domingo, 11 de novembro de 2007

Era uma vez o pudim da curva 2

Já falei aqui que o legal do Blog é que um assunto vai puxando outro. Após lembrar do vôo do Janjão, descobri que outro piloto da mesma categoria e no mesmo ano havia protagonizado um acidente semelhante.

Na primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Fiat 147 de 1980 o piloto de Lajeado Nestor Zen retornava às pistas após um período de ausência em função de um acidente no ano anterior em Guaporé. Com o carro preparado pelo Júlio da revenda Glitz, alinhou o Fiat #45 na 8ª posição.

Autorizada a largada, Nestor mantinha-se pelo lado direito da pista, tendo ao seu lado o piloto Vandernei Simões. Logo após a curva 1, Evaldo Quadrado tentou achar um espaço entre os dois carros. Quando chegavam próximos à curva 2, Vandernei tentou buscar a melhor colocação para tangenciar a curva, indo um pouco para o lado direito, porém lá estava o Quadrado e aconteceu um leve toque de Simões em Quadrado e deste em Nestor Zen. O carro do lajeadense perdeu o equilíbrio e foi projetado para o lado direito da pista e um ressalto da zebra fez com que ele desse um pequeno salto, batendo e deslizando por sobre o guard-rail por alguns metros até passar para o lado de fora atingindo em cheio o chamado "pudim", uma torre de concreto onde ficavam os bandeirinhas, que por sorte não estavam lá. O carro destruiu totalmente o "pudim", rolou barranco abaixo, derrubou uma cerca e só parou na estrada que dava acesso à curva do Laço. O piloto foi socorrido por pessoas que estavam próximas ao local, mas felizmente tudo aquilo não passou de um grande susto para o piloto que saiu ileso do acidente. Já o carro ficou totalmente destruído.

Fonte das imagens: Jornal Zero Hora, Jornal Folha da Tarde, Anuário Fiat

4 comentários:

Unknown disse...

nestor zen ja falecido em um acidente de moto é meu tio, se tiver fotos do fiat dele, numeral 45, poderia me mandar?

Leandro Sanco disse...

Olá, Luis.
Me mande seu e-mail que passo o que tenho.
Abs
Sanco

Unknown disse...

segue ai amigo...masi uma duvida
estou morando em passo fundo...como se faz para visitar o museu do automobilismo ????
lzen45@gmail.com

Tela disse...

Olá Leandro Sanco, se você têm ainda alguma fotos do Nestor, por favor mande pra mim também, meu pai foi preparador do Nestor. meu email: fernandoveit@gmail.com

Abraço