sábado, 22 de setembro de 2012

Gaúchos na Fórmula Chevrolet

O último Desafio foi difícil, mas aos 45 do segundo tempo veio a resposta. A imagem mostrava a prova de Guaporé da Fórmula Chevrolet no segundo ano da categoria aqui no Brasil, 1993. Disputada em abril, era a segunda etapa da temporada, na programação que, juntamente com a Stock Car, era denominada de Chevrolet Challenge.

A imagem do Desafio mostrava à frente o #26 do Sandro Giaffone. Na sequência o #27 do gaúcho que fazia sua estreia na categoria, Carlos Eduardo da Rosa, o #91 do catarinense Marcel Românio - que recentemente foi assunto aqui no blog, quando falamos do Roque Bruxel, depois o #32 do Bruno Junqueira, o carro de Patrick Prado, o #9 da gaúcha Maria Cristina Rosito, o #7 da Suzane Carvalho e por último aparecia o #8 do Christian Conde.

"Duda" Rosa correu pela equipe Action Power, que tinha como principal piloto o paranaense Ricardo Zonta. Naquela prova, Zonta travou uma acirrada briga dentro e fora da pista com Djalma Fogaça. Como consequência, Fogaça acabou suspenso pelo restante da temporada.

Ainda sobre "Duda", ele foi o destaque em todos os treinos livres, tendo registrado os melhores tempos, porém, na classificação a equipe acabou errando no acerto, o que o colocou apenas na 8ª colocação no grid.

A pole ficou com o goiano Ruben Fontes, com o tempo de 1min10s449. Ao seu lado largou "Zequinha" Giaffone e foi este que largou melhor mantendo a ponta para não mais perder. O resultado final foi o seguinte: "Zequinha" Giaffone, Ruben Fontes, Sandro Giaffone, Felipe Giaffone, Ciro Aliperti Jr., Maria Cristina Rosito, Bruno Junqueira, Patrick Prado, "Duda" Rosa e Christian Conde, os 10 primeiros.

Aquela temporada teve, além dos já citados, os pilotos Marcelo Carneiro, Douglas Pitoli, André Giaffone, Flávio Douglas Tito, Marcelo Tedesco, entre outros. O título foi conquistado pelo piloto da equipe Texaco Petrópolis, Ruben Fontes.

Poucos foram os gaúchos que competiram na categoria escola que durou de 1992 até o início dos anos 2000. Além de "Duda" e Rosito, lembro do Egon Herzfeldt ter feito uma prova em Tarumã, depois o Alan Jones Casarotto, o "Pedrinho" Bartelle e o Cláudio Ricci. Se alguém lembrar de mais algum, comente aqui.


 

5 comentários:

Anônimo disse...

Cacó Pereira andou tambem, filho do opaleiro Sergio Pereira.

Felipe Wilhelms

zuio disse...

O filho do Marco Tedesco, Irmão do Julio andou nesta categoria
Zuio

Juanh disse...

Bellos autos; los fórmula son siempre mis preferidos. Lástima que hoy ya casi no se les presta atención en Latinoamérica...
Abrazos!

Niltão Amaral disse...

Hoje o Duda Rosa corre de Mercedes SLS no Brasileiro de GT em parceria com o Cléber Faria, e lidera o campeonato da GT3.

luizborgmann disse...

Olá amigos,
Ninguém perguntou, eu pergunto: por onde anda o José Delmar da Rosa? Dizem que mora em Nova Santa Rita. Depois de um acidente de estrada que sofreu, poucas noticias tivemos dele. Lembrei do caminhão da equipe Imcosul Banrisul de kart do Duda, garotão, antes dele seguir para a FF1600 na Inglaterra, o grande trabalho de midia e alavancagem de recursos para a carreira do Duda. Naquela época, o José Delmar ainda tinha tempo e participava eventualmente de algumas corridas na Fiat 147 regional. Grandes lembranças. Ahhh e tem o kartódromo dos Eucaliptos, obra do Delmar. Alguém lembrou?
Um abraço,
luiz borgmann