sábado, 2 de fevereiro de 2008

Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre

O Desafio da semana passada causou uma boa reação nos amigos que por aqui eventualmente passam. Pelo visto tem muita gente "da antiga" que, caso não tenham assistido a prova ao vivo e a cores, lembram muito bem de como foi o seu desenrolar.

Pois estou falando da primeira corrida de Fórmula 3 que Tarumã recebeu, no dia 31 de Janeiro de 1971, pouco mais de dois meses após a sua inauguração. Ela foi válida pelo Torneio Brasileiro de Fórmula 3 e teve outras três etapas em Interlagos.

A prova teve a presença de pilotos de vários países, boa parte desconhecida do público gaúcho. Ela foi disputada em duas baterias e o resultado final sairia com o somatório dos tempos.

A pole-position ficou com Wilson Fittipaldi Jr. que venceu a primeira bateria com o australiano Dave Walker (aquele mesmo que em 1972 seria companheiro de equipe de Emerson Fittipaldi na Equipe Lotus de Fórmula 1) colado no carro do brasileiro.

Na segunda bateria Wilsinho largou na frente, mas já na primeira curva Walker tomou a ponta para não mais perdê-la. A disputa foi muito acirrada com direito a fechadas de porta e espremidas no muro dos boxes.

Ao final Walker venceu por dois décimos de segundo à frente do brasileiro, resultado esse que dava a vitória na soma dos tempos a Walker por uma margem de apenas um décimo de segundo.

O resultado final após as duas baterias foi o seguinte:
1º Dave Walker - Austrália - Lotus
2º Wilson Fittipaldi Jr - Brasil - Lotus
3º Jose Carlos Pace - Brasil -Lotus
4º Tony Trimmer - Inglaterra - Lotus
5º Torsten Palm - Suécia - Brabham
6º Mike Keens - Inglaterra - Tecno
7º Giancarlo Gagliardi - Itália - Brabham
8º David Purley - Inglaterra - Brabham
9º Sten Gunnarson - Suécia - Brabham
10º Jose Maria Ferreira - Brasil - Brabham
11º Fritz Jordan - Lotus
12º Marivaldo Fernandes - Brasil - Chevron
13º Barrie Maskell - Inglaterra - Chevron
14º Ronald Rossi - Brasil - Brabham
15º Alan Jones - Austrália - Brabham
16º Jurg Dubler - Suiça - Chevron
17º Luis Pereira Bueno - Brasil -Chevron

Além destes também participaram o italiano Giovanni Salvatti e o francês François Migault





As imagens mostram o Lotus de Wilson Fittipaldi alinhado no grid de largada e durante a primeira bateria, onde foi o vencedor. Ao final o duelo entre Wilsinho e Dave Walker, assistida de perto por José Carlos Pace.

Fonte das imagens: Revista Quatro Rodas

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bela cobertura. Esses F3 eram muito bonitos.