua expertise e experiência e o carrinho aos poucos foi tomando forma. De apenas alguns desenhos prévios no papel, fizemos um mock-up para testes de ergonomia e algumas soluções mecânicas que, ao longo do processo, foram sofrendo modificações.

E aqui rendo minhas homenagens à teimosia e persistência do Zullino, que não teve mãos a medir em cortar, soldar e refazer tudo novamente quando alguma idéia melhor ou mais prática era apresentada. E assim chegamos ao que achamos ser o melhor que podia ser feito dentro das condições técnicas propostas e do custo projetado.



Desenho do chassi em AutoCad.

Nesta fase juntou-se a nós o Zé Clemente que, como projetista industrial, ficou encarregado de dar forma em AutoCad e transcrever medidas e cotas de maneira simples e clara, para que qualquer candidato a construtor pudesse entender o projeto. Estabelecidos então chassi e material, passamos à "operação pente fino".

Daí contamos com a ajuda do Eduardo Monis (construtor dos Fórmula Speed) que nos deu várias dicas sobre tubos e construção de chassis e a repassada final foi feita por dois notórios construtores nacionais: José Minelli e Antonio Ferreirinha, que fizeram poucas sugestões ou correções, o que nos deixou orgulhosos do nosso projeto e a certeza de estarmos no caminho certo.



Carroceria e soluções técnicas próximas ao do GAC inglês...

Neste meio tempo, trabalhamos no regulamento técnico e daí contamos com a ajuda do Chico Biela na elucidação de algumas dúvidas e definições, a quem agradeço de público. No fim e em linhas gerais, acabamos por usar como referência muita coisa dos atuais fabricantes de chassis australianos no tocante à estrutura e reforço, bem como a opção pelo motor VW 1600 cc a álcool, com dois carburadores 32, inteiramente original mas sem utilizar ventoinha.

Bem, até aqui foram seis meses de duro trabalho. O maior mérito deve ser atribuído ao Zullino, Abrão e ao Nilton, que tomaram a si a responsabilidade pela construção e desenvolvimento do primeiro chassi. Minha participação em todo o processo digamos que foi meio conceitual, atuei mais como "advogado do diabo", sugerindo e pondo à prova idéias e soluções.

Na próxima semana começa finalmente a construção do chassi definitivo e na outra a montagem do monoposto. Após alguns testes de ajustes e acertos, vem a produção em série. Se vai ser um chassi vencedor, não existem garantias para isso. São as regras do jogo e o que torna mais fascinante a criação de um novo carro e categoria., praticamente do zero.

Mas criar, construir e desenvolver um chassi é apenas uma parte de um projeto muito mais ambicioso. Agora é vê-los sair da linha de produção e fazer vingar a categoria. Aí, não depende só de nós e sim dos muitos interessados. Só demos o empurrão inicial, a verdadeira luta se inicia agora.

(foto reprodução/arq. Zé Clemente)"

Sensacional, Joca, Zullino e a turma que está bolando a barata. A receita é econômica e divertida. Tem tudo para dar certo. Aguardamos novas notícias.

Maiores informações sobre o Fórmula Vee Brazil no blog específico http://formulaveebrazil.blogspot.com/, onde estarão atualizados o passo-a-passo e andamento do projeto e construção.

domingo, 20 de junho de 2010

Desafio da Semana

O belo click da semana foi enviado pelo amigo Caranguejo de Bagé, que anda meio sumido, mas de vez em quando dá um alô e deixa algumas coisinhas interessantes para dividir com a turma. Vamos ver se vocês descobrem o piloto, o ano, local, etc.


Valeu, Caranguejo!

sábado, 19 de junho de 2010

6 Horas de Pelotas

E não é que a turma estava afiada no último Desafio? O Schutz acertou os pilotos. O Borg o local e o Giordani e Fernando Vacaria, que provavelmente estavam participando da prova, deram maiores detalhes. Ficou faltando apenas o ano, mas deve ter sido entre 1963 e 64, quando o piloto do JK #25, Lauro Maurmann Júnior venceu por duas vezes as 6 Horas de Pelotas. Além das vitórias no sul do estado o JK venceu várias provas naquele período. É o que conta o material enviado pelo "Chico" de Taquara, como pode ser visto abaixo, registro publicado no jornal Zero Hora.




Falando em Pelotas, encontrei duas imagens nos arquivos do outro "Chico", o Feoli, que provavelmente são de lá. Os experts podem confirmar e até tentar identificar alguns participantes.



Fonte das imagens: jornal Zero Hora - arquivo Francisco Souza e arquivo Francisco Feoli.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

São Chico ou Taquara?

O "Chico" de Taquara manda a imagem abaixo com uma correção. Pelo que consta no livro Levantando Poeira (página 61), do amigo Gilberto Menegaz, o registro foi feito durante a largada em São Francisco de Paula, mas de acordo com o "Chico" e também o "Beto" (Carlos Alberto Petry), que são de Taquara, a foto foi feita naquela cidade. Diz o "Chico": "pelas casas antigas no fundo, sabemos que foi em Taquara. Em segundo plano podemos ver um a antiga camionete da Polícia Rodoviária, onde hoje fica a revenda de pneus Mão na Roda."


Fica aí o registro.

Fonte da imagem: livro Levantando Poeira - arquivo Francisco Souza.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

70 mil

Foi o número de pessoas que assistiram a inauguração do Tarumã, no histórico 8 de Novembro de 1970. O registro é do Jornal do Brasil, mais um achado do amigo Mario Estivalet.


Fonte da imagem: Jornal do Brasil - arquivo Mario Estivalet.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Clicks do Tarumã

O Gustavo Rodrigues, frequentador assíduo do blog, esteve em Tarumã no último domingo e presenciou o grid histórico que encheu os 3.016 metros do circuito, durante realização da etapa simultânea do Gaúcho e Brasileiro de Marcas. As imagens pingaram hoje no e-mail e agora divido com vocês.










Pelo visto a turma da funilaria vai ter bastante trabalho para a próxima etapa.

Valeu, Gustavo!

Fonte das imagens: arquivo Gustavo Rodrigues.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Autódromo de Tarumã será inaugurado em setembro

Era o que dizia a matéria do Jornal do Brasil do dia 5 de Agosto de 1970, enviada pelo Mario Estivalet. Era a previsão: 20 de Setembro de 70, mas acabou sendo adiada, por pouco tempo, é verdade. Interessante o texto e algumas informações como as angulações de curva, por exemplo. Vale a pena ler tudo. Vejam também que a regra da FIA (não sei se é válida ainda) dizia que o circuito podia abrigar no máximo um carro a cada 100 metros, ou seja, no máximo 30. Quem foi ao Tarumã ontem, viu mais do que o dobro num mesmo grid. Inédito e incrível. Pena não ter podido assistir.


Fonte da imagem: Jornal do Brasil - arquivo Mario Estivalet.

domingo, 13 de junho de 2010

Desafio da Semana

Mais uma para a turma da antiga, cortesia do novo amigo "Chico de Taquara". Acho que é fácil. Quem são os pilotos? Que lugar é esse? Quando...


Mãos à obra!

sábado, 12 de junho de 2010

Jornal do Brasil

Dia desses recebi um e-mail do amigo Mario Estivalet. Fala aí, Mario!

"Grande Leandro, Viva!!!!!!!!!

Faz tempo que não contactamos, mas vamos lá.

Alguns dias atrás um amigo "internético", Ricardo Cunha (o cara com maior quantidade de informações sobre resultados de corridas do Brasil....), me mandou uma dica: O acervo do "Jornal do Brasil" disponível na Internet!!! Endereço:
http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19500429&b_mode=2
Para pesquisar um específico, informar Data no formato americano (July 28 1973).
Pesquisei os jornais entre 01/01/1969 e 31/12/1971, procurando informações sobre as provas de Formula-Ve e achei bastante material. Durante a pesquisa achei algumas poucas reportagens com notícias sobre o RS, que estou te enviando em anexo.

Um grande abraço, e seu blog continua excelente.

Mario Estivalet"
http://formulave.webng.com/
http://lorenagt.webng.com/

A dica do Mario é realmente sensacional. Uma das matérias enviadas foi a das 12 Horas de Porto Alegre de 1968. Daí acabei publicando a imagem do Corcel da dupla José Carlos Pace e Bird Clemente, que a turma toda matou, com direito a relatos de quem acompanhou a prova ao vivo, como o Carlos Belleza, o Petry, o Chico de Taquara, além dos que participaram dela, como é o caso do Giordani.

Então leiam abaixo o relato do Jornal do Brasil.

Em breve publicarei mais alguns achados, enviados pelo Mario.

Valeu, Mario!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Marcas e Pilotos de volta ao Tarumã

No próximo domingo, o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos volta ao Tarumã. Não é mais o mesmo que lotou os grids nos anos 80, nem aquele super disputado dos 90, mas é o Marcas que está tentando se reorganizar, reunindo representantes de todos os estados onde a categoria é disputada regionalmente.

Depois de alguns anos tentando reeditar as provas do passado, com um grid muito pequeno e pouco atraente, a fórmula foi alterada em 2009 com a disputa de uma única prova, em Cascavel, nos moldes de um Brasileiro de Kart. A ideia deu resultado e para esse ano foram programadas duas rodadas, uma em Tarumã e outra em Curitiba, se não estou enganado.

A prova em Tarumã vai coincidir com a etapa do Gaúcho da modalidade. Não sei ainda como será a disputa, se haverá pilotos daqui participando das duas provas, mas vamos saber em breve. São esperados muitos participantes e a promessa é de reunir 100 carros no total.

Infelizmente não estarei aí e vou perder essa chance, mas tomara que os grids lotem e que a turma prestigie. Depois contem aqui como foi.

Abaixo alguns registros da história do Brasileiro de Marcas em suas passagens por Tarumã, desde 1983 até 2007, quando creio foi a última disputa por aqui.










Fonte das imagens: arquivo Ronaldo Nique, Cezar Pegoraro, jornal Zero Hora, jornal Esporte Motor, revista Auto Esporte e arquivo pessoal.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Feito para campeões!

Mais uma vez o baú do Comandante Renato Pastro colabora com o blog, enviando um anúncio raro do primeiro capacete feito em fibra no Brasil. Pelo menos é o que estava escrito. E era feito em Porto Alegre. Meus amigos Jurássicos certamente devem ter conhecido e utilizado um desses. Alguém sabe se o "garoto propaganda" era piloto da época? Não reconheci.



Fonte das imagens: arquivo Renato Pastro - revista Auto Esporte.

terça-feira, 8 de junho de 2010

De óculos novo

Por duas vezes lembro de ter citado a participação do amigo Cezar Pegoraro em uma prova da Stock Car em Tarumã 1985. Só faltava a foto do carro. Agora não falta mais. O Renato Pastro revirou o baú no último final de semana e encontrou um registo da revista Auto Esporte que cobriu aquela prova. "Bocão" correu no terceiro carro da equipe Havoline Texaco com o #65 e terminou numa ótima quarta colocação. Os outros dois carros eram o #62 e o #67. Acho que eram do Luiz Pereira e do Marcos Gracia. É isso mesmo?


Fonte da imagem: arquivo Renato Pastro - revista Auto Esporte.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Entrando no Tala

Navegando pelo blog do amigo Rui, encontro esse belo registro da Divisão 3 em Tarumã, 1975. Pelo que consta foi a segunda etapa do Campeonato Brasileiro. Paulo Gomes guiou o Maverick #22 do Greco e, se não estou enganado, faturou a etapa, após problemas com o outro Maverick, o da Hollywood, de Luiz Pereira Bueno.

Demorei um pouco a reconhecer o local, pois já faz tempo que o guard-rail não está mais lá atrás, na saída da curva 3. Aquelas placas encostadas nas "latas" continham uma inscrição, mas não lembro o que dizia.


Valeu, Rui!

domingo, 6 de junho de 2010

Desafio da Semana

O Desafio da Semana é cortesia do expert em Fórmula Vê e Lorenas, Mário Estivalet. Ele encontrou umas coisinhas que publicarei em breve. Enquanto isso vamos ao tradicional quem, o que, onde, quando...


Mãos à obra!

sábado, 5 de junho de 2010

200 km da Pedra Redonda

O Luiz Borgmann foi o que primeiro identificou o local e a prova do último Desafio. Era realmente na Pedra Redonda, em Porto Alegre. A imagem abaixo mostra a largada da prova de 200 km, disputada no dia 4 de Agosto de 1968, com um grid de bom número de participantes, divididos em três categorias. Alguns carros foram identificados, como o Simca do Ítalo Bertão, os DKWs do "Chico" Feoli e do Roberto Giordani, o Fusca do Raffaele Rosito entre outros. O "Chico" de Taquara me perguntou quem era no 1093 com o esparadrapo no vidro, pois ele viu esse carro correr várias vezes. Era o Paulo Nienaber, que depois correu de Corcel.


Na imagem é possível ver também o DKW #52 do Edson Brum, o 1093 #84 do Afonso Iglesias e do Luiz Fernando Andreatta, o DKW #80 do Lino Trevisan (é teu parente, Paulo?), o DKW #9 do Henrique Iwers, DKW #51 do Alfredo Leal, 1093 #72 do Gilberto Hoff, Fusca #8 do Lino Reginatto, Fusca #6 do Levino Tagliari, entre outros. A lista completa dos inscritos da prova está aí abaixo, cortesia do amigo Roberto Freire, filho do Breno Job Freire.


Aldo Costa foi o vencedor na categoria C. Lino Reginatto ficou com a vitória na B e Paulo Nienaber faturou na A.

Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli e Roberto Freire.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Blogs novos na área

A blogosfera cresce a cada dia que passa e cada vez é maior o número de pilotos, equipes e entusiastas do automobilismo que se juntam ao grande grupo. Há poucos dias soube que mais dois pilotos, que já foram tema aqui no blog, resolveram encarar de perto o www.

Os amigos Ronaldo Nique e Rodyvan Moller estão preparando imagens e histórias de suas trajetórias nas pistas para deixar registrado para o grande público. Iniciativa bacana e que sem dúvida vai trazer grandes alegrias a eles.





Sucesso a eles e se precisarem de alguma ajuda, é só falar.

Fonte das imagens: arquivos Ronaldo Nique e Rodyvan Moller - fotos Vilsom Barbosa

terça-feira, 1 de junho de 2010

Noite especial

Foi há 12 dias, mas os ótimos momentos ficaram e ficarão para sempre na mente daqueles que lá estiveram.

A última reunião dos Jurássicos, realizada no Templo dos DKW's, do nosso querido amigo Teodoro, foi cheia de emoção. Além do ótimo papo daqueles que compõem o grupo, alguns convidados abrilhantaram aquele encontro.

O jornalista Lemyr Martins brindou a todos com uma ótima palestra sobre histórias da Fórmula 1, trazidas das suas várias décadas de cobertura da categoria. O entusiasmo de Lemyr é nítido e foi difícil vê-lo degustar o churrasco que era servido, pois as histórias não cessavam nunca. Grande Lemyr!

O outro convidado foi Pedro Viana Pereira, que foi acompanhado de seu filho Antônio. Sabem quem é ele? Filho do saudoso Pedro Carneiro Pereira. Pedro compareceu ao encontro com um objetivo: passar às mãos do nosso querido amigo Paulo Trevisan alguns objetos que foram de seu pai, como um troféu, um capacete e um macacão.

Paulo agradeceu os presentes e enfatizou que em breve tais objetos receberão um local de destaque no novo Museu do Automobilismo Brasileiro que está sendo construído em Passo Fundo.

Pedro por sua vez, ficou emocionado e surpreso ao saber que ainda hoje seu pai possui tantos admiradores.

Acabei ganhando um livro do amigo Gilberto Menegaz, escrito por Leandro Martins, filho do Lemyr, que contou a história do "Pedrinho".




Agradeço aos amigos por essa noite especial.

Fonte das imagens: arquivo Jurássicos.