sábado, 4 de dezembro de 2010

Troféu de melhor aluno

E a resposta para o Desafio da Semana era mesmo Ricardo Baldino, piloto bastante atuante nos anos 70 e que recentemente encontrei na festa dos 40 anos do Tarumã. Conversamos um pouco, comentei que havia publicado alguns poucos registros dele aqui mesmo, há algumas semanas. Pois na semana passada, durante mais um encontro dos Jurássicos, o Baldino esteve presente, a convite do "Tcheia" e do seu irmão, figuras assíduas nas reuniões.

Logo que o vi ele já veio me mostrando um envelope recheado de fotografias antigas e que aquelas eram uma contribuição para o bloguesinho. Começei a olhar uma a uma em todos os seus detalhes. Kart, Fórmula Ford, Divisão 1, uma mais bacana que a outra. Procurei uma para o Desafio e, para variar, o Mestre Schutz não deixou por menos. Identificou quase todos os pilotos que apareciam no retrato. Tá certo que o próprio Baldino deu uma pista, mas que não tira o mérito do Paulo.

Aquele registro era mesmo de 1973, ano em que o Baldino iniciou nas competições, através da Escola de Kart, que de acordo com ele, tinha o comando do "Teco" Moraes. Baldino foi o melhor aluno da turma e por esse motivo, recebeu um troféu na festa de premiação do kart, ocorrida no Clube Caixeiros Viajantes.

Naquele ano, Baldino competiu em duas categorias do Gaúcho, a Senior e a Categoria Piloto de Competição. Na primeira terminou em terceiro lugar, com 58 pontos, contra 60 de Fábio Bertolucci e 63 do Nelson Rolla. Na Piloto de Competição foi o vice, atrás apenas do Roberto Schmitz.

Baldino ficou no kart entre 1973 e 74, retornando em 77. Nesse meio tempo competiu de Divisão 1 e Fórmula Ford, mas conto mais sobre isso na semana que vem. Por enquanto fiquem com várias fotos do kart e tentem reconhecer a pilotada. Baldino sempre aparece identificado pelos números 7, 71 ou 77.









Antes de encerrar o post de hoje, vejam só que bacana as duas imagens abaixo.



A primeira é de 1976, quando os três guris se "pegavam" na pista, nas provas da Fórmula Ford. Da esquerda para a direita aparecem o Baldino, o Amedeo Ferri e o Soldan. Na última semana, no encontro dos Jurássicos, estava olhando aquela fotografia, olhei para os lados, vi os três e click, estava feita a foto deles novamente reunidos, 34 anos depois. Demais.

Fonte das imagens: arquivo Ricardo Baldino e arquivo pessoal.

8 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

Parabéns pela feliz idéia de clicar a imagem deles juntos novamente, Leandro. Matou a pau!!!
Grande abraço

Paulo Schütz disse...

Na primeira foto, o 53, se bem me lembro, é o José Manoel Guedes.

Roberto Lacombe disse...

Que beleza!
Boa idéia de bater a foto dos 'botas' juntos novamente!

Carlos Belleza disse...

Muito boas as fotos, estes tres pisavam muito forte.
Eu andava lá tambem, num dos meus retornos ao kart, o Paulinho Schüts
não me viu!!! Seria um baita desafio!!
No grid do dia 03/07/77 tem um piloto conversando na cerca, pois é... eu tinha acabado de comprar um kart do meu irmão Luiz Mário e estou com ele, minha cunhada e o Ricardo meu sobrinho.
Acho que o Paulinho andava lá, tambem o Soldan e o Alemão Osvaldo Fagundes foram me dar uma força e o preparador, quem era? Neco Viola.
Me lembro de alguns, o 10 era o Sérgio Fleck, 78 o "Baguncinha", 35 o Nêne Fornari, 53 o "Guedinho", tinha o Ughini de Passo Fundo, o Hadler de Rio Grande ou Pelotas, o Sherer de Cruz Alta ( pai do Leandro que corre no Marcas ), o Cacaio e o Nêgo Edsson de Cachoeira e mais uma gurisada medonha!!!
É Sanco, mais uma.
Abração
Catô
P.S. dia 9 tô chegando por aí, 12hs!!!

Paulo Schütz disse...

Agora é que vi a conversa na cerca.
Tem as fotos de cachoeira também, grande pista, um final de reta fantástico!

paulo rotta disse...

alguém sabe quem era o piloto do kart 71, na primeira foto? desconfio que seja um conhecido, grande bota, ricardo lopes abreu.

Leandro Sanco disse...

Paulo, o #71 é o próprio Baldino. O "Tafú" Abreu iniciou em 1978. Por sinal, soube que ele veio a falecer recentemente, é verdade?

Abraço,
Sanco

Paulo Schütz disse...

Ricardo Lopes Abreu seria o "Tafu"?