sábado, 15 de setembro de 2012

Martinewski

Acertou quem respondeu que era o Jorge Martinewski naquele Fórmula Ford do último Desafio. Aquela era a etapa de Goiânia do Campeonato Brasileiro de 1980, vencido pelo paulista Artur Bragantini.

Martinewski fez uma excelente temporada, que começou no dia 27 de Abril em Interlagos. O segundo lugar foi uma vitória, já que Bragantini iniciava a temporada se dizendo e comprovando ser imbatível. Acabou vencendo todas as oito provas e conquistando o título com várias provas de antecedência.

O desempenho do piloto do carro #9 porém, foi superado pelo outro piloto da equipe Ipiranga Super Seleto, o #100 de Walter Soldan, que com uma série de bons resultados acabou sendo o Vice-Campeão, deixando Martinewski na terceira posição do campeonato. O outro piloto que aparecia na foto do Desafio, o #13 de Amedeo Ferri, fechou a temporada na quarta colocação.

Além dos já citados, alguns dos demais gaúchos participantes daquele campeonato foram João Alfredo Ferreira, o "Baguncinha" e seu pai João Narciso Ferreira Neto, o "Bagunça", Voltaire Moog,  e Egon Herzfeldt.

Abaixo alguns registros da participação de Martinewski na temporada de 80.




Fonte das imagens: arquivo Pietro Tebaldi, Anuário Fiat e revista Quatro Rodas.

2 comentários:

roger disse...

Andava!!!! Clóvis, Martinewski, Egon, Carlomagno, Gessy, Neco.... não tem como não esquecer alguém...melhor não escrever.....feras dos motores....

Rubem O. Bürgel disse...

Fiz parte da Equipe do Martinewski de 1975 a 1979 aproximadamente. Equipe Gedore com Voltaire Moog, Ipiranga com Soldan, na epoca trabalhavamos ambos, Jorge e eu na Varig e encaravamos a oficina da Leopoldo Bier apos o expediente. Alem dos monopostos da F-Ford tinhamos servço de motor e testes no dinamometro. Lembranças:1- Viajei com Jorge p/ USA - Denver para aprender sobre o primeiro destes.2- Fizemos o banco de provas na volta. 3- instalamos asas removiveis nas laterias do carro do Jorge, com efeito solo, usando cortinas deslizantes de aluminio, depois material. 4- trabalhamos no motor turbo do Fiat do Soldan na tentativa de evitar explodir. 5- participamos od Festival do Alcool em Jacarepagua em 07/setembro/1977, quando por decreto entre uma prova e outra, era obrigatorio uso de alcool em competição. 6- trabalhamos duro na fase inicial de uso do alcool, sem conhecimento, sem peças adeqauadas compativeis com o combustivel,ex.diafragma da bomba, cabeçote, etc. Saudosas e queridas boas lembranças.