quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Pobre Giovanino

O dia 14/11 passou batido e esquecí de fazer uma lembrança. Foi no dia14/11/1971 que Tarumã presenciou o primeiro acidente fatal de sua história, durante uma prova do Torneio Brasileiro de Fórmula 2.

Pilotos como Emerson e Wilson Fittipaldi Jr., Graham Hill, CarlosReutemann, Ronnie Peterson, Jean-Pierre Jarier, José Carlos Pace, HenriPescarolo, Tim Schenken, Mike Beuttler, Arturo Merzario, Francois Migault, Reine Wisell, entre outros, que já corriam ou correram na Fórmula 1 mais tarde, estavam presentes ao autódromo gaúcho para a terceira e última etapa do torneio. As duas primeiras tinham sido disputadas em Interlagos, SãoPaulo. O site Automobilismo Brasileiro do Carlos de Paula traz todos os resultados das três provas.

O piloto italiano Giovanni Salvatti era uma das promessas do automobilismo italiano na época. Fora campeão italiano de Fórmula 3 em 1970 e já havia vencido uma prova em 71. Ele corria com um March 721M.

As provas eram disputadas em duas baterias. Na primeira Salvatti terminara em 13º. Os carros de ponta faziam média superior a 170 km/h. Na segunda bateria Salvatti tentava a recuperação quando encostou em Wilson Fittipaldi Jr. O italiano tentou a ultrapassagem pela linha de dentro na reta dos boxes, como mostra uma imagem abaixo. Conseguiu ultrapassar Wilson, porém freiou tarde de mais e o resto é história.

Durante muito tempo eu soube da história, mas não faz muito que tive em minhas mãos a revista Quatro Rodas que trouxe a cobertura do acidente. Achei chocante aquelas imagens, algumas publicadas aí abaixo.

Dia desses estive com o Ricardo Trein, que tem as fotos do acidente, as mesmas que foram publicadas na revista, porém há outras que mostram o momento da chegada do socorro e dos fotógrafos. Fiquei muito impressionado. O Ricardo também me contou uma história que se falou na época, dizendo que Salvatti havia cometido o suicídio, pois havia brigado com a namorada. Vejam as rodas travadas e esterçadas para a esquerda. Não há dúvidas de que realmente ele tentou se salvar.

Há poucos dias estive na exposição "No Ar" aqui em Porto Alegre, comemorando os 50 anos do grupo RBS. Tive a oportunidade de ver a capa do jornal Zero Hora do dia 16/11/71, Terça-feira após o acidente. Nela pilotos e dirigentes concluíram que Salvatti havia errado.

Foi um momento muito triste na história do Tarumã. Isso trouxe muitas lições - para a própria FIA - no que dizia respeito à segurança dos autódromos. Notem a altura do guard-rail em relação ao asfalto. Após o acidente isso foi modificado, mas era tarde demais para o pobre Giovanino.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sanco, no site do autódromo de Tarumã, há uma foto da prova de F2 de 1971, onde Salvatti aparece seguindo Wilson Fittipaldi, pouco antes da batida.
Caranguejo

Leandro Sanco disse...

Bah, Caranguejo! Tu tens razão! Eu não tinha reparado isso antes...
Valeu!

Marco disse...

Parabéns Sanco pelo seu site. Na época lia muitas revistas italianas (Autosprint Auto Italiana) que colecionei por muito tempo. Apesar de que em quase todo lugar se vê escrito Salvatti a grafia correta era Salvati. Era um piloto de muita garra e coragem, na Itália sua morte foi muito sentida.
Continue com seu blog, muito bom.
Abraço
Marco

Unknown disse...

BOA TARDE. PROCURANDO SOBRE O PILOTO G. SALVATTI, ENCONTREI O SEU BLOG. EU ESTAVA PRESENTE NA CORRÍDA EM QUE HOUVE O FATAL ACIDENTE. SOU DE VIAMÃO, TINHA NA ÉPOCA 6 ANOS DE IDADE E CORRÍ PUXADO PELO MEU PAI NO MOMENTO DO ACIDENTE. CHEGAMOS PERTO, LEMBRO DA POEIRA DO IMENSO HELICÓPTERO POUSANDO E MAIS TARDE DE TER VISTO DE PERTO O CARRO DELE ENFIADO EM BAIXO DO GUARD RAIL. FOI CHOCANTE. AO VER ESTAS FOTOS, TRANSPORTEI-ME PARA A ÉPOCA, AO VER O PNEU TRAZEIRO , ONDE PASSEI A MÃO E SENTÍ OS FRIZOS. LASTIMÁVEL O ACIDENTE, MAS, INEVITÁVEL, MUITO INTERESSANTE ESTA SENSAÇÃO. PARABÉNS PELA REPORTAGEM, SOU, AMERICANO HOLTZ, (45) ATUALMENTE NO RIO DE JANEIRO. ( afh641@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Procurando na Internet me deparei com seu Blog, não sei quem é você o Jornalista do Blog. Fiz isso pelo motivo de estar digitalizando todos meus negativos e chromos para deixar para meus parentes e para posteridade. Precisava atualizar o arquivo onde se encontram as fotos deste piloto acidentado, pois só tinha o nome de Salvatti (Acidente Salvatti – Tarumã). Sou o reporte fotográfico das fotos do acidente do piloto Giovanni Salvatti. Fiquei muito triste quando vi que fizeram uso das minhas fotos sem pelo menos colocar quem foi o autor. Nesta época fu ganhador de prêmios Ari de Jornalismo por este cobertura e pela cobertura da Fábrica de Fogos que explodiu em Navegantes. Sou um fotografo muito considerado e além disso sou Jornalista Reg. 1808.
FOTOS DO ACIENTES DO PILOTO GIOVANNI SALVATTI SÃO de autoria DO JORNALISTA E FOTÓGRAFO: LA HIRE GUERRA.
Mesmo tendo cópias das referidas fotos não lhe dá o direito de publicar sem consentimento do autor.
02.12.2014 ©by LA HIRE GUERRA