sábado, 22 de janeiro de 2011

Na subida da rua Mali

O meu amigo Heitor Cardoso chegou perto e quase acertou em cheio a dupla do Chevette #46, que foi tema do último Desafio aqui do blog.

Na verdade a resposta poderia ter várias combinações, mas nenhuma com o "delegado" Ribas, como sugeriu o Heitor, que naquele ano - 1987 - correu no Escort #10 em dupla com o Walter Soldan.

Um dos pilotos citados foi o Rodnei Tardivo, e ele mesmo apareceu por aqui para confirmar a sua participação ao lado do paranaense Mário Panico. Em outras ocasiões o Chevette #46, que era preparado pelo Rogério Tardivo - irmão do Rodnei, fora pilotado pelos também paranaenses Gastão Weigert e o Flávio Trindade. Eu não lembrava do Flávio participando do Regional de Turismo daquele ano, mas como a memória já não é mais a mesma, agora fica registrado.


Não sei se eram da mesma equipe, mas o Chevette #47 do Rogério Cauduro Dias também foi pilotado pelo Gastão naquele ano, como mostra a imagem abaixo, que traz também o Chevette #60 tendo o Ronaldo Nique ao volante e mais atrás o Passat #77 da Maria Cristina Rosito, tudo isso em Tarumã.


Acho que já disse aqui, eu me lembro bem desse Chevette da Cinzano, pois ele ficava na oficina do Rogério "Taxa", alí na rua Mali. Como eu estudava no colégio Dorotéia, que ficava na mesma rua, passava seguido em frente ao local e ficava observando toda a movimentação em torno do carro.

Fonte das imagens: jornal Auto Pista - arquivo do meu amigo Francis lá de Floripa e arquivo Ronaldo Nique.

7 comentários:

Heitor disse...

Eu conheci também o Rogério "Taxa" na oficina na rua mali, quando comprei o carro do Joel Echel em 1982, e no qual o irmão do Joel, o Roque tinha feito uma corrida e o Taxa fazia a preparação.
Mas falando em 1987, foi o ano que um Fiat Uno venceu às 12h, pilotado pelo trio Amadeu Mueller, André Pasqual e o André Biazus, e com a preparação do Diógenes Pereira. Leandro, tu poderia escrever sobre esta prova de 12 Horas de Tarumã de 1987, pois foi uma prova bastante diferente.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Com certeza o Chevette 47 desta imagem tinha como piloto o Gastão.
Digo isso por causa do 'patrô' da Metalúrgica Gans, do grande Jair Gans.
O Gastão correu aqui em SC na terra com o Chevette do Jair e teve o apoio dele (através de sua metalúrgica) por um bom tempo.
Abraço

Paulo Schütz disse...

As 12 hs de 87, na verdade foram algo em torno de 9 horas, em função de uma interrupção. Com a explosão do motor do Neco Fornari, houve uma grande quantidade de óleo na pista, se não me engano na saída do tala, causando a capotagem, se bem me lembro, do escort do Hoerle, pilotado pelo Nene Fornari.

Niltão Amaral disse...

Grande Neco Tardivo, "consultor e piloto de testes" do Passat Canhão #8 da Classic.

E o Taxa é o responsável pela nossa caixa de câmbio (que nunca deu problema, diga-se de passagem).

Ambos tiveram parceria de muitos anos com o Sabiá, nosso preparador, sendo campeões gaúchos de Endurance em 2000 com o Voyage #9 amarelo.

Fantástica a foto dele disputando com o Nique e o Passatão da Rosito!

Niltão Amaral disse...

Aliás, agora fiquei na dúvida:

aquele degradê azul do Chevette do Neco por acaso tem a mão do Geraldão? Se parece bastante com a pintura do Passat #25 de 1985 do Sabiá, que inspirou o layout do Passat Canhão da Classic, 25 anos depois, feito a pincel pelo próprio Geraldão, um verdadeiro artista.

A pintura, aliás, aguentou a temporada de 2010 inteira, o carro ta com a lata prontinha para 2011! hehehe

Abraço,
Niltão Amaral.
http://blogdopassatao.blogspot.com
http://twitter.com/automobilismors

Paulo Schütz disse...

O Chevette do Neco é o branco. O 47, Com a pitnrua degradé em azul, pertencia ao Rogério Cauduro Dias, ali pilotado pelo Gastão Weigert, também preparado pelo Taxa, cuja sendo que a pintura foi feita pelo Werlang. Detalhe: este carro foi construído desde o monobloco, incluindo pintura, em mais ou menos uma semana, antes de uma 12 horas, lá na oficina da Mali.

Anônimo disse...

CONHEÇO O ROGERIO TAXA DESDE OS TEMPOS DO PARCÃO
EXELENTE MECANICO E PREPARADOR, TIVE OPORTUNIDADE DE TABALHAR COM ELE DURANTE UM TEMPO E NÃO CONHEÇO NINGUEM QUE NEM ELE PARA TOPAR DESAFIOS
VI ELE PEGAR UM PORCHE, ACHO QUE 908 MOTOR DIANTEIRO E CAMBIO TRASEIRO DESMONTADO EM CAIXAS TODO EM PEÇAS E DEU VIDA NOVAMENTE A ELE
TAMBEM VI O ROGERIO FAZER A CURVA DO PARCÃO EM DUAS RODAS DE KOMBI
O TAXA FAZ PARTE DA HISTORIA DO AUTOMOBILISMO GAUCHO
ABÇ.
NIQUE