sábado, 6 de outubro de 2007

O Escort voador

Como falei, o último Desafio, além de colocar à prova os conhecimentos dos blogueiros, trazia uma história muito interessante.

Bom, tempo esgotado. Desta vez ninguém matou, mas chegaram perto. A dupla que correu com aquele Escort azul e vermelho era Antônio Sartori e Ricardo Trein. "Não, está errado!!!", alguém deve dizer... Calma, calma, eu explico.

Esse Escort realmente pertenceu a equipe Atlantic F1 Super do José Francisco Soares Bammann e do Walter Soldan, em 1986. Eles, por sinal, tinham até um carro reserva, como pode ser visto na imagem abaixo.


Em 87, a equipe Atlantic foi formada pelo mesmo José Bammann e pelo Waldir Buneder, dupla que acabou obtendo o título daquela temporada, correndo com um Passat.

Também naquele ano o Antônio Sartori e o Ricardo Trein corriam com o Escort #17, vermelho, monobloco zerado, carro que sempre disputava as primeiras colocações. Abaixo ele aparece ao centro da imagem na prova de abertura do Regional de Turismo de 87.


Pois aconteceu que naquele final de semana em que a imagem do Desafio foi feita, o Sartori, durante os treinos livres saiu para a pista e veio subindo a reta com o pé "cravado" no fundo. Ao chegar na Curva 1, não notou que o piso estava um pouco molhado e saiu reto, batendo no guard-rail. O impacto foi tão violento que o carro acabou passando por cima deste, indo cair no acesso que leva ao miolo do autódromo. O piloto nada sofreu, já o carro...

Como não havia chance alguma de recuperar a barata, a equipe saiu atrás de outro carro e o tal Escort azul e vermelho (ex-Atlantic) foi alugado. De acordo com o próprio Ricardo Trein, com o qual falei ontem, o grande problema é que esse carro era para exposição da equipe F1, quase que totalmente original. Tiveram de trocar toda a suspensão, tanque de combustível e tudo mais. No final bastou apenas acrescentar o número 7 ao 1 já existente, cobrir os patrocinadores da antiga equipe e estava pronto o 17 que permitiu a dupla marcar o tempo no Sábado e correr no Domingo.

Está resolvido então, mais um Desafio aqui do Blog.

Aproveitando, segue uma imagem do Ricardo Trein, correndo a Copa Fiat 147 em 79 com o carro #27 patrocinado pelo Buffet Sebastian/Pinhal Zona Nobre e preparado pelo Gessy. A outra é do Antônio Sartori que fez dupla com o Waldir Buneder no Regional de Turismo e no Brasileiro de Marcas de 89 com o Voyage #6 da Sur/Stemac/Dipneus/Carro do Povo, preparado pelo Zé Carlos.

Ah, antes de encerrar, apareciam outros três carros na imagem do Desafio: o Escort #73 patrocinado pela Davene eu não me lembro quem pilotava, o Chevette #72 da Pierre Alexander era do Fernando Justo e do Flávio Pilau. O Chevette #60 preparado pelo Diko foi pilotado pelo João Sant'Anna e pelo (não tenho certeza)Amedeo Ferri.

5 comentários:

Anônimo disse...

A melhor prova do Escort '6' da dupla Buneder/Sartori ele tinha nº 100 e foi um 'brasileiro' com 2 baterias em Tarumã, o Waldir capotou na 1ª bateria, o Sartori largou do box na segunda e venceu a corrida, foi a melhor prova do Sartori na carreira.

O Chevette azul com o '60' enorme na ports ao melhor estilo NASCAR era do João "penta"!

Lacombe

Anônimo disse...

No comentário acima onde se lê "ESCORT 6" leia-se VOYAGE 6

Lacombe

Anônimo disse...

Faltou dizer que o carro que vem na frente nesta foto da curva do tala larga é o Paulo Hoerlle e Antonio Fornari.

Anônimo disse...

É o Fiat Uno 99 do Paulinho Hoerlle e do Antonio Miguel Fornari.

Anônimo disse...

O Walter Soldan detonou na FFord: seria legal lembrar e ver mais fotos dele.