Acertou quem respondeu que era o Jorge Martinewski naquele Fórmula Ford do último Desafio. Aquela era a etapa de Goiânia do Campeonato Brasileiro de 1980, vencido pelo paulista Artur Bragantini.
Martinewski fez uma excelente temporada, que começou no dia 27 de Abril em Interlagos. O segundo lugar foi uma vitória, já que Bragantini iniciava a temporada se dizendo e comprovando ser imbatível. Acabou vencendo todas as oito provas e conquistando o título com várias provas de antecedência.
O desempenho do piloto do carro #9 porém, foi superado pelo outro piloto da equipe Ipiranga Super Seleto, o #100 de Walter Soldan, que com uma série de bons resultados acabou sendo o Vice-Campeão, deixando Martinewski na terceira posição do campeonato. O outro piloto que aparecia na foto do Desafio, o #13 de Amedeo Ferri, fechou a temporada na quarta colocação.
Além dos já citados, alguns dos demais gaúchos participantes daquele campeonato foram João Alfredo Ferreira, o "Baguncinha" e seu pai João Narciso Ferreira Neto, o "Bagunça", Voltaire Moog, e Egon Herzfeldt.
Abaixo alguns registros da participação de Martinewski na temporada de 80.
Fonte das imagens: arquivo Pietro Tebaldi, Anuário Fiat e revista Quatro Rodas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Andava!!!! Clóvis, Martinewski, Egon, Carlomagno, Gessy, Neco.... não tem como não esquecer alguém...melhor não escrever.....feras dos motores....
Fiz parte da Equipe do Martinewski de 1975 a 1979 aproximadamente. Equipe Gedore com Voltaire Moog, Ipiranga com Soldan, na epoca trabalhavamos ambos, Jorge e eu na Varig e encaravamos a oficina da Leopoldo Bier apos o expediente. Alem dos monopostos da F-Ford tinhamos servço de motor e testes no dinamometro. Lembranças:1- Viajei com Jorge p/ USA - Denver para aprender sobre o primeiro destes.2- Fizemos o banco de provas na volta. 3- instalamos asas removiveis nas laterias do carro do Jorge, com efeito solo, usando cortinas deslizantes de aluminio, depois material. 4- trabalhamos no motor turbo do Fiat do Soldan na tentativa de evitar explodir. 5- participamos od Festival do Alcool em Jacarepagua em 07/setembro/1977, quando por decreto entre uma prova e outra, era obrigatorio uso de alcool em competição. 6- trabalhamos duro na fase inicial de uso do alcool, sem conhecimento, sem peças adeqauadas compativeis com o combustivel,ex.diafragma da bomba, cabeçote, etc. Saudosas e queridas boas lembranças.
Postar um comentário