sábado, 1 de março de 2008

O WTCC e a Copa de Las Naciones

Nesse final de semana tem início em Curitiba no Paraná, o WTCC, o mundial de carros de turismo. Esse campeonato se originou do antigo ETCC, o campeonato europeu da categoria, que por sua vez tomou força no início desta década em função do término ou o enfraquecimento de campeonatos nacionais como o alemão, o italiano, entre outros.

Me lembro que nos anos 90 eram inúmeros os campeonatos denominados "Super Touring" que eram regidos por um regulamento único (Grupo 2 FIA), o que facilitava a participação eventual de pilotos e equipes em mais do que um campeonato. Essa "febre" começou na Europa. Lá o BTCC (Inglaterra) era considerado - e ainda hoje é um dos melhores campeonatos de turismo do mundo - referência pelo nível técnico e de pilotos e também pela variedade de marcas que eram, na maioria das vezes, equipes oficiais de fábrica. Alfa Romeu, BMW, Renault, Audi, Vauxhall entre tantas outras chegavam a contratar ex-pilotos de Fórmula 1 para competir com seus carros. Me lembro de nomes como Derek Warwick, Emanuelle Pirro, Nigel Mansell, Gabrielle Tarquini, entre outros, que não poupavam nenhum espaço da lataria para se esfregar com outro carro.

Além do BTCC, havia o STW (Alemanha), o ITCC (Itália), o STCC (Suécia), que também eram muito fortes. Outros campeonatos organizados na França, Espanha, Austrália, África do Sul, Ásia, Japão e Estados Unidos, movimentavam as montadoras e se tornavam destaque no meio automobilístico.

A "febre" chegou também na América do Sul no ano de 1997. Os carros foram trazidos da Europa e dos Estados Unidos e atraíram a atenção de muitos pilotos entre veteranos e novatos. Oscar Larrauri, Miguel Angel Guerra, Oswaldo "Cocho" Lopez e Flávio Figueiredo eram alguns dos nomes que participaram durante os três anos em que a categoria passou por essas bandas.

Em 97 mesmo foi anunciada uma etapa em Tarumã e quando fiquei sabendo vibrei muito na expectativa de ver de perto os carros da minha categoria favorita. Sempre gostei mais das categorias turismo, embora não despreze nada que tenha rodas e um motor. Para minha sorte o meu tio Gerson, que na época trabalhava com um caminhão plataforma para transporte de carros, foi escalado para trabalhar no resgate do evento. É claro que me escalei para ir com ele com o cargo de "ajudante". Fomos no Sábado e Domingo.

Aqueles carros eram lindos. O regulamento daquela época era muito parecido com o atual. Os carros não sofriam muitas modificações na carroceria, o que facilitava muito a identificação dos modelos. Os paralamas eram levemente alargados para receber as imensas rodas 18". O motor era e ainda é de dois litros chegando a aproximadamente 300 HP. Câmbio sequencial de seis velocidades e freios enormes faziam destes carros verdadeiros foguetes.

A etapa gaúcha aconteceu nos dias 15 e 16 de Novembro de 1997. Ficamos posicionados naquele espaço entre a curva 3 e a descida do Tala. Não me lembro se foi no Sábado ou no treino da manhã de Domingo que o Mondeo do Ricardo Risatti bateu na entrada do Laço. Fomos fazer o resgate e o piloto não deixou que o carro fosse carregado na plataforma, pois o radiador daqueles carros eram enormes - pareciam de caminhão - e ficavam quase arrastando no chão. Se fosse carregado, certamente danificaria o radiador. O carro acabou voltando aos boxes rebocado. No Sábado o Patrício Di Palma bateu muito forte na curva 2 e destruiu o Peugeot 406 vermelho que guiava. Ele não correu no Domingo.

Na corrida o vencedor foi o Flávio Figueiredo com um Vectra. Era a primeira vez que um brasileiro vencia uma prova naquele campeonato. Em segundo chegou o Javier Balzano com outro Vectra e em terceiro Oswaldo "Cocho" Lopez com um Alfa Romeu 155. Não foi das corridas mais emocionantes que já assistí, mas o visual e o ronco daqueles carros ficarão para sempre guardados na memória de quem assistiu aquela prova.

Voltei para casa realizado e cheio de fotos que hoje ajudam a contar essa história. Aos poucos irei publicando algumas por aqui. Aguardem.

Enquanto isso vou ficar ligado com o que acontece lá em Curitiba e torcendo para que o Sportv transmita as provas. Se alguém tiver alguma informação sobre a transmissão avise aqui.

Fonte da imagem: Jornal Zero Hora

Um comentário:

Anônimo disse...

Sportv Dois - Domingo Dia 02/Março

WTCC - Primeira Prova 13:00

WTCC - Segunda Prova 16:00

Assistam !!!

Abraços

Renato Pastro