quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Fiat "voa" no Tarumã. Piloto escapa.

Recentemente publiquei uma história sobre o vôo do Antônio Sartori, de Escort, em 1987, durante os treinos do Regional de Turismo. Mas antes dele outro piloto já tinha feito o mesmo caminho de volta aos boxes a pé.

O título do post foi uma das notícias de capa do Jornal Folha da Tarde após a etapa de Tarumã do Campeonato Brasileiro de Fiat 147 de 1980. O fotógrafo do jornal, Paulo Dias, estava no lugar certo e na hora certa e conseguiu fazer o registro no momento exato do acidente.

A maioria conhece a história deste acidente. Ficou famoso pelo fato do carro voar para fora do circuito e o piloto voltar caminhando para os boxes.

A sequência de imagens, mostra os carros da Milano, que eram pilotados pelos botas Luis Otávio Paternostro e Áttila Sipos, seguindo em frente enquanto que Janjão Freire sai voando lá atrás.

Os três pilotos vinham disputando a ponta da prova e a dupla da Milano abusava do jogo de equipe. A impaciência de Janjão acabou fazendo com que ele tentasse o "tudo ou nada" numa manobra arriscada na curva 1. Colocou o carro por dentro do de Pater, porém este último "fechou a porta" e os carros acabaram se tocando. Janjão acabou perdendo o controle do carro, disparando para o lado externo da pista. A velocidade era tanta que o carro ultrapassou o guard-rail, desceu um barranco, derrubou uma cerca e parou na área de circulação do circuito.

Após voltar aos boxes sem arranhão algum, Janjão disse que o acidente tinha sido coisa de corrida e tratou de inocentar Paternostro. Se demonstrava mais preocupado com a recuperação do carro para a próxima corrida que aconteceria uma semana depois em Guaporé.

Fonte das imagens: Jornal Folha da Tarde, Jornal Zero Hora, Anuário Fiat.

Nenhum comentário: