O mais interessante é o fato de alguns dos estudos que a FIA está fazendo para melhorar as ultrapassagens, estão indicando a utilização de aerofólios traseiros menores e divididos,ficando só na linha das rodas, exatamente como eram esses dos FF dos anos 70, o que permitiria na zona central um escoamento para baixo (Down Wash flux), o que evitaria a perda de sustentação da asa dianteira do carro perseguidor.
Esta curiosa asa trazeira dividida, era movel. mas depois de acertado o ângulo desejado, ela era fixada. Quem utilizou esta asinha dupla pela primeira vez foi o Clovis de Moraes. Ele era patrocinado por outra marca de cigarros, se não me engano o Shelton.
Também vou apostar que o #21 seja o José Moraes Neto(Bino/Hollywood), enquanto o #14 é o Francisco Lameirão (Polar/Motoradio), Brasileiro de F-Ford, Interlagos 1974. Talvez fosse esta a ultima temnporada do Lameirão na FF, pois ele seguiria para a S-Vê, que mostrava um grid muito grande com patrocinio da VWB. Os custos da FF já eram elevados, já estavam com slick, os motores 1,44 já no limite do desenvolvimento, alguns até com acerto Berta, mais câmbio Hewland, etc. A Ford iria lançar um novo regulamento mais simplificado nos anos seguintes, com motores práticamente standard, cx de câmbio do Del Rey, retorno aos pneus radiais etc visando aumentar o grid e vo9ltar à condição de categoria escola. A adoção dos motores 1.6 mais tarde afugentou muitos pilotos da categoria, entre eles o campeão Amedeo. Mas é bom lembrar que a Ford também tinha premios atraentes, caminhão da fábrica nos autódromos com peças a preço de custo, um carro zerokm para o vencedor do campeonato, etc. Ainda referente ao piloto da foto, naquele ano de 1974 o carro #21 foi pilotado em etapas diferentes por Claudio Ricardo Mueller, Enio Sandler e José Moraes Neto. Será que acertei? luiz borgmann
Eu vou com o Pastro. Me parce que o Claudio Mueller também andou em pelo menos uma prova neste carro, mas não me parece, pela estatura. A pista me parece Tarunã, guard rail "Pepsi", entrada do laço, talvez da 2, pelo ângulo da foto não identifico bem se há subida.
10 comentários:
Aí Sanco
Cláudio Muller e Chiquinho Lameirão, fórmula Ford, 1974. A pista pode ser Tarumã. Aquela asinha traseira era móvel?
Abç
Júlio
Não seria Enio Sandler e Chiquinho Lameirão?
Ou talvez José Moraes e Chiquinho Lameirão?
Tou em dúvida...
Pastro
Oi Sanco, tudo bom?
Aquelas asas não eram móveis Julio,isso foi proibido pela FIA acho que em 1966.
Com certeza é o Chico em 2º.
Abs
Rui
O mais interessante é o fato de alguns dos estudos que a FIA está fazendo para melhorar as ultrapassagens, estão indicando a utilização de aerofólios traseiros menores e divididos,ficando só na linha das rodas, exatamente como eram esses dos FF dos anos 70, o que permitiria na zona central um escoamento para baixo (Down Wash flux), o que evitaria a perda de sustentação da asa dianteira do carro perseguidor.
Formula Ford, 1974, Luis Pereira Bueno e Chiquinho Lameirão.
Com esse capacete, não poderia ser o Piquet?
Esta curiosa asa trazeira dividida, era movel. mas depois de acertado o ângulo desejado, ela era fixada. Quem utilizou esta asinha dupla pela primeira vez foi o Clovis de Moraes. Ele era patrocinado por outra marca de cigarros, se não me engano o Shelton.
Concordo com o Carlos Alberto Petry, é o Clovis de Morais(Bino) e o Chiquinho Lameirão(Polar).
Também vou apostar que o #21 seja o José Moraes Neto(Bino/Hollywood), enquanto o #14 é o Francisco Lameirão (Polar/Motoradio), Brasileiro de F-Ford, Interlagos 1974. Talvez fosse esta a ultima temnporada do Lameirão na FF, pois ele seguiria para a S-Vê, que mostrava um grid muito grande com patrocinio da VWB. Os custos da FF já eram elevados, já estavam com slick, os motores 1,44 já no limite do desenvolvimento, alguns até com acerto Berta, mais câmbio Hewland, etc. A Ford iria lançar um novo regulamento mais simplificado nos anos seguintes, com motores práticamente standard, cx de câmbio do Del Rey, retorno aos pneus radiais etc visando aumentar o grid e vo9ltar à condição de categoria escola. A adoção dos motores 1.6 mais tarde afugentou muitos pilotos da categoria, entre eles o campeão Amedeo. Mas é bom lembrar que a Ford também tinha premios atraentes, caminhão da fábrica nos autódromos com peças a preço de custo, um carro zerokm para o vencedor do campeonato, etc. Ainda referente ao piloto da foto, naquele ano de 1974 o carro #21 foi pilotado em etapas diferentes por Claudio Ricardo Mueller, Enio Sandler e José Moraes Neto. Será que acertei?
luiz borgmann
Eu vou com o Pastro. Me parce que o Claudio Mueller também andou em pelo menos uma prova neste carro, mas não me parece, pela estatura.
A pista me parece Tarunã, guard rail "Pepsi", entrada do laço, talvez da 2, pelo ângulo da foto não identifico bem se há subida.
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