sábado, 31 de março de 2012

Stock Car, 1987

O último Desafio foi enviado pelo amigo Roberto Mantovani. O registro foi feito por ele mesmo, em Tarumã, 1987, durante os treinos para a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car. O carro em questão era do piloto paulista José Carlos Dias, mais conhecido no meio automobilístico como "Zeca Salsicha". Quem matou a charada foi o amigo Fabiano Guimarães, que por várias vezes contribuiu com alguns registros por aqui também.

Bom, aquela foi a única aparição em Tarumã do Stock Car com a carroceria gigante feita pela CAIO Hidroplás, utilizada entre 1987 e 1989. A carroceria foi uma ideia da então Associação Nacional de Pilotos e Patrocinadores, liderada pelos pilotos Affonso Giaffone e Marcos Gracia. O objetivo era desassociar a imagem da Stock Car como uma categoria da Chevrolet, já que esta havia retirado o patrocínio no final de 1986. O carro era tão grande que, salvo engano, não cabia montado no box de Tarumã.

A prova em solo gaúcho, disputada no dia 15 de Novembro, foi completamente dominada por Fábio Sotto Mayor. Ele fez a pole position, a melhor volta (tempo de 1min14s318) e venceu seguido por Ingo Hoffmann, Zeca Giaffone, Adalberto Jardim e Átila Sipos.

Abaixo mais algumas imagens do acervo do Roberto Mantovani naquele final de semana.







Aproveitando, o Roberto enviou uma foto dele, próximo a uma Brasília de Rallye em Tarumã, 1975, quando ele tinha 13 anos. Alguém consegue identificar que Brasília era essa?


Valeu, Roberto!

Fonte das imagens: arquivo Roberto Mantovani.

9 comentários:

luizborgmann disse...

Da memória, pode ter sido meu ex-vizinho Peter Kunst + o navegador Dr.Carlos Guido Weeck. O Kunst havia iniciado nos ralis com um Dodginho 1800, será que é? Me parece que é a época da rivalidade com a grande equipe GaúchaCar.
luiz borgmann

luizborgmann disse...

Na foto onde o campeoníssimo Paulo de Mello Gomes (Paulão) está olhando para a roda dianteira do seu carro, no box ao lado aparece a pintura do #66 do Rodyvan Moller, que disputava provas do certame estadual. O tempo passou ligeiro, bons tempos aqueles...
luiz borgmann

Anônimo disse...

Belas fotos dos Stock com a nova roupagem... Realmente eram grandões mas dissociaram bem a da categoria a marca Chevrolet.

Aloisio Adib

Juanh disse...

Me gustó mucho el auto blanco y amarillo con la publicidad de Agip.
Hermoso.
Abrazos!

Anônimo disse...

O Volkswagen Brasília motor de 1.700 cm³ (do Volkswagen SP2) de # 250 da Equipe APLUB de Rallye era pilotado por Peter Lars Waldemar Kunst (conforme o amigo Luiz Borgmann comentou) e navegada por Paulo José Veeck.
O Kunst começou correndo com o Volkswagen Sedan depois passou para a Brasília e após o Dodge 1800.

Abraços

Renato Pastro

Vítor Moller disse...

Caros amigos...
Estava olhando o post. da stock car de 87 e interessado no assunto procurei ler os comentários.. Quando vi que o nome Rodyvan Moller foi citado fiquei emocionado.. pois se tratava do meu pai. No momento liguei para ele e contei.. pois rodyvan ainda tem seus opalas da categoria OPALA guardados conforme regulamento da época a pintura no box era tecno moto e terral surf shop.. preparação do carro o amigo CLAUDIO LUZ in memorian. Grande Abraço Vítor Moller

Anônimo disse...

Vitor, tu nao consegue fotos dos opalas do teu pai? onde eles estao guardados?
abraço
Matheus

... disse...

Sim, era a Brasilia do meu pai, Peter Kunst, na época em que eu nem era nascido...

Arrancada disse...

de quem era o Blindex?