segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Passo Doble

A propósito dos posts sobre o folclórico piloto Ervino Einsfeld, o retratista, escriba, colunista, e piloto de "apareio" Vilsom Lambe-Lambe Barbosa entrou em contato via telex com mais um relato sobre o piloto do #96.

"Leandro:

Estou anexando uma foto do "Alemão" no seu Voyage 96.


Como não tinha as datas das corridas dele, foi um trabalhão até achar a foto, mas gostaria que a publicasses, como homenagem à grande figura.

O Erwino, infelizmente, anda com sérios problemas de saúde e, se conseguir ver a foto do seu Voyage, certamente ficará muito satisfeito.

Deves te lembrar que, no tempo em que eu escrevia no jornal Esportemotor, me arriava no Alemão. Tinha gente que pensava haver uma baita inimizade entre nós e que, no momento em que nos encontrássemos, ia fechar o tempo.

Um dia, quando entrei no box do carro 96, outros pilotos e mecânicos também estavam por lá e, ao me verem chegando ficaram em silêncio, constrangidos, achando que a briga era certa, uma vez que tinha me arriado na pilotagem do Alemão, dizendo que o último lugar era cativo e reservado para ele, que fazia traçado quadrado, etc.

Qual não foi a surpresa deles ao me verem sendo recebido com abraço e alegria pelo "garoto propaganda dos sapatos "Passo Doble" e camisas "Volta ao Mundo".

Até hoje ninguém conseguiu descobrir como ele ainda conseguia tais pisantes e camisas em pleno final da década de oitenta e início de noventa. "Temo véio!......."

Na época, este fotógrafo e escrevinhador tinha um sítio na Faixa de Taquara e, adivinhem quem eram um assíduo freqüentador dos churrasquinhos de gato? Ele mesmo.

Alguns poucos sabiam, a maioria não, mas o Alemão era abonado e jamais ostentou grana ou aparência, muito pelo contrário, parecia o mais pelado de todos e fazia questão de cultivar o tipo.

Já que falamos em "Passo Doble", duvido adivinharem quem era o fotógrafo que tinha a exclusividade de uso de galochas naquele tempo, quando os mais novos nem sabiam o que era aquilo? Talvez fosse este o elo de amizade entre nós dois ... O gosto pelo uso de coisas práticas e úteis, cagando para a tal de moda ...

Torço para que o Alemão consiga ver a foto e, talvez um pouco do que escrevi sobre ele, pois segundo consta está em Santa Catarina, sob cuidados médicos e da família.

Alemão, alegria das solteironas do Alegrete, junto com o Deoclécio: um baita abraço e vê se pelo menos dá uma lavada na camisa "Volta ao Mundo", engraxa o sapato "Passo Doble" e frisa a calça de "Nycron" . Pode ser que alguma solteirona encare!!!!!!!!!!!!! (Perco o amigo mas não a piada .....)

ALBATROZ FOTOS LTDA.
Vilsom Jair Barbosa - gerente
(55)9997-6269 - S. Vicente do Sul - RS"


Bacana, Vilsom. A turma que passa por aqui tem uma missão: encontrar o Ervino (mas agora não sei mais: é Ervino ou Erwino?) e passar a mensagem do Lambe-Lambe a ele. Será que conseguimos?

Valeu, Vilsom!

Fonte da imagem: arquivo Vilsom Barbosa.

4 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Belo depoimento Vilsom e um abraço a vc e ao Alemão!
Força Erwino!!

Bottizzo disse...

Sanco, me parece que o Foginho ou o Maroco ainda tem algum contato com a Sobrinha que cuida dos assuntos Ervino e dele ´pelo que sei.
Na ultima vez que falamos sobre ele soube que ele esta em uma clinica em Sta.Catarina com Alzheimer em um estado bem avançado, já não lembra quase nada.
É uma pena.
Abçs.

Leandro Sanco disse...

Obrigado, Bottizzo. Vamos tentar um contato com a sobrinha dele. Mas primeiro tenho de conseguir o contato do Foguinho ou do Maroco.

Abraço,

Sanco

Bottizzo disse...

Sanco, segue os telefones:
Maroco: 33472113
Foginho: 33418773

Abçss