quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

12 Horas de Tarumã 2012

Voltando de férias, cabeça fresca, baterias recarregadas, muitas ideias. Entre elas,uma enquete para tentar ajudar a fazer as próximas 12 Horas uma prova positivamente inesquecível, tanto dentro quanto fora da pista. É pouco, mas já é alguma coisa, afinal é preciso fazer algo, se ainda quisermos ter o prazer de participar dessa prova todo o final de ano.

Começarei a enquete com algumas ideias voltadas ao público, ou seja, como atrair o público, como tornar a prova mais interessante para quem assiste a prova. Deixarei esta primeira fase no ar por um mês, depois a enquete terá o foco no grid, ou seja, como fazer para termos um grid de 40 ou 50 carros novamente. Feito isso, reunirei a opinião de vocês e enviarei aos organizadores. Esse será o compromisso do blog para com essa prova que é tão querida por todos.

A primeira enquete, voltada para o público, vai ao ar na segunda da semana que vem. As ideias que reuni estão logo abaixo. Se surgirem mais algumas, comentem aqui que colocarei na lista.

Qual a receita para o público lotar Tarumã nas 12 Horas de 2012?
- Grid entre 40 e 50 carros;
- Retorno da largada Le Mans (carros parados na diagonal);
- Mais locais para acampamentos;
- Acesso às curvas do Laço e saída do Tala Larga (onde hoje está o paint-ball);
- Iluminação de mais pontos da pista, como no Tala Larga, por exemplo;
- Sistema de som em todo o autódromo;
- Telões ligados na cronometragem, posicionados ao menos na reta e no Tala Larga;
- Listagem dos inscritos com carros, pilotos, patrocinadores, distribuídas na portaria a partir dos treinos;
- Distribuição de brindes para o público de hora em hora;
- Participação de pilotos e carros de outros estados;
- Participação de pilotos e carros de outros países;
- Maior durabilidade dos carros participantes;
- Maior divulgação na imprensa;
- Realização de shows (musicais e/ou aéreos) durante a noite;
- Substituir o racha por provas preliminares (Classic, Fórmula 1.6, etc);
- Melhor infraestrutura de banheiros.

Era isso. Conto com a participação e colaboração de vocês.

32 comentários:

Beleza e Forma disse...

Parabens pela excelente iniciativa.

André Candreva disse...

Leandro,

iniciativa louvável... parabéns...

e está no caminho certo...

abs...

Anônimo disse...

Acho que esta enquete vai revelar aos Dirigentes coisas espantosas, que no passado náo quiseram ser ouvidas. Agora ,com a tua iniciati-va , não vão ter como empurrar para baixo do tapetão, até porque novos ares sopram sobre Taruma, com este novo Presidente do ACRGS, que já mostrou em pouco tempo, disposição e garra para mudanças a muito inadiáveis. PARABENS.

Elemar Altermann disse...

excelente ideia algumas coisas ja tinha a muitos anos atraz nos iamos com um carro ja nas quitas a noite para poder acampar na curvado laço tinha inclusive o sr Nilo Fritch que mandou construir um banheiro e toda agua era colocada junta as arvores

Carlos da Silva Poças disse...

Deveriamos ter mais carros de turismo, aqueles que tem menos estabilidades nas curvas e que dão mais emoção ao publico

fernando Nana disse...

Parabens pela pesquisa,as 12H ten que voltar an ser SHOU ,TARUMÃ eo autodromo mai charmoso do Brasil,andei en varios ,igual Tarumã não existe,abraço Sanco

fernando Nana disse...

Parabens pela pesquisa,as 12H ten que voltar an ser SHOU ,TARUMÃ eo autodromo mai charmoso do Brasil,andei en varios ,igual Tarumã não existe,abraço Sanco

Anônimo disse...

O principal é o grid gordo com mais carros da turismo, e a largada Le mans.. saudade de quando havia 45 carros no grid..
Cristian

Anônimo disse...

Inscrição grátis para os pilotos campeões das categorias copa fusca, f1.6, marcas, Classic e endurance. E bem que eles poderiam vender, ou distribuir camisetas ou bandeiras com os principais carros e pilotos, pra ver se o povo vai para torcer e nao pra ver acidentes.
abraço;
Matheus

Carlos Giacomello disse...

Para aumentar o grid tem que incentivar a participação dos carros de turismo. Como participante de algumas edições da prova com um carro de turismo ficou bem claro que falta dar valor a esta categoria. Todos só falam nos prototipos, mas estes não enchem o grid. Se os organizadores, imprensa, enfim, todos os envolvidos dessem o devido valor aos turismo o grid certamente passaria do 40 carros. E não precisa dar nada de graça. O que o pessoal quer é que a briga pelos primeiros lugares da turismo tenha a mesma divulgação que a briga dos prototipos. Tem gente se "carneando"lá atrás e ninguem fica sabendo. Isto desestimula muito.Quando divulgam o resultado da prova, falam muito dos primeiros e praticamente esquecem os turismo. Ninguém gosta de fazer grid para os outros. Foi isso que afastou a turma da classe V principalmente. Ainda está em tempo de mudar este quadro.

Carlos Giacomello disse...

Corrigindo: Classe IV

Anônimo disse...

Tem de se criar um sistema em que dê condições ao pessoal da Turismo, disputar a ponta. Não sei, é apenas uma idéia, por exemplo, se os protótipos são 20% mais rápidos que os da Turismo, e no final os protótipos deram 600 voltas, o da Turismo teria de ter dado 480, ou se foi dado 481, ganhou o carro da Turismo. Posso estar dizendo uma asneira, mas imagino que tornaria mais atraente para o pessoal que corre de Turismo.
Abraço e parabéns pela iniciativa.

Mauro Corso

Rodrigo Elesbão disse...

Eu adoraria ver uma 12 horas como antigamente (ali por 1992, 1993), sem os protótipos (não tenho nada contra eles, acho carros incriveis) apenas com os carros do marcas, fuscas, classics, e todo mundo de radial !!!!!! Tempo bom aquele, onde um fusca tinha chances de ganhar a prova. Seria uma 12 horas no estilo das 24 horas de interlagos.

Bernardo disse...

Todas as iniciativas da lista são importantes. Acrescentaria, ainda, que deveria existir um prêmio patrocinado para os campeões das categorias. Esse tipo de premiação deixa a prova mais legítima do ponto de vista "notícia". É um chamariz a mais.

Essencial divulgar a prova com brindes, nem que sejam adesivos, nas semanas que antecedem a corrida. Organizar as inscrições para ter mais carros confirmados antes da última hora, para mobilizar o público...

Francisco disse...

Às 12 horas e as provas de longa duração, durante o ano, deveria ser somente com carros de turismo divididos por categorias.
Ate 1000 cc de 1001 a 2000 cc e 2001 a...
Somente dois pilotos por carro durante o ano.
Deveriam voltar às competições como 6 horas 500 km e 1000 km culminando com as 12 horas com era na década de 60.
Chico de Taquara.

Anônimo disse...

Em se falando de 12 horas, os carros de turismo , atualmente só servem para aumentar o grid, porque toda fama vai para os protótipos.
EXPERIMENTEM,FAZER UMINHA SÓ COM OS TURISMO, mas avisem com bastante
antecedência pra turma se preparar.
Com certeza teremos novamente um grid recheado, muita disputa na pista e o povareu lotando Taruma.

Anônimo disse...

Por favor melhorem o sistema de som
da transmissão, só escuta quem está nos box e aposentem o locutor
piadista.

paulo rotta disse...

oi blogueiros.
olha a repercussão da enquete que ainda não começou.
certamente uma 12hrs com mais carros de turismo é receita de grid cheio e disputas do início ao fim.
uma idéia é o retorno de categorias com os regulamentos próprios, tais como, copa fusca, classic e marcas e pilotos.
parabéns ao sanco pela iniciativa.
a administração do autódromo irá ter novas idéias com a sugestão.
outra boa idéia é o telão no tala, com a classificação da corrida.
abraços

Carlos Alberto Petry disse...

Sem dúvidas, todos que opinaram tem a sua parcela de razão, eu já penso que a prova show, unicamente, é como "fazer graça pro diabo rir", me inclino por opinar que as Doze Horas seria mais atrativa para o público na medida em que o automobilismo gaúccho o fosse, então opino que deveria ser uma prova que coroasse o título, inclusive concedendo pontuação dobrada (por exemplo), mas definitivamente ser prova de campeonato, ou melhor, campenatos...

Clóvis Irigoyen disse...

Sanco, essa ideia da enquete foi a mais brilhante que vi em seu blog até agora, nada pessoal sobre outras ideias e peço desculpas a quem possa ter sentido objeção ao que escrevo. Mas esta ideia tem o condão da "globalidade" do espetáculo, e isso é definitivamente uma porta para outra atitude, e por óbvio, outros horizontes com uma retomada do esplendor do autmobilismo gaúcho na sua "verdadeira casa".

Tenho uma sugestão para as 12hrs, veja-se, encher o grid dá uma ideia de pista cheia e interessante ao público, mas porque também não permitir o acesso a corrida dos carros que porventura ficarem fora do grid, até digamos, corridos um terço da prova? Explico meu raciocício;
- após a largada até o final da madrugada é normal que alguns carros parem por motivos diversos que não vem ao caso neste momento. e sendo as tomdas com carros excedentes a formação do grid , poderia-se permitir a participação destes em entrada após a largada para assim prencher a vacância nas pistas. Penso eu: ganha o público que não corre o risco de ver alguma prematuro esvaziamento da pista com uma vinda da sensação de monotonia, que por sua vês tambem sentir-se-á motivado a emprender a ida ao autódromo; ganha os candidatos menos favorecidos a participarem desta tão famosa corrida, eis que não vão se sentir em perigo de ficar "na beira da esstrada" e assim vão aparecer mais candidatos; e por final ganha o espétáculo como um todo.
Espero ter colaborado com a enquete e digo desde já que sinto certa euforia com esta iniciativa

PARABÉS SANCO PELA IDEIA

ABRAÇOS A TODOS

Anônimo disse...

A idéia é louvável! Faz tempo q ñ assisto as doze horas por motivos diversos, mas já assiti a várias, inclusive acampado. A última q assisti, e tb, as do regional, foi q a cada saidinha de pista entra a safeti car, ai fica um tempão os caras passeando com carro de corrida. Sei q a segurança esta em primeiro lugar, mas para o público é um saco ver carro de corrida em fila indiana a um por hora por um tempão, várias e várias voltas. Antigamente, se houvesse um acidente grave, parava a corrida e dpois iniciava-se novamente. Então, a minhão sugestão, de aficcionado, é de q tenha menos intervenção do carro de segurança, ñ só nas 12 horas, mas tb no regional, fuscas, etc. Também, acho q foi o bota Petry q escreveu, as 12 horas teria q coroar o título, no minímo da endurance.

Abração

Tazio Nuvolari

Julio Cesar Gaudioso disse...

Sanco:
A prova 12 Horas tem que ser planejada desde o começo do ano. E esse planejamento deve envolver marketing, mídias (para poder chegar nos possíveis patrocinadores e dizer qual o retorno), pontuação ao menos para o campeonato de endurance, quiçá para o de turismo também; Tem que ter mais carros de turismo com radial (antigamente podia e quantos venceram de radial - e o custo cai muito). Tem que envolver a imprensa (corrida secreta é racha), os preparadores e pilotos (são estes dois que nas oficinas e boxes e nos carros dão o verdadeiro espetáculo), com um grupo de trabalho que inclua os diversos setores e que apresente um projeto coerente, seja atraente para as equipes grandes e para as pequenas, sem as quais a corrida não acontece e por isso devem ter seus desempenhos bem divulgados ao longo da prova -serão centenas de voltas - e depois também. Se esquecer de buscar logo patrocinadores para tudo isso, pois nossa maior prova merece voltar aos seus tempos de gloria.

Julio Cesar Gaudioso
diretor do Museu do Motor
DEMEC/EE/UFRGS

Roberto Giordani disse...

Parabéns Sanco : a idéia de "revitalizar" as 12 Horas lançada no teu Blog é um movimento sério que deve ser apoiado por todos, e por este motivo os Jurássicos estão te apoiando integralmente. Certamente tens capacidade para julgar a enquete e compilar o que deve ser levado aos dirigentes do automobilismo gaúcho.
Estamos iniciando conversações com o Nilton Amaral, Coordenador da Classic, visando a ampliação da participação desta importante categoria em provas preliminares durante o ano inteiro em diversos autódromos e datas, bem como uma final dee mais longa duração na preliminar 12 Horas. Preve-se para este ano que mais pilotos que foram verdadeiras glórias no passado como Chico Feoli, Walter Soldan, "Janjão" Freire, Fernando Esbroglio, e outros, possam voltar às pistas em seus carros ou em parceria com a Classic...... um verdadeiro Racing Day.
Tenhas todo sucesso meu bom amigo.
Roberto Giordani.
Coordenador da Confraria dos Jurássicos.

Anônimo disse...

Epa!!Aposentar o locutor não!!Pelo menos esse cara conhece o automobilismo gaúcho e fala a língua dos volanteiros(seria boleiros)daqui. Se não daqui a pouco vão querer colocar o Galvão Bueno e aí vai ser brabo de aguentar...
Mas as idéias são ótimas.Vai em frente aí Sanco.

Anônimo disse...

Que é isso?Compilar o que. Ninguem aqui tá falando bobagem , tão somente expressando a sua opinião. Muitas vezes o que poderia ser uma mera tolice para um, pode ser uma grande ideia.
É a velha presunção, já na largada.

Marcelo Pacheco #49 disse...

Parabéns pela iniciativa.
Sugiro ideias como:
1 Permitir pneus de rua por questões de custo.
2 Com pneus de rua liberado, convidar os pilotos das categorias de turismo que correm no próprio estado.
2 Convidar através de um trabalho de marketing via direta, clubes e federações, pilotos de outros estados, mesmo os que correm na terra.
3 criar dentro das 12h, uma prova de 6h para os carros que andam com pneus de rua e motor 1600.
4 visitar ex participantes que a algum tempo deixaram de andar nas 12h, oficinas/garagens que saibam que tenham carros parados para tentar traze-los de volta a pista.
5 incentivos em descontos na inscrição para quem participa pela primeira vez.

Marcelo Pacheco #49 disse...

Das suas sugestões, acho importante:
Grid entre 40 e 50 carros;
- Retorno da largada Le Mans (carros parados na diagonal);
- Mais locais para acampamentos;
- Acesso às curvas do Laço e saída do Tala Larga (onde hoje está o paint-ball);
- Iluminação de mais pontos da pista, como no Tala Larga, por exemplo;
- Sistema de som em todo o autódromo;
- Telões ligados na cronometragem, posicionados ao menos na reta e no Tala Larga;
- Listagem dos inscritos com carros, pilotos, patrocinadores, distribuídas na portaria a partir dos treinos;
- Distribuição de brindes para o público de hora em hora;
- Participação de pilotos e carros de outros estados;
- Maior divulgação na imprensa;
- Substituir o racha por provas preliminares (Classic, Fórmula 1.6, etc);
Abç
Marcelo Pacheco
Scuderia #49
Floripa/SC

Anônimo disse...

12 horas sem o Perna não existe, quem realmente curte o nosso automobilismo sabe o que estou dizendo. o Perna faz o diferencial de qualquer prova!!!!!

Maicon Rodrigo disse...

Na minha humilde opinião, a "12h" precisa de mais carros que cheguem até o fim da prova, pura e simplesmente, sejam eles protótipos, turismo, ou o que quer que coloquem na pista!!!
Tem volantes "famosões" por aí que andam mal-acostumados, que ainda acham que em um mês antes da prova vão conseguir montar o carro mais "megapowerchampionoftheworld" pra "passar o rodo em todo mundo" e terminar a prova, isso quando não pretendem ainda ganhar a mesma!!!... Aí não aguentam nem 2 ou 3 horas, abandonam e ficam pelos cantos perguntando "onde foi que eu errei???"
Correr uma 12h precisa ser encarado pelos pilotos como um projeto de uma temporada inteira, com planejamento e desenvolvimento do carro e da equipe como um todo, e a criação de "mecanismos" ou "esquemas" desportivos para "viabilizar" a participação desses "Pilotos-de-uma-prova-só" seria o ápice do absurdo, um tremendo desrespeito com aqueles que prestigiaram o Campeonato e a temporada inteira, a verdadeira coroação da incompetência!!!
A prova precisa de muita divulgação sim, mas estamos no Brasil, e se alguém ainda não sabe, as coisas por aqui só funcionam com dinheiro, e o tal do "vil metal" só entra no caixa dos organizadores se o maior número de competidores participarem do CAMPEONATO todo, em TODAS as etapas do ano, principalmente as que forem realizadas em Tarumã, que é a praça das "12h"...
Como vai ter $$$ em caixa pra divulgação, premiação, bonificação de inscrição, telão, transmissão, boxes bonitos e etc, se os tais "estrelinhas" passam o ano todo só esfregando os carros na garagem, só esperando a "grande prova" do final do ano???... alguns dirão: "e os patrocínios???" ...Esqueçam!!!... estamos no país do Futebol e do Carnaval... Papai Noel, Faunos e Unicórnios não existem!!!

Newton Nogueira disse...

Acampo pras 12 hs de Tarumã desde adlescente e lamentei mt qdo esta prova foi suspensa por mts anos. Inflizmente esta prova ficou mt cara em função de fortíssimo investimento que poucos podem fazer e que ao invés de prestigiar e até ajudar equipes com menos recursos fazem exatamente ao contrário, empinando os narizes e reclamando q estes carros lentos os atrapalham. Vi isto em brifes q assisti. Se continuar assim eles vão estar fazendo a prova em 10 a 12 participantes

Newton Nogueira disse...

Acampo pras 12 hs de Tarumã desde adlescente e lamentei mt qdo esta prova foi suspensa por mts anos. Inflizmente esta prova ficou mt cara em função de fortíssimo investimento que poucos podem fazer e que ao invés de prestigiar e até ajudar equipes com menos recursos fazem exatamente ao contrário, empinando os narizes e reclamando q estes carros lentos os atrapalham. Vi isto em brifes q assisti. Se continuar assim eles vão estar fazendo a prova em 10 a 12 participantes

newton nogueira disse...

Outra idéia q coloco seria a incrição casada dos protótipos com representante na turismo com pontuação e premiação somada nas duas categorias. Certamente aumentaria consideravelmente o grid e interesse das equipes em manter os dois carros até o fim da prova. Os potótipos diminuiram o interesse dos turismos em pa
rticipar e desta forma aumentaria o interesse de pilotos da turismo q estão parados.