Achei que seria legal lembrar do Campeonato Regional de Turismo daquele ano, campeonato no qual esse carro competiu e que agitou o automobilismo gaúcho naquela época. Acho que o pessoal vai gostar, pois na enquete que fiz no final do ano passado, o Regional de Turismo foi escolhido, disparado, o preferido da torcida durante os anos 80, batendo inclusive a Fórmula 2(3) Sulamericana.
Então, lá vai: vou tentar fazer um "overview" sobre aquele campeonato, as provas, os carros, os pilotos e o que mais conseguir. Aproveito também para avisar aos pilotos-blogueiros que passam eventualmente por aqui, e que competiram naquele ano, que imagens da época serão muito bem recebidas e obviamente publicadas.
Apertem o cinto e pé na tábua...
Após o campeonato de estréia em 85 que viu Paulo Hoerlle e Antônio Miguel Fornari campeões, o de 86 que teve Waldir Buneder conquistando o título sozinho e de 87 que deu o bí-campeonato à Waldir Buneder e seu companheiro José Francisco Bammann, o Campeonato Regional de Turismo entrava no seu quarto ano já consolidado como o melhor campeonato de turismo do Brasil. As quatro grandes marcas que fabricavam carros no país estavam representadas, mesmo que sem apoio oficial. Na verdade nunca houve um apoio oficial de fábrica ao Regional de Turismo. Quer dizer, não que eu me lembre... Isso atraia muitas equipes, patrocinadores e pilotos nos seus mais variados níveis de qualificação: de estreantes até aqueles com passagem em competições internacionais.
1ª Etapa:
O campeonato de 1988 teve nove provas no seu calendário. Começou com as 3 Horas de Tarumã, no dia 17 de Abril. 33 carros estavam alinhados para aquela etapa de abertura e a pole-position ficou com o Escort #35 da dupla Carlos Alberto Fornari/ Augusto Mocellin com o tempo de 1'23"333.
Dada a largada, já na quinta volta da prova, um acidente envolvendo quatro carros na saída da curva do Tala interrompeu a competição pois a pista ficou bloqueada. Após a nova largada a prova foi interrompida novamente na sétima volta, após o Passat #59 pilotado por Ricardo Di Leone, que fazia dupla com o Paulo Schoenardie (Sabiá) ter se chocado contra o posto de sinalização que ficava na chegada da curva do Laço, atingindo um fiscal de pista que felizmente não se machucou gravemente. Dada a terceira largada a prova transcorreu normalmente e o que se viu foi uma disputa intensa entre um grande grupo de concorrentes.
Cumpridas as três horas a vitória ficou com a dupla Paulo Hoerlle e Antônio Miguel Fornari, pilotos que estão entre os maiores vencedores da história desse campeonato (incluindo o Gaúcho de Marcas), a bordo do Escort #99, percorrendo 126 voltas em uma média de 126,25 km/h.
Resultado final:
1º #99 Escort- Paulo Hoerlle/Antônio Miguel Fornari - Melitta/Bepo
2º #77 Passat- Maria C. Rosito/Paulo Hoher - Itali/Einchenberg/Novoquim
3º #70 Uno- Aroldo Bauermann/Clóvis Concatto - Chapecó/San Marino/Mobil
4º #64 Uno- Amadeo Moller/Luiz C. Kuenzer - Tipler
5º #7 Passat- Fábio e Ronaldo Bertolucci/Teti Rigotto - Boaboca/Gramado
6º #5 Chevette- João C. Andrade/Victor Steyer - Toki/Fras-le/Valvoline
7º #26 Passat- Jorge Fleck/Alvaro Torres Jr. - Copér/Imdepa
8º #48 Uno- André Pasqual/Alexandre Biazus - Ortopé/Maísa
9º #10 Escort- Luiz C. Ribas/Walter Soldan - Pierre Alexander/Edit. Martins
10º #37 Passat- Luiz E. Mello/Giolvani Fagundes - Sanmak/Super Seleção
Vamos a algumas imagens:
Começando com uma foto para a "posteridade", com toda a turma reunida antes da largada. Depois a volta de apresentação mostrando o domínio do Escort que ocupava as três primeiras posições no grid. Na sequência, a escapada de Ricardo Di Leoni acertando o posto dos bandeirinhas. A seguir o Escort vencedor, encerrando com uma imagem da dupla segunda colocada das 3 Horas.
Amanhã continuo com a 2ª etapa.
Fonte das imagens e informações: Jornal Esporte Motor
Nenhum comentário:
Postar um comentário