quinta-feira, 10 de junho de 2010

Marcas e Pilotos de volta ao Tarumã

No próximo domingo, o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos volta ao Tarumã. Não é mais o mesmo que lotou os grids nos anos 80, nem aquele super disputado dos 90, mas é o Marcas que está tentando se reorganizar, reunindo representantes de todos os estados onde a categoria é disputada regionalmente.

Depois de alguns anos tentando reeditar as provas do passado, com um grid muito pequeno e pouco atraente, a fórmula foi alterada em 2009 com a disputa de uma única prova, em Cascavel, nos moldes de um Brasileiro de Kart. A ideia deu resultado e para esse ano foram programadas duas rodadas, uma em Tarumã e outra em Curitiba, se não estou enganado.

A prova em Tarumã vai coincidir com a etapa do Gaúcho da modalidade. Não sei ainda como será a disputa, se haverá pilotos daqui participando das duas provas, mas vamos saber em breve. São esperados muitos participantes e a promessa é de reunir 100 carros no total.

Infelizmente não estarei aí e vou perder essa chance, mas tomara que os grids lotem e que a turma prestigie. Depois contem aqui como foi.

Abaixo alguns registros da história do Brasileiro de Marcas em suas passagens por Tarumã, desde 1983 até 2007, quando creio foi a última disputa por aqui.










Fonte das imagens: arquivo Ronaldo Nique, Cezar Pegoraro, jornal Zero Hora, jornal Esporte Motor, revista Auto Esporte e arquivo pessoal.

10 comentários:

Niltão Amaral disse...

Bah Sanco, tu vais perder esta! Eu pretendo ir já amanhã à tarde mesmo, pra ver algum dos treinos.

Provavelmente não dará 100 carros não, a expectativa realista é de 55 a 60 carros.

Só o que eu não entendi porque raios o Marcas Paulista vai correr por lá justamente na data do brasileiro... Boicote?!

Vou fazer um bocado de fotos e vídeos por lá, hehehe! Te passo pra tu publicar, se tu quiser.

Abraço (e manda outro pro teu pai, grande figura)!

Claudio Ceregatti disse...

E no domingo dia 13 tem o Paulista em Interlagos, com um grid de 42 a 45 carros...
Estréia do nosso amigo Gulherme - aquele mineirim perdidim - que despirocou conosco em Passo Fundo e Guaporé, alucinou fazendo curso de pilotagem com o Artur Bragantini (por nossa indicação maldosa) e cai na vida de vez a partir desse fim de semana aqui no Templo...
Quanto às datas e regulamento, tem que ser amador demais, incompetente demais, burro demais e inconsequente como sempre para programar essas datas sem consultar e compor com todos os interessados ANTES.
A cara do lixo habitual que é essa CBAzinha.
Nenhuma novidade no front - o presidente novato que substitui o rotundo anterior passeava por Indianápolis enquanto as tres categorias do Massa estreavam no que sobrou do autodromo do Rio.
Talvez esteja nas 24 de Le Mans enquanto a coisa rola morro abaixo por aqui, ou quem sabe em algum jogo da Copa.

Anônimo disse...

Engraçado que todos os regionais estavam disponíveis para a etapa do Brasileiro, menos o Paulista.
Será que eles não poderiam ter adiado a etapa do paulista, ou ficaram com medo de tomar pau dos gaúchos como sempre tomaram aqui no sul.

Anônimo disse...

Tudo que for feito os paulistas irão contra.
sem puxar o saco de um ou de outro, mas a FASP é comandada pelos desafetos de muitos, e nunca darão ajuda nenhuma pro resto do Brasil. Nem para ajudar na elaboração do regulamento a FASP foi capaz de dar pitacos. é SP contra o resto do BR.

Claudio Ceregatti disse...

Anonimo:
Importante ressaltar que o fato de ser paulista não significa pactuar com a federaçãozinha de São Paulo.
Muito pelo contrário.
Quanto a tomar pau da gauchada...
Nada mais natural, pois como bom brasileiro sempre soube que a Pátria do Automobilismo é no Rio Grande.
Quanto à coincidencia - infeliz - de datas, ou choques de regulamento, é tudo fruto da inépcia que sempre caracterizou nosso pobre automobilismo tupiniquim, administrado por entidades que jamais souberam o que fazer com tamanha massa crítica.

vitorio soder disse...

Porr...seu Ceregatti vc mandou bem..;

Anônimo disse...

Bacana a série de fotos e informações !

Erlon Radl disse...

Todas as infos no www.automobilismogaucho.com.br

Dia 26 de junho a prova de amanhã vai estar no Speed Channel graças à APPA/RS que trabalha em conjunto com a Inline do nosso amigo Moschetta e tem parceria com a Excelsior/ Pirelli. Se nao fosse a trinca APPA/Moschetta/Excelsior nem TV a prova teria.
Mas, vamos aos fatos:

61 carros no Grid. Gaucho na pole. Apenas um "estrangeiro" entre o Top 10.
O pessoal de Cascavel é gente buena por demais!
A terra do Marcas é o Rio Grande do sul.
E a ultima, que a turma de Cascavel nao cansou de me afirmar, Tarumã é o tempo da velocidade, e ponto final.

Niltão Amaral disse...

Simplesmente INDESCRITÍVEL a corrida de hoje em Tarumã... Parafraseando o nosso querido Perna: Briga de facão! Te afivela na poltrona a partir do dia 26 pra assistir no SPEED, pq a tv vai sacudir!

Parabéns a todos os envolvidos na prova, achei que tivemos poucos incidentes, levando-se em conta o elevado número de baratas.

E só lamento pelo pessoal do Marcas paulista, que pipocaram pra não levar ferro. Só macho anda em Tarumã com 60 carros (e a Isadora tb).

Erlon Radl disse...

Houve toda uma negatividade sobre a prova. Nós que vivemos na organização do evento sentimos isso. Nao posso falr em boicote, mas ele, mesmo velado existiu.
O que posso dizer é que a turma de Cascavel é phoda, prometeram e vieram, mesmo com desvantagens, fazer parte da nossa festa. A turma de Santa Catarina idem. Ja da parte de cima do Brasil nem sinal de ninguem, o que foi uma pena.