O Desafio da semana passada foi desvendando por muita gente, inclusive pelo Fernando Bittencourt, que participou do projeto daquele autódromo. "Era para ser em Capão da Canoa, próximo onde está a Universidade, na beira da Estrada do Mar", informou o Fernando. Uma pena que o projeto não foi para frente.
Me lembro que no início de 1997 foi construída uma pista de terra, um circuito oval, na praia de Arroio do Sal, também no litoral gaúcho. O local se chamava Irajó Country. Acho que recebeu algumas provas do Torneio de Verão daquele ano e foi só. Mas não tenho certeza. Se alguém tiver mais informações sobre aquela pista, conte aqui.
Bom, hoje é dia de Mil Milhas em Interlagos. Agora a prova faz parte do calendário da Le Mans Series e é a chance que o Brasil tem de ver de perto alguns exemplares do que de melhor existe em carros esporte na atualidade. Por outro lado, o regulamento da prova não mais permite a participação das equipes amadoras, que corriam com seus protótipos locais e os bons e velhos carros de turismo.
Os gaúchos ajudaram a escrever boa parte da história dessa prova que muitas vitórias deu a eles. Breno Fornari, Catarino Andreatta, Aristides Bertuol, Orlando Menegaz, Ítalo Bertão, foram alguns dos pilotos que resistiram aos 1609 km de muita velocidade no autódromo paulista. Passada a época das carreteiras, a participação dos gaúchos foi bastante discreta e esporadicamente era possível torcer por algum piloto ou equipe local. Me lembro de alguns casos, como esse aí embaixo. Vocês sabem quem eram os "opaleiros" que certa vez se aventuraram nas Mil Milhas? Pois então digam os nomes e em que ano foi isso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Bom dia. Este opala correu nas Mil Milhas em 1989, a propósito a prova com recorde de inscritos até hoje. Se não me engano foi pilotado pelo trio Rodivan Mueller/Eduardo Freitas/Luiz Lazzari. Parabéns pelo blog!
Fabiano Guimarães
São Paulo - SP
Olá pessoal!Quando li o desafio fiquei aguardando até alguém responder;resposta 100% correta, resultado da corrida: opala 92- 15º colocado geral e 6º colocado na categoria.Parabéns ao Fabiano Guimarães pela lembrança.
Um abraço
O Blog continua bombando...
Rodyvan Möller
Caro Rodyvan, desculpe ter escrito seu nome de forma incorreta. Foi assim que apareceu na relação de inscritos aqui em Sampa. Vale lembrar também que esta foi a última Mil Milhas disputada no "verdadeiro" Interlagos, antes do assassinato do traçado original. Abraços,
Fabiano Guimarães.
Olá,Fabiano. Com certeza o traçado antigo de interlagos era o verdadeiro, muito parecido com Tarumã.Este Opala 92 venceu as 12 horas de Tarumã em 1991, com uma mudança no TRIO -Rodyvan/Eduardo/Paulo Bortolatto.Quanto ao nome não esquenta me chamam de Rudi,Rody,Alemão.O meu Opala de corrida de bateria era de numeral 66,usei uma vez um carro emprestado número 4 que deu origem as 12 horas de 1999(66+4)carro 70.
Um abraço e mantenha contato...
Postar um comentário