domingo, 6 de junho de 2010

Desafio da Semana

O Desafio da Semana é cortesia do expert em Fórmula Vê e Lorenas, Mário Estivalet. Ele encontrou umas coisinhas que publicarei em breve. Enquanto isso vamos ao tradicional quem, o que, onde, quando...


Mãos à obra!

15 comentários:

Paulo Schütz disse...

Chutezinho básico: Catharino e Vitótio Andreata, 12 Horas, Cavalhada, 1968.

luiz borgmann disse...

Tô com o Schütz. Essa corrida foi na chuva, vencida pelo VW Fusca de Wilson e Emerson Fittipaldi com kit 1600, cujos kits haviam sido desenvolvidos pelo "Tigrão" e também colocados à venda, mais rodas de liga aro 15 e volantes "Formula 1", um espetáculo na época, quem lembra?. Detalhe: os Ford Corcel 1300 foram inicialmente fabricados só no mod.4 portas, o Esbroglio andou com um deles nas corridas e sabe dizer melhor que ninguém o comportamento do carro. Esse que aparece na foto era um dos dois que vieram da fábrica, o outro era do Bird Clemente com JC Pace. Me parece que o carro teria originalmente vindo da fábrica com #1, pois se vê claramente que foi adaptado a ele o #4, será que foi?
luiz borgmann

prperalta disse...

Correto, 12 Horas, Cavalhada, mas o Corcel é o do Bird em dupla com José Carlos Pace. Foram segundo lugar, vitória do Emerson e Wilsinho.

Carlos Belleza disse...

Esta eu assisti, junto com o Neco Viola. O Paulinho Shütz matou. Não lembro com certeza a posição que chegaram, vaga lembrança: 4º ou 5º
Alguem lembra?
Abraços a todos.
Carlos Belleza

Caelos Belleza disse...

Acho que o da dupla Môco e Bird era vermelho.
Carlos Belleza

Anônimo disse...

Alô pessoal!
Realmente o carro N° 4 da foto é da dupla José Carlos Pace /Bird de Clemente segundo lugar com o mesmo número de voltas (193) do vencedor. Segundo histórias da época eles estavam na realidade com uma volta na frente.
O carro N° 2 da equipe foi pilotado pelos gaúchos Catharino Andreattta e Vitório Andreatta que chegaram na sétima voloocação com 182 voltas.
Abraços
Renato Pastro

Roberto Giordani. disse...

Oi pessoal : o Renato Pastro acertou total. Estive nestas 12 Horas de 1968 com o Chico Feoli; o carro era o meu mas colocamos o nº 99 na porta por questões de conveniência. Quando a vitória, foi mesmo do Corcel do Bird e do Moco, pois a cronometragem errou dando um volta a mais ao VW dos Fittipaldi e com isto posicionando o VW à frente do Corcel por poucos metros. Diversas planilhas dos concorrentes que eram independentes da oficial mostraram isto, mas, o que valeu foi a oficial; mas, para os pilotos daquela época quem venceu foi Bird-Moco. Na verdade, uma grande vitória de um carro novo e pouco preparado, Corcel, com 1300 cc contra os 1600 cc potencializados do VW.
Um grande abraço a todos.
Roberto Giordani.

Paulo Schütz disse...

Lembro que à época a rádio Guaíba acompanhava a corrida toda, com uma equipe de cronometragem, e, ao final, deu o Corcel como vitorioso, a vitória do Volks, pela cronometragem oficial, parece que causou surpresa.

Carlos Alberto Petry disse...

om a mais absoluta certeza, Moco e Bird, quanto a discutia vitória o erro da cronomtragem foi exatamente na primeira volta que foi computada como compltada para os Fitipaldi, quano na realidade o Emerson parou poucos metros depois da largada, pois levara um toque na trazeira, que lhe rompeu a correia da ventoinha, voltou a pé aos boxes, buscou ferramentas e correia, recolocou e então largou. A cronometragem, creio do Normélio Dapoian, creditou-lhe a primeira volta como completada. A poropósito, quem bateu na trazeira do VW do Emerson? A resposta está na foto: percebam o farolete direito quebrado do Corcel nº 4. Leandro não como desafio porque não tenho foto, mas nesta prova correu um piloto muito respeitado de S.Paulo, o Jaime Silva. e para facilitar seu parceiro foi o Ubaldo Cezar Lolli, pergunto, qual foi o carro (marca) desta dupla, de que cor e qual o nº do mesmo. Aos que responderem acertadamente, como prêmio sera dado livre ingresso poara assistir a próxima seção de julgamento do Ciomissão Disciplinar do TJD da FGA

Anônimo disse...

E quem bateu no Emerson, foi o Môco. Na ocasião, eu estava no box do meu pai e presenciei uma baita baixaria: O Wilssão sendo agarrado para não bater no Bird.

Carlos Alberto Petry disse...

O "Anônimo", realmente estava lá e viu o que eu vi. Melhor que tu te identifiques, pois pelo que parece temos muito a lembrar, daquelas que foram as últimas 12 Horas, antes de Tarumã.

Anônimo disse...

Para concorrer ao inédito prêmio de um ingresso para a seção de julgamento da Comissão Disciplinar do TJD da FGA:

O piloto paulista Jaime Silva correu em dupla com o também paulista Ugo Gallina a bordo do FNM JK de número 126 chegando em 3° lugar.
Quanto a cor do carro fico devendo...

Abraços

Renato Pastro

Carlos Alberto Petry disse...

O Renato Pastro, além de boa memória deve ter uma bola de cristal, provavelmente das ainda não coloridas, razão p3ela qual não matou a cor do JK (era azul), Parabens Renato aviso a data da próxima seção de julgamento da CD do TJD/FGA aqui no blog. A propósito errei o nome do companheiro de pilotagem do Jaime Silva.

Anônimo disse...

Pois eu digo com toda a certeza o VW numero 7 nas mãos de Emersom Fittipaldi ficou parado durante três voltas a menos de um metro de onde eu estava assistindo a corrida e ninguém trocou uma pessa daquele carro. No começo da terceira volta, quando já dava para ouvir o ronco dos motores ele entrou no carro, ligou normalmente e na próxima volta passou como líder da prova.
Chico. Taquara RS.

Francisco disse...

Pois eu digo com toda a certeza o VW numero 7 nas mãos de Emersom Fittipaldi ficou parado durante três voltas a menos de um metro de onde eu estava assistindo a corrida e ninguém trocou uma pessa daquele carro. No começo da terceira volta, quando já dava para ouvir o ronco dos motores ele entrou no carro, ligou normalmente e na próxima volta passou como líder da prova.
Chico. Taquara RS.