No último post falamos sobre a primeira parte da enquete, focada no público. Um ponto que acabei esquecendo de citar é que a prova será disputada no mesmo sábado da inauguração da Arena do Grêmio. Não tenho certeza se esse fato afastaria o público da largada (não sei o horário do jogo), mas como me comentou o Nildo Júnior, do Correio do Povo, as 12 Horas certamente não terão destaque em nenhum jornal ou programa de TV.
Bom, vamos à segunda parte da enquete, que abordou a questão do grid, justamente aquela que foi eleita a questão mais importante para se ter um bom público no autódromo.
Das 13 ideias lançadas (boa parte delas colhidas a partir de comentários feitos aqui), destacarei aquelas que reuniram igual ou mais de 50% dos votos. Foram cinco. Farei alguns comentários a seguir:
5ª - Dividir classificação por categorias conforme regulamentos dos regionais (ex: Marcas, Copa Fusca, Endurance, etc):
Isso era feito, se não estou enganado, até lá por 2000, 2001. As categorias corriam a prova com o regulamento próprio, assim o investimento e a preparação de cada equipe para a prova eram menores. Tenho certeza de que se assim fosse, o grid voltaria a crescer.
4ª - Reduzir valor da inscrição:
É sabido que o custo da prova é alto, que é necessário ter uma grande mobilização de pessoas e recursos para fazer a prova acontecer, mas creio que não são somente as equipes que deveriam arcar com esse custo. As 12 Horas, como sendo um espetáculo, deveria ter um, dois ou quantos fossem patrocinadores para rachar a conta. Se já é caro correr de carro ao longo do ano, aquela que deveria ser uma confraternização de final de ano, acaba ficando desinteressante.
3ª - Permitir a participação de carros de turismo com pneus radiais:
Essa ideia tem muito a ver com a primeira que abordei mais acima. Li alguns comentários sobre a economia dos pneus slicks frente aos comuns de rua (radiais) e temos especialistas que passam por aqui para poder opinar, mas, de acordo com a enquete, essa foi uma das mais votadas.
2ª - Melhorar a infraestutura do autódromo:
As reformas concluídas recentemente vão ajudar e muito as equipes a se instalar no autódromo. Os novos boxes são maiores, o que sempre ajuda numa prova como as 12, onde normalmente mais de um carro ocupa uma mesma garagem. Dia 11 de novembro irei lá conferir.
1ª - Obter maior divulgação na imprensa:
No início do post falei sobre o conflito com a inauguração da Arena do Grêmio, que por sí só não é um problema. O problema estará nos olhos da mídia, totalmente direcionados para este evento. Se não houver como mudar a data, dificilmente a divulgação dará algum resultado.
Vamos dar uma passada no resultado geral.
Ideia | Votos | % |
Obter maior divulgação na imprensa | 56 | 72 |
Melhorar a infraestutura do autódromo | 50 | 64 |
Permitir a participação de carros de turismo com pneus radiais | 42 | 54 |
Reduzir valor da inscrição | 39 | 50 |
Dividir classificação por categorias conforme regulamentos dos regionais (ex: marcas, copa fusca, endurance, etc) | 39 | 50 |
Oferecer bons prêmios aos vencedores por categoria (ex: carro, viagem, etc) | 38 | 49 |
Incentivar a participação de concessionários com carros esportivos (ex: Mini, Veloster, Camaro, etc) | 38 | 49 |
Custear a participação de equipes convidadas da Argentina e Uruguai | 19 | 24 |
Limitar a três o número de pilotos por carro | 19 | 24 |
Fazer a prova valer pontos pelos campeonatos regionais | 16 | 20 |
Isentar inscrição para pilotos campeões da temporada nas categorias regionais | 15 | 19 |
Estabelecer um orçamento máximo (por categoria) para todas as equipes | 15 | 19 |
Impedir a participação de pilotos sem experiência | 13 | 16 |
Alguns comentários:
- A questão da premiação foi bem pontuada e creio que serviria de atrativo para que mais equipes participassem da prova.
- A ideia de termos carros apoiados por concessionários também foi bastante pontuada. Já pensaram se a revenda Hyundai decide preparar um Veloster e entregá-lo na mão de três experientes pilotos ou jornalistas para que fosse avaliada a performance do veículo num teste prático? Vocês que acompanham as corridas já devem ter visto isso acontecer inúmeras vezes em provas de longa duração. Citei a Hyundai como um exemplo para lembrar o que foi feito certa vez numa Mil Milhas, onde dois Scoupe foram preparados (istó é: foi acrescentada a gaiola de proteção, o banco concha e outros itens de segurança - nem o ar condicionado foi retirado) e entregues a jornalistas para avaliação. O carro era bem mais ou menos, mas trouxe, além da avaliação na prática, um baita retorno para a marca. Citei a Hyundai, mas isso poderia ser feito por qualquer uma, com qualquer carro, desde que se enquadrasse em alguma das categorias em disputa - o que não é difícil.
- Interessante observar que a turma solicita redução das inscrições, mas não se preocupa em estabelecer um orçamento por categoria.
Bom pessoal, bem atrasado, mas cheguei ao fim com o tema da enquete das 12 Horas. Sinceramente não creio que o que escrevi aqui e a opinião de vocês terá algum resultado prático sem que isso chegue ao conhecimento da organização. Como havia comentado, vou encaminhar tudo isso ao ACRGS. Se eu puder ajudar de alguma forma, contem comigo.
Obrigado a todos que participaram e vamos torcer para ver Tarumã cheio dentro e fora da pista.
Um comentário:
Amigo Sanco, acrescente um pedido para a organização da prova, para termos via internet um link para acompanhar a prova para pessoas como eu que não posso estar presente na prova. Eu acompanho várias provas como 24 horas de Le Mans, 24 horas de Spa, Nurburgring e outras somente com a planilha da cronometragem. Assim como eu, devem ter mais pessoas que gostariam de poder acompanhar a prova desta maneira. Um abração Sanco.
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