terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Arquivos do Baldino II - Final

Hoje finalizo a publicação dos arquivos do Ricardo Baldino.

Em 1976, Baldino deixou o Chevette da Divisão 1 de lado para alinhar um Bino na Fórmula Ford. Disputou provas dos campeonatos Gaúcho e Brasileiro entre 76 e 77. Na imagem abaixo aparece alinhado para uma etapa do Gaúcho vencida por Walter Soldan, o campeão daquela temporada. Conseguem identificar o cabeludo do lado esquerdo do retrato? Ele apareceu por aqui no post do último Domingo.


Foi também em 76 que Baldino conquistou talvez a sua maior vitória, nas 6 Horas de Tarumã, correndo com um Maverick em dupla com Roberto Schmitz. A imagem abaixo mostra o Maverick em primeiro plano, sendo seguido pelo Opala #12 dos pilotos Marino Schunck e Rommel Pretto e o #9 de Antônio Alceu Ribeiro e Ubirajara Sfoggia.


Aqui, Baldino conquistando mais um pódio em mais uma vitória do magro Soldan. Da esquerda para direita aparecem Soldan, Fábio Bertolucci, José Pedro Chateubriand e Baldino.


Agora Baldino aparece recebendo o troféu de quarto colocado na etapa de Tarumã do Brasileiro de Fórmula Ford de 1977. A vitória ficou com Fábio Bertolucci, com Artur Bragantini em segundo e Amedeo Ferri em terceiro.


Por fim, um belo registro, feito em Cascavel, durante a quarta etapa do Campeonato Brasileiro daquele ano. Baldino vai à frente de Fábio Bertolucci. Essa prova, disputada no dia 24 de Julho, foi bastante polêmica e teve muitos carros desclassificados, inclusive os dois da imagem.


Baldino fechou o campeonato de 77 em oitavo lugar. Bragantini foi o Campeão.

Agradeço ao Ricardo Baldino pela gentileza em dividir seu material com o blog.

Fonte das imagens: arquivo Ricardo Baldino.

7 comentários:

luiz borgmann disse...

O cabeludo não é o Jorge Raimundo Fleck?
luiz borgmann

luiz borgmann disse...

O cabeludo não é o Jorge Raimundo Fleck?
luiz borgmann

Anônimo disse...

Buenas !
Não é para o Baldino se ofender, e ele nem me conhece, mas, se não fosse o fato seguinte, talvez eu seria campeãop mundial de automobilismo.
Lá por 76/77, não lembro mais, fui até a oficina do Clóvis de Moraes e queria comprar um Fórmula Ford. Me indicaram que o Baldino estava vendendo um. Fui atrás dele uma dez vezes até que desisti.
Acho que foi o destino... era pra mim ficar pilotando trator na lavoura e não carros de corrida, ou gineteando potros por este riogrande bagual.
É,... minha vida é dar laçaços e corcovear.
Abraço Forte e FELIZ NATAL para todos.

Pedrão - SMO

Paulo Schütz disse...

Na primeira foto, creio, o carro não éum bino, é um Titan.

Carlos Alberto Petry disse...

Na terceira foto da série alguns detalhes de época. O primeiro: percebam algo estranho na cabeça do Soldan, cabelos. O segundo: a entrega de prêmios já com noite fechada, o que ocorria pelo elevado número de provas disputadas num mesmo domingo. Terceiro: os mais jóvens nunca viram uma, a coroa de louros. E louro verdadeiro, podia inclusive temperar a feijoada.
Bom final de ano a todos...

Leandro Sanco disse...

Bem observado, Paulo. É mesmo um Titan. Fui conferir num material de 76 que me fora enviado pelo Luiz Borgmann. Todos os demais eram Bino.

Aproveitando...Borg, o cabeludo era mesmo o Jorge Fleck, que no último sábado me deu instruções de pilotagem. Me entusiasmei com o negócio e já estou esperando a próxima oportunidade para acelerar novamente.

Pedrão, essa tua história é boa. Vou falar pro Baldino.

Petry, essa tua observação sobre a premiação à noite é interessante. Já tinha notado em outras fotografias, mas nunca havia questionado. Obrigado.

Um abraço a todos.

Sanco

Anônimo disse...

opa Sanco, eu so neto do Alceu do Opala Dibari, e o nome bo companheiro dele esta errado, nao é Ubirajara e sim Ubajara.
e aproveitando a oportunidade qro dizer q o meu avo quase chorou quando vui algumas fotos dele aq no blog.
ta de parabens!!