domingo, 8 de janeiro de 2012

Desafio da Semana

E já que o ritmo é de férias, que tal essa prova de arrancada na praia? Alguém lembra? E o piloto desse Puma, sabem quem era? Falamos dele há poucos dias.


Mãos à obra!

12 comentários:

Carlos Alberto Petry disse...

Do Puma creio ser até fácil, Bernardo Kokemper, e do carro ao lado muito provavelmente Atílio Benetti.

luizborgmann disse...

O Petry afirma que no Puma seria o Bernardo Kokemper, mas salvo engano, ele não apareceu por aqui nos ultimos dias. O local parece ser junto à beira-mar na plataforma de pesca em Tramandaí-RS, onde ocorreram vários km de arrancada. O Puma Tubarão VW da foto parece ser o primeiro da geração VW, ano 1968 com motor 1500 ou cilindrada maior, se alterado foi. Quanto ao carro ao lado, está parecendo um argentino Torino da IKA-Renault, será? Se o caso é chutar, diria que no Puma-VW seria aquele que anos depois foi o gerente do departamento de peças da VW Gaúcha-Car. Não tenho certeza, poderia ser porque ele apareceu por aqui nos ultimos dias. Desculpa a brincadeira.
luiz borgmann

Carlos Alberto Petry disse...

E quem seria eu para discutir com o Borgmann, mas quanto ao carro argentino, embora eu reconheça a nacionalidade, trata-se sim de um Peugeot, por lá fabricado, e que na versão diesel era muito utilizado como taxi.

Paulo Schütz disse...

Não tenho idéia de quem sejam os carros. Se fosse tentar adivinhar, chutaria o Fernando Esbroglio no Puma, pelo número.
Feliz ano novo a todos.

Chico De Taquara. disse...

Este não seria o puma que dias depois andou capotando nos canos da Petrobras.

Chico De Taquara. disse...

Este não seria o puma que dias depois andou capotando nos canos da Petrobras.

Marcelo Betioli disse...

Eu não sei quem são os pilotos, mas que é bem legal reviver momentos como esse, isso é.

Dá uma passada lá no meu blog e deixe seus pitacos.

Abraços.

Marcelo Betioli disse...

Já ia me esquecendo. Estou te seguindo.

Abraços.

Roberto Lacombe disse...

Não sei quem são os pilotos mas gostei muito daquele Dodjão Charger lá atrás!

Clóvis Irigoyen disse...

Grande Luiz Borgmann, não o conheço pessoalmente. Mas vejo que é um grande arquivo!
Sobre seu comentário de 08.01.11 - 19:10h; 2º da coluna.
Apenas por curiosidade;
o primeiro puminha Volkswagem
não era ainda rodas "5 furos"?

luizborgmann disse...

Olá meu caro Clóvis Irigoyen. Opa, escorreguei e preciso rever minha posição. Graças à sua observação, vejo que realmente no primeiro ano do Puma (1968)e ano subsequente as rodas eram de cinco furos(parafusos). As de quatro furos só foram aparecer em 1970, quando lançado o Fuscão 1500 e que aposentou as rodas de 5 furos, que na época se usavam muito aquelas tipo "bolo de noiva". Como diziam que o Puma era montado sobre um chassi alterado de Karmann Ghia, este, também com rodas de 4 furos, só foi aparecer em 1970 (KG com ventarola e motor 1600). Então, salvo melhor juizo, esse arrancadão pode ter sido realizado no verão de 1970, e essa Puminha já poderia ter um motor 1600 ou maior, se alterado foi. Aliás, certamente muitos da velha guarda relembrarão que um grande centro de preparação e venda de equipamentos (carburadores, comandos, virabrequins especiais, kits 1700, 1800, 2000, pistões, radiadores de óleo e outros, importados) era na MM Máquinas e Motores, quem lembrou dessa? Mantenho o piloto em questão da foto, imagino que seja o Flash Gordon. Clóvis, grato por seu comentário, às vezes meu winchester também falha. Abraço,
luiz borgmann

luizborgmann disse...

Agora embolou tudo. O Roberto Lacombe foi feliz ao observar um Dodge (Charger?) estacionado lá atrás. Se aquele carro era realmente de duas portas, o ano de lançamento foi 1971. Então a data desta foto poderia ser até 1972, e a inauguração do autódromo de Tarumã já tinha até acontecido, mas os km de arrancada ainda ocorriam nos veraneios, até um acidente muito feio que suspendeu estes eventos na praia. A propósito, nestes arrancadões, certa feita apareceu um DKW com motor V8. Com diferencial rígido na traseira, o motor ficava ao lado do piloto, onde fica o passageiro, cardan, etc. A alavanca de câmbio era de criatividade fantástica, pois exigia contorcionismo do piloto. Não ganhou, por ser extremamente leve, não conseguia transferir. Esse DKW apareceu só uma vez, alguém mais presenciou? Nunca mais ví. Era uma multidão ao redor do carro, era uma traquitana de feioso, mas andava prá chuchu.
luiz borgmann