quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ainda em 75

Pela primeira vez vejo esse carro em cores. Francisco Feoli e seu Fórmula Ford #12 da Telefunken, que tantas vezes apareceu por aqui em tons de preto e cinza, pintou na semana passada lá no blog do amigo Carlos de Paula, quando ele nos contou a história do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford de 1975. "Chico" ficou com o vice-campeonato, atrás apenas de outro gaúcho, Clóvis de Moraes. Confiram a história contada em todos os seus detalhes lá.




Valeu, Carlos!

Fonte das imagens: arquivo Carlos de Paula.

6 comentários:

Roberto Giordani. disse...

Olá amigos!
Na época eu era o chefe da equipe do Chico, o que me deu muito prazer. Reparem na primeira foto da viatura do Chico o escapamento do motor feito pelo Horst Dierks, já tinha formato moderno de construção que propiciava o mesmo comprimento de canos de escape entre os 4 cilindros: isto meus amigos, a 35 anos passados.

luiz borgmann disse...

A FF andava de slick e andava no que tinha de melhor em desenvolvimento, muitos até via Berta, razão pela qual, custos altíssimos, voltaria ao padrão quase standard. Olha os Avallone já desenvolvidos andando no pelotão dianteiro... O magrão Marivaldo Fernandes, o homem do #45, andava muito sentado em qualquer coisa, e aparecia no pelotão da frente. O automobilismo perdeu demais quando Marivaldo e Pace morreram em acidente de avião. Espera aí, onde estava o homem da Philips, o Marcos Troncon, que não aparece por ali?
luiz borgmann

luiz borgmann disse...

Tô achando que o Troncon, de Avallone, está à frente do Chico Feoli na terceira foto. Ele é identificado pelo numeral #16 (encoberto) e também pelo capacete característico. E onde estava o José Pedro Chateaubriand Bandeira de Mello, o Chatô, que depois decidiu pilotar...aviões lá pro norte do Brasil?
luiz borgmann

Carlos Alberto Petry disse...

Não sei qual a vantagem do Clovis sobre o Chico, mas sobre os dois vale comentar: Nem o argentino Orestes Berta, fazia estes mortores melhor que o Clovis de Moraes, além, de que era um muito bom piloto. Ja o Chico, que eu sei em pista molhada, só teve um adversário na Fórmula Ford, o também gaúcho Pedro Carneiro Pereira. Se chovesse mais na temporada muito provavelmente o Chico seria campeão.

Paulo Schütz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Schütz disse...

De fato, na última foto, creio ser o Marcos Troncon, à frente do Chico e, o outro carro da foto é Raul Natividade.