sábado, 14 de abril de 2012

Fernando Maciel

O último Desafio parecia fácil, mas uma figura ao lado do carro acabou confundindo todo mundo. Aquele era mesmo o Heve com o qual o Lárcio "Totonho" da Silveira, grande kartista, competiu no Gaúcho de Fórmula Ford no final dos anos 80 e início dos 90. Porém, naquela prova em questão e em mais algumas daquela temporada de 1990 (acertou o Borgmann), o #6 foi pilotado pelo Fernando Maciel.

Quem mandou o registro foi o Roberto Mantovani, grande amigo de Maciel e que inclusive, como já contado aqui mesmo, foi parceiro de equipe deste em 1981, na época em que ambos corriam pela equipe Quimiogravura.

Após o kart, Maciel competiu no Campeonato Regional de Turismo, Fórmula Ford, Copa Fiat e em 1996 sagrou-se campeão das tradicionais 12 Horas de Tarumã, ao lado de Eduardo de Freitas e Vitor Hugo Ribeiro de Castro a bordo de um Aldee.

Sobre Lárcio, foi um dos melhores de sua época no kart, no início dos anos 80. Depois passou também por várias categorias como Hot Car, Regional de Turismo e Fórmula Ford.

Tenho alguns registros de Maciel nos Fiats, mas faltou tempo para a pesquisa e publico duas imagens do "Totonho", uma de uma prova de Hot Car em 1985 (Fusca #46) e outra do Passat #66 com o qual competiu no Regional de Turismo de 1989 em parceria com Luiz Carlos Paré Rodrigues e Januário Pedro Cavalheiro.



Ainda sobre a Fórmula Ford de 1990, Lárcio e Maciel dividiram o grid com outros pilotos como Abramo Mazzochi, Carlos Mazzochi, Vadis Grando, Ricardo Morassutti, Paulo Barreto, Linoir Casarotto, Paulo Pujol, Fernando Schlosser, José Rossi, Joel Castilhos, David Hilgert, Paulo Ratkiewicz, Alexandre Avino e André Klein, que acabou se sagrando campeão daquela temporada.

Fonte das imagens: jornal Esporte Motor e arquivo pessoal.

Nenhum comentário: