sábado, 17 de março de 2012

Macarronada nos pampas

O último Desafio gerou bastante discussão. Nem tanto em relação ao carro, mas sim em relação ao local. Era mesmo Tarumã, na época em que havia uma carreira de boxes para um carro cada, logo atrás dos principais. Esses boxes iniciavam junto da torre da entrada e seguiam até próximo da área onde ficava a antiga balança e o posto de abastecimento. Se não me engano foram destruídos no início dos anos 2000 e deram lugar aos carros de apoio das equipes que desde então conseguem ficar mais próximos dos boxes principais.

Falando em boxes de Tarumã, a turma deve estar sabendo de que os boxes da frente foram destruídos no início do ano para dar lugar a outros mais modernos, com capacidade para quatro carros cada. Quando houver novidades, informarei por aqui.

Bom, voltando ao carro, era mesmo um chassi Dallara, equipado com motor Alfa Romeu, da equipe de Gustavo Sommi. O registro fora feito e enviado pelo ex-kartista Roberto Mantovani com os seguintes dizeres: "naquele final de semana foi disputada uma etapa do Sulamericano de Fórmula 3 em Tarumã. No final do Domingo ví este carro dentro de um dos boxes, aqueles ao fundo. Como sempre fui muito interessado pela F3, fui ver do que se tratava e então um dos mecas do Gustavo Sommi se aproximou e disse que aquele carro seria testado no outro dia (???), Segunda-Feira, podes acreditar, alí mesmo em Tarumã! Achei legal um treino em dia posterior a corrida. Claro que não pude assistir ao treino. Mesmo trabalhando como bandeirinha nesta época, no outro dia tinha que trabalhar... Sobre o patrocínio no carro, lembro que dizia Cerâmica Zanon e Italpapelera (no aerofólio), pois ganhei inclusive uma camiseta do pessoal da equipe. Bons tempos aqueles..."

Pelo que consta o argentino Gustavo Sommi havia trazido um primeiro chassi Dallara 386, Alfa Romeu/Novamotor, que havia disputado o Campeonato Italiano em 1986. O moderno carro, que na época disputaria provas com os já ultrapassados Bertas, foi apresentado à imprensa argentina em Fevereiro de 1987. Sobre o carro reserva, que faria o treino após a prova de Tarumã, não sei se chegou a ser usado naquele mesmo ano.

Se aquela primeira temporada foi de adaptação do carro italiano às pistas da América do Sul, os anos seguintes viram um grande domínio do Dallara e da equipe de Sommi. Agora como chefe de equipe, conquistou simplesmente o bí-campeonato com Juan Carlos Giacchino em 1988 e Nestor Furlan em 1989.

Abaixo algumas imagens do carro quando foi apresentado e depois, o carro titular e o reserva na prova de Tarumã, em 1987.








Fonte das imagens: arquivo Roberto Mantovani, Aloísio Adib e revista Corsa.

Nenhum comentário: