sábado, 21 de abril de 2012

Mil Milhas 1973

O último Desafio foi fácil e o Paulo Schutz foi rápido na identificação dos carros e pilotos. À frente ia o Fusca #41 da dupla Luís Evandro Águia e Júlio Caio Azevedo Marques e mais atrás o Fusca #11 do Frigo Renner de Fernando Esbroglio e Julio Renner. A imagem era das Mil Milhas de 1973 e foi encontrada nos arquivos do Jan Balder, que também correu naquela prova, em dupla com Bob Sharp, no Opala da Brahma.

Entre os 64 carros inscritos estavam alguns poucos gaúchos. Além de Esbroglio e Renner, também participaram da prova Bruno D'Almeida em dupla com Voltaire Moog, o trio Joel Echel, Raul Machado e Ervino Einsfeld e João Roberto Schmidt, que correu com o paulista Ricardo Di Loreto.

Nos treinos, Bruno conseguiu o segundo melhor tempo entre os carros da Volkswagem, sendo superado apenas por Ingo Hoffmann, que corria com Alex Dias Ribeiro. Na geral, largou em 8º. Esbroglio e Renner largaram da 20ª posição. A chuva que caiu ao longo de todos os treinos prejudicou muito o acerto dos carros. No segundo dia de treinos Renner percebeu que estava com as relações de marcha trocadas e isto o fez perder tempo de adaptação à pista. O próprio Esbroglio lembrou detalhes treinos e da prova: "nossa classificação foi sem conhecer a pista. Era a primeira vez do Julio em Interlagos e eu só havia andado uma volta em 1971. O retão exigia muita atenção, pois quando chegava a velocidade máxima, a porta esquerda se abria sozinha... e não era possível fechá-la antes da Curva 3. O fenômeno era fruto e obra de aliviamento de peso e alguma pressão aerodinâmica que em outros autódromos jamais havíamos experimentado. E assim íamos muito bem, mesmo tendo largado em 20º lugar na Geral. Subimos até os primeiros lugares na categoria (a mais numerosa e disputada na época) até que num turno que pilotava o Julio tivemos uma quebra mecânica que nos retardou e nos colocou de volta neste 19º. lugar."

Aquela foi a segunda prova de Julio Renner após sair da escola de pilotagem. A primeira havia sido duas semanas antes em Rivera, no Uruguai.

Procurando nos arquivos, encontrei alguns registros da participação do trio Joel Echel, Raul Machado e Ervino Einsfeld, além do Opala do Jan Balder.






Fonte das imagens: arquivo Joel Echel e Jan Balder.

Nenhum comentário: