quinta-feira, 5 de agosto de 2010

F2 em Gramado (!?)

Falando na Fórmula 2, o amigo Ricardo Cunha, o cara das Alfas, manda um registro encontrado em uma Auto Esporte de 1985, que falava sobre uma prova que seria realizada em Gramado. Ele aproveitou e questionou se a prova realmente havia sido realizada. Respondi que não, mas não sabia o motivo. Daí mandei um e-mail para o ilustre Ronaldo Bitencourt, citado na nota, na época na CBA, que respondeu o seguinte:

"Também, ao que me lembre, a F2 Sulamericana não foi disputada na cidade de Gramado por falta de segurança na época, pois o circuito seria pelo meio da cidade, depois se pensou em fazer no Lago Negro, mas também carecia de segurança adequada. Assim a prova foi transferida para Tarumã. A Assembléia Codasur aconteceu em Gramado e ao término dela fomos a Tarumã assistir a F2."


Já pensaram uma corrida nas ruas de Gramado nos dias de hoje? E aí, Giordani, o que me diz?

Aproveitando o assunto, alguém sabe se houve um desenho do traçado, alguma coisa assim?

Valeu, Ricardo! Valeu, Ronaldo!

Fonte da imagem: revista Auto Esporte - arquivo Ricardo Cunha.

10 comentários:

Carlos Alberto Petry disse...

O citado Ronaldo Bitencourt, referido como membro da CBA, quanto me é dado a saber também foi membro da FIA tendo inclusive sido ele a vistoriar o autódromo de Hungaroring, antes da primeira prova realizada lá.

Italo disse...

Finalmente descobri porque existem aquelas zebras num dos acessos ao Lago Negro e que eu nunca havia entendido porque estavam lá. :-)

Aliás, acho que continuam lá até hoje.

Unknown disse...

as zebras do Lago Negro, foi usado para uma corrida de Kart por volta de 1994 ou 1995

pasquale disse...

Foi cogitado 3 circuitos, centro,bairro planalto e ao redor do lago negro. Foi inviavel pois não tinha guardrails suficientes e os custos altos para transporte.
As zebras do lago negro foram para rally.

gustavo rodrigues disse...

houve um rally no Lago Negro, acredito que por volta de 1986...Com chuva e frio, se não me engano. Eu era pequeno, hehehe

Anônimo disse...

Olá Sanco
Me lembro da história da Formula 2 em Gramado,só não me çembro exatamente o ano,mas lembro perfeitamente da 1ª Corrida de Kart em
Gramado,que foi + ou - na mesma epoca,e que os Bortoluzi competiram>vou procurar se tenho mais algum documento a respeito.
Maneco Marques

Roberto Giordani. disse...

Oi Sanco! Não tenho recordação deste episódio daquela época;o Ronaldo é o mais indicado para estas informações.Hoje, entretanto, como morador de Gramado, confesso que gostaria de ver uma prova de F3, ou WTCC(muita pretenção a minha) ou outra categoria; seria uma belíssima promoção para a cidade.
Mas, não creio que isto possa vir a ocorrer pelos custos que cerca um evento desta natureza.
Corridas de rua, como em tempos passados( e que eu vivi) sempre traxeram milhares de apreciadores, tem emoção como poucos lugares, atrai novos eficcionados, mas o risco é muito grande,infelizmente.

Paulo Schütz disse...

Houve várias corridas de kart em gramado, pelo que me lembro, todas próximas ao centro da cidade. As zebras no lago negro surgiram quando foi realizado um rali do campeonato sulamericano, parte na região de Gramado e parte, creio, na região de Capela, acho que o Pastro deve lembrar com mais exatidão.

Anônimo disse...

Maneco Marques
Sim houveram diversas depois desta,como também em Rio Grande,Bagé,Fenac,Gravatai,todas em circuito de rua.
Maneco

Tohmé disse...

Lembro-me do assunto. Da mesma forma que surgiu, submergiu...