quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A última Antoninho Burlamaqui

Excelente contribuição do Alexandre Fornari sobre a participação de seu pai na última prova Antoninho Burlamaqui, em 1968.

"Em 1968, isto é, um pouco mais de quarenta anos atrás, acontecia a última Prova Antoninho Burlamaqui, uma das mais tradicionais corridas que tinha seu percurso entre Porto Alegre – Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul.

Sua origem remonta os anos 30, com as primeiras corridas realizadas até o litoral norte. Em 1952, durante o Circuito do Atlântico Sul, em um grave acidente próximo a atual praia de Santa Terezinha, viria a falecer o piloto Antoninho Burlamaqui. Em sua homenagem, as demais provas realizadas receberiam seu nome em justo tributo. A Primeira edição aconteceu em 1953 com a largada em Caxias do Sul e sua bandeirada final em Capão, e seu vencedor foi Diogo Ellwanger. A partir de 1954, o percurso se fixou entre Porto Alegre e Capão até sua última edição realizada em 11 de Fevereiro de 1968, sendo sua XIII° edição. A corrida foi realizada na velha ligação para o litoral via RS-030 e teve como vencedor o piloto paulista Luis Pereira Bueno, pilotando um Mark I, carro da equipe oficial da Willys. Contudo o destaque maior ficaria para o piloto gaúcho Breno Fornari, o melhor colocado nesta prova conquistando um 3° lugar. Breno conduziu heroicamente o seu Protótipo Chrysler Regente Sabren de número 35 com sérios problemas no motor apresentados desde sua passagem por Gravataí.

Até hoje, as competições que rumavam ao litoral, marcaram em muito a memória de várias gerações. Principalmente os grandes pegas inesquecíveis entre grandes nomes da época, destacando os irmãos Andreatta, José Asmuz, Raffaele Rosito, Breno Job Freire, Ismael Chaves Barcellos, Henrique Iwers, Raul Fernandes, Aristides Bertuol, Haroldo Dreux, Aldo Costa, Bica Votnamis, Bird Clemente e outros valorosos pilotos que registraram seus feitos nesta página memorável do Automobilismo Gaúcho, de Grandes Corredores e suas maravilhosas máquinas de corrida.

Alexandre Fornari - Guaíba /RS"

Abaixo três imagens que ajudam a ilustrar a prova e o grande piloto, Breno Fornari.

Na primeira, Fornari ultrapassa a Corvette de Bica Votnamis. Nota-se a presença no banco de co-piloto, do Cinegrafista da TV Gaúcha Telmo Cursio, com uma Câmera 16mm, gravando a corrida.


Chegada em Capão, próximo à atual Avenida Paraguassu.


A volta do Protótipo Chrysler Regente em foto no Parque da Redenção em Porto Alegre, durante largada do Rallye para Carros antigos em 2007. Essa foi a última foto de Breno junto do "Boca-de-Bagre", de sua criação.


Valeu, Alexandre!

Fonte das imagens: arquivo Alexandre Fornari.

4 comentários:

carlos giacomello disse...

não imaginava que este carro ainda existia. alguém tem noticias a respeito dos outros carros que o breno utilizou em sua carreira? eles ainda existem?

Rafael disse...

Tu postou ali que tinha um cara filmando a corrida. Tens idéia de onde pode estar isso, e se isso ainda existe ?

Elias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elias disse...

Eu tenho o troféu (TAÇA ANTONINHO BURLAMAQUE) de uma corrida, onde tem datado (17/08/1952). eliasgsilva@hotmail.com