domingo, 1 de agosto de 2010

A primeira vez no Velopark

Era o terceiro evento no mais novo autódromo brasileiro. Depois da Stock Car, da Porsche Cup, agora era a vez do Sulamericano de Fórmula 3, o Gaúcho de Endurance e a Fórmula Classic. Era a minha primeira visita ao novo complexo.

A ansiedade acompanhou a semana, sempre de olho na previsão do tempo e nas listas de carros inscritos. Era esperado um bom grid na Endurance e na Classic e assim se confirmou. A F3 carece de um grid maior, mas o ronco e a beleza dos Dallaras compensa.

Chegando lá no sábado, debaixo de uma baita chuva, impressionou a estrutura. Já havia visto pela tv, www, mas ao vivo não se compara. A primeira impressão é a que fica e gostei muito de tudo o que vi. Para quem fica dentro dos boxes não há muita visibilidade da pista além da reta. Daí o negócio foi procurar alguns ângulos melhores. Mas antes fui encontrando os amigos.

De cara encontrei meu tio, Paulista, orgulhoso do seu novo projeto, um monoposto dois lugares, construído para levar alguns convidados da Petrobrás para dar umas voltinhas pelo traçado no domingo pela manhã. Esse carro vai acompanhar as provas do campeonato 2010 da Fórmula 3.


Mais adiante, onde estavam os carros da Classic, encontrei o "Ratão", firme e forte, mostrando sua carretera com a inscrição "La Fiera está de Vuelta!". Todos devem lembrar que ele sofreu um grave acidente em Tarumã em dezembro, por isso a alegria de vê-lo novamente era maior.


Meio ano depois tive o prazer em outro reencontro, agora com o Mestre Joaquim, sujeito que dispensa apresentações nessa blogosfera, tal seu conhecimento e entusiasmo nos assuntos automobilisticos. "Joca" veio com a turma de São Paulo que correu na prova da Classic. Ao todo, seis carros vieram. Além de contar inúmeras histórias, ele falou bastante sobre o projeto da Formula Vee Brazil, que tem despertado muito interesse no meio. Por falar nisso, confiram o blog do projeto. A turma já colocou o protótipo no chão e um teste em Piracicaba - SP, será feito dentro de alguns dias.

Enquanto isso as categorias tomavam conta da pista, mesmo com a chuva e o frio que não davam trégua.




A noite reservava um momento bacana, o qual tive o privilégio de participar. Toda a turma de São Paulo foi recebida no templo dos DKW's do Teodoro para degustar um churrasco preparado pelo Antônio Fornari. O Paulo Trevisan foi o responsável pela vinda da turma e estava muito feliz com aquele encontro.


Conheci todos, alguns me conheciam, ficaram surpresos por eu ser "jovem", alguns me imaginavam com 50 - 60 anos. O "Dú" Cardim era um dos mais animados e não parava de contar histórias. O Rogério Tranjan do Passat #44, o "Trovão Azul", contava emocionado que no Velopark tinha sido abordado por um guri que o reconhecera. Ele dizia ter ganho o dia com aquele momento. Enquanto isso o "dekavêmaníaco" Flávio Gomes, um dos caras que inspirou o bloguesinho mequetrefe aqui, pedia ao Teodoro para conhecer todas as suas relíquias.

Depois de saborear o assado, o Sérgio Aguinsky pediu a palavra e fez questão de destacar a importância dessa integração entre a turma dos clássicos, sendo seguido pelo Flávio, o "Joca", o Teodoro, Trevisan e o Finotti pai. A força dos blogs também foi destacada como contribuinte para essa integração. Foi muito bom estar alí e ouvir tudo aquilo. Sou muito grato por fazer parte disso tudo.







Ainda restava o domingo. A previsão mostrava tempo bom e assim foi, mas conto mais amanhã. Os resultados das provas podem ser vistos no site do Velopark.

Errata: o Antônio Seabra, sempre atento, me corrigiu sobre o "monoposto dois lugares". Ora bolas, se é dois lugares, não é monoposto! Chamaremos então de biposto, ou "auto de dois bancos encarreirados", como seria apropriado por essas andanças. Valeu, Seabra!

4 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

INVEJA, INVEJA, INVEJA!!!!!
Show de roda, espero numa próxima poder ir e quem sabe levar meu Fuscão pra acelerar.
Abraço

Tohmé disse...

Faço das minhas palavras, as do Francis.
SENSACIONAL...

Carlos Alberto Petry disse...

Tá certo, monoposto de dois lugares seria como bienal de ano em ano.

Anônimo disse...

A carretera azul de nº 1 na verdade nunca foi um carro de corridas. Aquele Chevy 37 foi uma concepção do Ronald Mentz aqui na Vila Conceição, quando ainda jovem. Foi uma repaginação inspirada nas carreteiras óbvio, mas nunca foi de corridas. Ficou anos aintivo e agora reaparece, legal.